Pelo 17° ano, em mais uma ação do Projeto Brasil IT+, desenvolvido pela Softex e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Brasil esteve presente ao Gartner IT Symposium/Xpo™, o maior e mais importante encontro anual de CEOs, CIOs e equipes de tecnologia das companhias mais inovadoras do planeta.
Ao longo dos quatro dias do evento, encerrado nesta quinta-feira (19), mais de 650 leads de negócios foram captados no estande do Brasil IT+. Nesta edição, o Gartner IT Symposium/Xpo™ recebeu mais de 9.000 CIOs e executivos de tecnologia em busca de insights e de soluções inovadoras capazes de acelerar seus negócios digitais.
“É, sem dúvida alguma, um evento-chave para mostrar o potencial da tecnologia brasileira para o mercado norte-americano. Este ano, tivemos 21 empresas em nossa delegação trabalhando arduamente na busca de novos negócios e no aprimoramento os já iniciados anteriormente”, comemora Jéssica Dias, líder de Projetos Internacionais na Softex.
Hoje, cerca de 70% das exportações de software e serviços de tecnologia do Brasil são absorvidas pelo mercado norte-americano e o evento é uma importante porta de entrada para esse mercado, uma vez que 79% do seu público tem como sede os Estados Unidos.
As atividades do Gartner IT Symposium/Xpo™ incluíram, além do pavilhão de exposições, uma extensa programação de conferências que tiveram como temas centrais o impacto da inteligência artificial generativa, a segurança cibernética e a experiência do cliente.
“No evento vimos a promessa de GenAI continuar a se materializar, catalisando uma onda de inovação que está redefinindo o futuro. Cada avanço tecnológico apresentado é uma prova do valor tangível da disrupção que estamos vivenciando, moldando um mundo onde humanos e máquinas se relacionam como nunca havíamos experimentado”, destaca Leandro Angelo, Partner EVP e Chief Technology Innovation Officer da multinacional CI&T, que provê soluções de tecnologia para grandes empresas como AB Inbev, Coca-Coca, Johnson & Johnson e McDonald’s.
Segundo o executivo, foi possível explorar durante o evento modelos mentais e métodos práticos que pavimentam grandes organizações a dar os primeiros passos, onde eficiência e o impacto se entrelaçam de maneira extraordinária. “Delineamos duas agendas essenciais: o dia a dia, onde a eficiência é a palavra de ordem, e as transformações que mudam o jogo, subimos de liga, onde as novas experiências se tornam uma realidade impactante e concreta”, conclui Leandro Angelo.
Participaram da delegação brasileira no Gartner IT Symposium/Xpo™ 2023 Agile.Inc, Ahgora, Apura, CI&T, CronApp, ilegra, Inevent, Kymo, L3, Levva, Luby, MC1, Pulsus, Requestia, Rocket.chat, Sensedia, Sofya, The 12 Company, Totaldocs, Digibee e Sofist, estas duas últimas com estandes próprios no evento.
A iniciativa foi mais uma ação do Projeto Setorial Brasil IT+, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Softex.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex