Cresce a presença de ICTs na região Nordeste

Em relação à atuação das ICTs, o relatório “Indústria de Software e Serviços de TIC no Brasil: caracterização e trajetória recente” apurou que 67,9% das 305 ICTs identificadas no Relatório FORMICT, em 2018, afirmaram ter uma política de diretrizes para ações de inovação, proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia e 70,3% informaram possuir pedidos de proteção requeridos ou concedidos no ano. Desses, 97,8% foram efetivados no Brasil e 2% no exterior.

É interessante observar a distribuição regional, que indica importante concentração de ICTs na região Sudeste, mas que vem caindo (de 65,1% para 39,7%). A região Nordeste foi a que apresentou crescimento mais intenso no número de ICTs, seguida pelo Sul e Norte. Apesar disso, nenhuma das regiões se aproxima da quantidade de ICTs presentes no Sudeste.

A região Nordeste também exibiu aumento na participação sobre o total de ICTs no Brasil, passando de 7% para 20,6%; seguida da região Sul, que passou de 11,6% para 18,4%. A região Norte, que abrigava 7% das ICTs brasileiras em 2006, passou a 10,2% em 2018; e a região Centro-Oeste aumentou de 9,3% para 11,1%.

Para obter gratuitamente a íntegra o relatório acesse https://softex.br/inteligencia/