Brasil destacou capacitação em semicondutores no Silicon Saxony Day 2025, na Alemanha

O Brasil marcou presença na 19ª edição do Silicon Saxony Day, que aconteceu no último dia 17 de junho no aeroporto de Dresden, na Alemanha. Considerado um dos principais eventos internacionais de alta tecnologia da Europa, o encontro reuniu executivos, engenheiros, pesquisadores, investidores e representantes públicos de diversos países.

A presença nacional foi liderada pela iniciativa CHIP TECH Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com organização da Softex e a participação de nove Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). O objetivo foi apresentar os avanços do país na formação de talentos e na construção de um ecossistema nacional de inovação em semicondutores.

O SiliconSaxony Day 2025 contou com uma área de exposição com mais de 90 estandes – entre os quais o do CHIP TECH Brasil – organizados em “ilhas tecnológicas” dedicadas a temas como inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), automação, sustentabilidade e semicondutores.

“Com essa participação, o Brasil reforçou seu compromisso com a soberania tecnológica, o desenvolvimento científico e a inserção estratégica na economia global de alta tecnologia”, explica o Coordenador Geral de Tecnologias em Semicondutores”, avalia Alessandro Augusto Nunes Campos, da SETAD/MCTI.

O CHIP TECH Brasil tem como missão fomentar a capacitação de profissionais altamente qualificados por meio de programas imersivos e especializados, realizados em diferentes estados brasileiros. A iniciativa, desenvolvida em parceria com instituições de referência, visa fortalecer a autonomia tecnológica do país e posicionar o Brasil como um polo competitivo e estratégico na cadeia global de semicondutores.

Para Henrique de Oliveira Miguel, Secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a participação do Brasil representou um marco estratégico para o desenvolvimento tecnológico e a soberania nacional no setor de semicondutores. “Reafirmamos nosso compromisso com a capacitação de talentos, a inovação e a integração do país às cadeias globais de alta tecnologia. Esta é uma oportunidade única para fortalecer parcerias internacionais, atrair investimentos e demonstrar o potencial brasileiro em áreas críticas para o futuro, como inteligência artificial, Computação Quântica e Microeletrônica. A SETAD apoia integralmente essa missão, que está alinhada com nossas políticas de fomento à ciência, tecnologia e indústria, visando um Brasil mais competitivo e autônomo tecnologicamente”, destacou.

Entre os ICTs que representam o país no evento estarão o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), o Instituto ELDORADO, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a HwIT Technology (HwIT), o iRede e o HBR.

Além da participação no Silicon Saxony Day 2025, a delegação brasileira também realizou ao longo da semana visitas técnicas à X-FAB, uma das principais foundries independentes de semicondutores da Europa, localizada em Dresden; e ao IHP – Innovations for High Performance Microelectronics, instituto de pesquisa em Berlim voltado ao desenvolvimento de tecnologias avançadas para circuitos integrados de alto desempenho.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

plugins premium WordPress
Rolar para cima