Pesquisar
Close this search box.

Buscando oportunidades na Europa e na África, Instituto Iracema demostra tecnologias inclusivas no MWC 2024

Depois de participar do Mobile World Congress (MWC) em 2023 como prospectora e firmar durante o evento o seu primeiro negócio no exterior, o Instituto Iracema está de volta ao maior evento de conectividade do mundo com um projeto ambicioso: levar suas tecnologias de inclusão para países da Europa e da África.

“No ano passado, firmamos a realização de um projeto-piloto em Moçambique. Alfabetizar em braile é um desafio. Por isso, desenvolvemos uma série de soluções de  tecnologia para simplificar a capacitação de pessoas cegas ou de baixa visão”, explica Neyrobson Vasconcelos, CFO do Instituto Iracema.

No MWC 2024, o Instituto Iracema está apresentando o alfabetizador bidirencional Eduka Braile que facilita o aprendizado; o Reglete Eletrônico, versão high tech de um dos primeiros instrumentos criados para a escrita braile; o note braile e a impressora braile de baixo custo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que entre 40 e 45 milhões de pessoas no mundo são cegas, e outros 135 milhões sofrem limitações severas de visão. “O braile é uma linguagem universal e temos aqui em Barcelona reuniões agendadas com representantes da União Europeia e de países africanos interessados em adotar nossas soluções. As negociações estão em estágio avançado”, acrescenta Neyrobson Vasconcelos.

Apesar de observar com atenção as oportunidades do mercado internacional, o Instituto Iracema segue atuando com força no Brasil e em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) trabalha com o Ministério da Educação (MEC) para disponibilizar esse conjunto de soluções nas escolas públicas do país.

“No Brasil, mais de 7 milhões de pessoas apresentam alguma deficiência visual, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Deste total, cerca de 580 mil são completamente cegas e mais de 6,5 milhões apresentam baixa visão, seja por consequências congênitas ou adquiridas ao longo da vida. Em um mundo cada vez mais inclusivo, integrar esse grupo à sociedade enriquece a diversidade e amplia oportunidades e perspectivas para todos”, conclui o CFO do Instituto Iracema.

A participação nacional na 36ª edição do MWC é uma iniciativa do Programa Brasil IT+, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Softex, contando para sua realização com o apoio do Consulado do Brasil no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

Além do Instituto Iracema, integram o estande do Brasil (Hall 1 estande 1C50) Agile Inc, Argotechno, BR.Digital, bycoders, CI&T, Click Alert, Diagnext.com, Espresso Labs, Evo Systems, Fenix DFA, iblue Consulting, KnowCode, LinkedBy, Nextage, Positivo, Pulsus, Stefanini, Urgent Care, Venko Networks e W5.

Acompanhe todos os detalhes do MWC 2024 nas redes sociais da Softex: LinkedIn, Facebook, Instagram e X. 

Impressora braile de baixo custo
Note braile

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima