Conexão Amazônia destaca a região Norte como novo hub para o ecossistema de inovação nacional

São Paulo, 26 de novembro de 2021 – A Softex Amazônia, com o apoio da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), promoverá nos dias 1 e 2 de dezembro a segunda edição do Conexão Amazônia.

Tendo como principal pano de fundo a inovação, a Lei de Informática da Amazônia Ocidental e Amapá e sua aplicabilidade para o Programa Prioritário de Empreendedorismo Inovador (PPEI)*, o encontro proporcionará a uma troca de experiências e também um direcionamento para projetos e startups que tenham interesse em atuar no ecossistema de tecnologia digital na região.

Os objetivos do PPEI incluem o estímulo à cultura e à capacitação empreendedora na Amazônia Ocidental e Amapá, o desenvolvimento de competências e habilidades em gestão de negócios inovadores, a preparação de aceleradoras e incubadoras, formação de talentos e o incentivo a investimentos em negócios digitais e startups.

Startups, empresas de tecnologia e comunidade empreendedora são o público-alvo do Conexão Amazônia. “Graças ao PPEI, o ecossistema de inovação da região já desfruta de muitos avanços. Esse encontro é uma oportunidade para apresentarmos o imenso potencial da região Norte como geradora de novos negócios inovadores, bem como para a troca de experiências e networking”, explica Ana Pires, gestora de projetos da Softex Amazônia.

A programação do primeiro dia do evento trará palestras sobre inovação, desenvolvimento de negócios e resultados do PPEI. Na oportunidade, os participantes compreenderão o passo a passo de como submeter uma proposta no PPEI e assim tirar seu projeto do papel transformando-o em um negócio.

O destaque do segundo dia será o  “Demo Day Conexão Amazônia”, com a apresentação de startups como Amazon Quest, criadora do Trip Up the um jogo de aventura sobre a exploração da bacia amazônica; TheX Academy, startup de treinamento e consultoria focada no mercado de desenvolvimento de games interessada em estabelecer  na região Amazônica um hub de ensino profissionalizante de desenvolvimento de jogos eletrônicos;  e da Kodigos, um sistema para automação em tempo real das movimentações de armazéns.

Durante o Demo Day também serão apresentados desafios para Edtechs e para interessados na comercialização de um sistema de monitoramento para chuveiro inteligente e no desenvolvimento de um software inteligente com visão computacional para gerenciar e controlar o processo de embalagem.

Informações detalhadas e inscrições no endereço https://conexaoamazonia.softexamazonia.com.br/

O Conexão Amazônia será transmitido ao vivo no canal da Softex Player no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC5QlRlnRO-2VZ3TI0mRCUrg

* O PPEI é uma iniciativa do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia, inserido na área de P&D da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), ligada ao ministério da Economia. Responsável pelas políticas de fortalecimento do Polo Industrial de Manaus (PIM) e de estímulo ao desenvolvimento de sua área de atuação, a SUFRAMA identifica potencialidades regionais e cria condições para transformá-las em oportunidades de negócios.

Fabrício Lourenco