Conecta Startup Brasil entre os ecossistemas mais impactantes do Ranking 100 Open Startups 2021

O programa Conecta Startup Brasil, uma ação conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Softex e o parceiro executor, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi selecionado como um dos TOP 20 atores do ecossistema de inovação mais reconhecidos pelas startups na prática da inovação aberta na 6ª edição do Ranking 100 Open Startups divulgada durante a Oiweek ESG inovabra.

“O programa tem sido uma ferramenta importante para movimentar o ecossistema, efetuar conexões entre empresas e startups, para estimular a economia e, principalmente, para aumentar a produtividade e a competitividade do país. A inovação e, em particular, a inovação aberta, são ferramentas fundamentais para levar o Brasil a um novo patamar”, analisa Marcos Pinto, diretor da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI).

Para Rayanny Nunes, gerente de inovação da Softex, “esse reconhecimento destaca a importância de políticas públicas eficientes e de parcerias público privadas capazes de criar as condições necessárias para acelerar empresas nascentes de base tecnológica que possam alcançar o sucesso e chegar ao mercado com seus produtos e soluções”.

O Programa Conecta Startup Brasil tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo, estimular a Inovação Aberta no Brasil e desenvolver ações coordenadas para o aumento da densidade de startups brasileiras preparadas para os desafios do mercado, tendo como  principais objetivos promover desenvolvimento econômico e gerar novos negócios inovadores no país.

Ele se destaca frente a outras iniciativas por focar em startups em estágio inicial de todas as regiões do país conectadas para solucionar demandas reais do mercado. Suas ações incluem desde a ideação, passando pela conexão, capacitação, mentoria e, também, o acesso tanto ao mercado como a investimentos.

Ao longo de seus 18 meses de execução, o programa mapeou 327 desafios de mercado, acelerou 100 startups que receberam subvenção econômica de até 100 mil reais, conectou 36 empresas a 53 startups, capacitou mais de 7 mil pessoas, promoveu mais de 370 horas de mentoria, reuniu mais de 10 mil participantes em 46 eventos presenciais e 5 mil em webinares e lives, impactando no total mais de 21.400 pessoas.

Realizado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups é referência para o mercado e utiliza critérios objetivos – vinculados estritamente com as relações de inovação aberta estabelecidas entre startups e corporações. O critério para identificação das TOP Ecossistema é a quantidade de startups premiadas que reconheceram a contribuição do Conecta Startup Brasil.