Programação inclui feira virtual reunindo 25 startups, painéis de debates e, ainda, o Demoday e marca o encerramento da 1ª edição do programa Conecta Startup Brasil

Por Karen Kornilovicz
Assessoria de Imprensa Softex

Brasília, 16 de julho de 2021 – O programa Conecta Startup Brasil, uma ação conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Softex e o parceiro executor, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), promoverá nos dias 20 e 21 de julho o “Conecta, Brasil!”, evento que marca o encerramento da primeira edição do programa.

Transmitida em plataforma de evento virtual com tecnologia 3D, a programação inclui feira virtual reunindo 25 startups, painéis de debates, além do Demoday. “Esse é um momento muito importante pois, além de marcar o final do processo de aceleração desta turma, o Demoday também contribui para fomentar o ecossistema de inovação do país ao conectar as startups aceleradas a potenciais parceiros para a prospecção de novos negócios e aportes de capital”, destaca Rayanny Nunes, gerente de inovação da Softex.

No dia 20, o evento terá início às 9h00 com uma apresentação sobre o cenário de ESG, Economia Verde e Inovação no Brasil, seguido de um painel sobre Inovação Aberta com as participações de Mateus Bonadiman, empreendedor e co-fundador da HDOM Consultoria Ambiental e da startup eumostro, a primeira plataforma de transparência ESG do Brasil e uma das finalistas do Programa Conecta Startup Brasil; Lucas Vieira, advogado, autor do livro  “Direito para Startups” e coordenador da Setorial Nacional de Empreendedorismo e Inovação do movimento Livres (eusoulivres.org); e Andrea Motta, diretora do UK Brazil Tech Hub.

O “Conecta, Brasil!” prossegue à tarde, a partir das 15h, com o painel Open Innovation e os desafios da cultura corporativa que terá entre seus debatedores Carina Ramos, especialista de inovação e novos negócios na 3M responsável por conectar a empresa com startups e Institutos de Ciência e Tecnologia; Rafael Pelli, analista sênior de Inovação na USIMINAS e facilitador na Jornada de Inovação Corporativa; e Fernando Neto, analista na Vale, franqueado do Hub de Inovação São Luís, que através da conexão, gestão ágil e colaborativa com foco em problemas, entrega soluções para os desafios das operações da Vale.

A palestra “Super apps e movimento de aquisição de startups por grandes empresas” abre a programação do segundo dia e reunirá Brenda Kutnikas Gildin, responsável pelo relacionamento com empreendedores e parceiros da Anjos do Brasil, e Vítor Andrade, diretor-geral do iDEXO, encarregadado por inovação aberta e conexão com startups da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil.

O Demoday terá início às 14h00 com a apresentação das cinco startups que se destacaram em suas regiões para apresentação de seus negócios a um comitê julgador de especialistas do ecossistema de inovação nacional. São elas: Cor.Sync, solução de auxílio ao diagnóstico de infarto no atendimento de emergência hospitalar; Whywaste Brasil, foodtech que auxilia supermercados a eliminarem as suas perdas com produtos vencidos; Receita Digital, plataforma de prescrição médica para auxiliar farmácias, médicos e pacientes (em especial os crônicos) com os problemas de burocracia da receita ; Total Strategy, solução para o controle de validade de produtos perecíveis; e Tributei, ferramenta para cálculo de impostos de forma automatizada.

Para conferir a programação completa do “Conecta, Brasil!” e efetuar gratuitamente sua inscrição, acesse https://lnkd.in/gc4U4AK

Programa focado em startups de todo o brasil e em estágio inicial – O Programa Conecta Startup Brasil tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo, estimular a Inovação Aberta no Brasil  e desenvolver ações coordenadas para o aumento da densidade de startups brasileiras preparadas para os desafios do mercado, tendo como  principais objetivos promover desenvolvimento econômico e gerar novos negócios inovadores no país.

Ele se destaca frente a outras iniciativas por focar em startups em estágio inicial de todas as regiões do país conectadas para solucionar demandas reais do mercado. Suas ações incluem desde a ideação, passando pela conexão, capacitação, mentoria e também o acesso tanto ao mercado como a investimentos.

Lançado em 2019, o Conecta Startup Brasil recebeu mais de 2.900 inscrições de empreendedores e 270 de empresas. Ao longo de seus 18 meses de execução, mapeou 237 desafios de mercado, capacitou mais de 7 mil pessoas, promoveu mais de 370 horas de mentoria e reuniu mais de 10 mil participantes em 46 eventos presenciais e 5 mil em webinares e lives

Sobre o Conecta Startup Brasil

O Conecta Startup Brasil é um programa de inovação aberta que já impactou mais de 20.000 pessoas em todo o país e que tem como objetivo fomentar projetos de inovação que tenham compatibilidade com o mercado e com grandes empresas. Uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, e da Softex, que executa o programa em parceria com o CNPq. Para mais informações visite https://conectastartupbrasil.org.br/