Por Elinne Val, pesquisadora do Observatório Softex
Após duas edições remotas, o mais importante encontro de CIOs e executivos de TI do mundo – o Gartner IT Xpo/Symposium – retoma as atividades presenciais em 2022 com importantes contribuições sobre “fazer a diferença”. O kickoff “Make the Difference”, apresentado por Kristin Moyerm, Tina Nunno e Paul Proctor, focou no papel central do CIOs de encontrar oportunidades e novas maneiras de usar a informação e a tecnologia no atual cenário de incertezas.
Para inspirá-los a ser os melhores CIOs possíveis, as discussões ressaltaram a aceleração digital, o crescimento responsável e sustentável, a mudança no modelo de trabalho, a corrida por talentos, a experiência do colaborador e do cliente e os grandes desafios macroeconômicos (inflação, alterações na cadeia de valor e instabilidades geopolíticas). E o CIO é o principal norteador para endereçar as soluções, sendo capaz de oferecer a tecnologia e os instrumentos para ajudar a transformar a forma que as empresas atuam. Vale ressaltar, como dito na palestra de abertura, que “os CIOS estão no epicentro do gap de talentos“, com oportunidades de repensarem o recrutamento, retenção e performance dos colaboradores, com foco no impacto (e não mais na produtividade).
Para tanto, investimentos digitais são essenciais, com destaque para intraverso e novos modelos de escritórios, tecnologias imersivas, inteligência artificial, inteligência conectada à infraestrutura, redução de custos energia, cibersegurança, entre outros. Neste sentido, os principais temas buscados pelos CIOs e executivos de TI foram execução e planejamento estratégico, liderança e cibersegurança, sobre os quais as empresas brasileiras se destacam, oferecendo, entre outros temas, soluções em planejamento estratégico, execução e liderança em TI (aproximadamente 35% das empresas da delegação do Brasil IT+ ofertam soluções relacionadas) e segurança e gestão de risco (cerca de 22% das empresas presentes no estande do Brasil IT+ atuam no segmento).