Pesquisar
Close this search box.

Bancos apostam na IA Generativa com foco em engajamento do cliente e compliance, revela pesquisa

Uma pesquisa do IBM Institute for Business Value (IBV) revelou que 86% dos bancos globais, incluindo os do Brasil, estão desenvolvendo ou se preparando para usar IA generativa, enquanto 8% estão implementando a IA de forma mais sistemática e abrangente. O estudo “Global Outlook for Banking and Financial Markets 2024” destaca quatro áreas principais de foco: engajamento do cliente (31%), operações de risco, compliance e segurança (25%), recursos humanos, marketing e compras (25%) e desenvolvimento de TI (19%).

Quase 60% dos executivos veem maior valor da IA generativa no controle de risco, relatórios de conformidade e engajamento do cliente, enfatizando a importância da privacidade dos dados e da confiança do usuário. Além disso, mais de 60% dos CEOs dos bancos identificam novas vulnerabilidades de cibersegurança (76%), insegurança jurídica (72%), controle da precisão dos resultados (67%) e viés de modelo (65%) como desafios, destacando a necessidade de uma governança eficaz em IA.

No atendimento ao cliente, os bancos estão usando IA generativa para reduzir o volume de chamadas, melhorar a classificação de reclamações, automatizar e resumir conteúdos, capacitar consultores financeiros virtuais e aprimorar processos de aprovação de crédito.

Marcelo Flores, gerente-geral de IBM Consulting Brasil, afirma que o setor financeiro brasileiro lidera a inovação em modelos e soluções tecnológicas, integrando IA Transacional e Informacional para habilitar novos negócios, melhorar a relação com clientes, aumentar a produtividade, desenvolver colaboradores, mitigar riscos de TI e reforçar a segurança cibernética.

Por Karen Kornilovicz

Agência Softex

Rolar para cima