Pesquisar
Close this search box.

“Chilecon Valley” é foco de missão comercial do Brasil IT+

Por Karen Kornilovicz

Actiz, Ahgora HCM, Espresso Labs, Fairy Solutions, Provider, Pulsus, Ventiur, Wvetro e Youtan são as nove empresas que integram a delegação brasileira que participará, de 12 a 16 de junho, da Missão Comercial organizada pelo Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex. A programação inclui rodadas de negócios pré-agendadas de acordo com o perfil, produto e interesse no mercado; agenda local institucional e de networking.

“Nossos objetivos nesta missão são apresentar a expertise de nossas empresas na área de software e serviços de TI, mapear competências complementares e estimular a realização de parcerias entre companhias e instituições de TI dos dois países”, explica Jéssica Dias, líder de Projetos Internacionais na Softex.

O Chile é o 50º país mais inovador do mundo segundo o Índice Global de Inovação 2022 e o terceiro com maior taxa de crescimento em TI (6,5%), atrás apenas da Argentina e Brasil, de acordo com o IDC Futurescapes.

Nos últimos anos, houve um aumento significativo no investimento em startups e empresas de tecnologia no Chile, incluindo investidores anjo, fundos de capital de risco e empresas de capital aberto. Entre os setores em expansão no país estão fintech, agritech, healthtech, edtech e energias renováveis.

Embora a capital, Santiago, siga como o epicentro dos negócios e da indústria de TI do Chile, quatro parques e polos tecnológicos operam no país, além de diversos hubs como Hubtec e Enel Innovation Hub Chile. O apoio do país à inovação é tão forte que ele costuma ser chamado de “Chilecon Valley” em uma referência ao seu equivalente norte-americano.

Além de acordos de livre comércio com 65 países, incluindo União Europeia, Estados Unidos, China, Japão e a Aliança do Pacífico, que sozinhas representam um mercado de US$ 3 trilhões, o Chile oferece às empresas de desenvolvimento de software lá instaladas o acesso a diversos benefícios, entre os quais o Tech Visa, para a contratação de profissionais altamente qualificados no exterior; Rede Eureka de cooperação internacional em P&D com 45 países, bem como incentivos à capacitação e diversas opções de cofinanciamento para a construção de infraestrutura tecnológica.

Rolar para cima