Por Karen Kornilovicz
Assessoria de Imprensa Softex

Brasília, 22 de fevereiro de 2021 – Criado pela Softex para fomentar o protagonismo e o desenvolvimento empreendedor digital feminino no Estado do Rio de Janeiro, o Programa Ela Empoder@ promoverá no próximo dia 24, quarta-feira, a partir das 18h. O evento, que é gratuito, será transmitido, ao vivo, no canal da Softex no Youtube.

A iniciativa, realizada em ambiente on-line em razão da pandemia, marca o encerramento do Programa e possibilitará que as cinco startups melhores classificadas na Fase 2 realizem um pitch de três minutos para representantes de aceleradoras, empresárias do setor e investidoras-anjos, fortalecendo assim a sua rede de contatos.

Estão confirmadas como juradas até o momento Laura Gurgel, chief of hubs operations na Ozonean Group/Anjos do Brasil e Andréa Motta, diretora do UK Brazil Tech Hub.

Segundo dados do estudo “Mulheres na TI”, realizado pela área de Inteligência Softex, apenas 20% da força de trabalho do mercado formal de tecnologia da informação é formado por mulheres.

Em cinco meses de execução, o Ela Empoder@ selecionou 30 startups com mulheres em sua liderança para participar de uma trilha de capacitação em assuntos de empreendedorismo e negócios. Foram ao todo 394 pessoas impactadas, 43 horas de acompanhamento pela equipe do Programa e 42h de mentoria com 71 mentoras distribuídas em 15 Estados do território nacional.

“Este programa, realizado com o apoio do agente Softex RioSoft, teve papel muito importante no incentivo ao empreendedorismo feminino no Rio de Janeiro. Além de trazermos apenas referências femininas em assuntos ligados a empreendedorismo, inovação e negócios, capacitamos 85 mulheres que agora se tornaram independentes e multiplicadoras desse conhecimento”, explica Rayanny Nunes, gerente da área de inovação da Softex.

Os 18 conteúdos do Ela Empoder@ para capacitação englobaram, entre outros temas, mindset ágil e global, metodologia ágil, marketing, vendas, gestão financeira e de pessoas; validação de problema, design thinking, marketing, aspectos jurídicos e estratégias de pitch, entre outros temas.

As cinco startups participantes do DemoDay do Ela Empoder@ são: TechTale.Fun, tecnologia assistiva para apoiar fonoaudiólogas e terapeutas ocupacionais nos atendimentos a crianças em reabilitação neurológica; QuipoTech, especializada na aplicação de soluções baseadas na tecnologia blockchain para rastreabilidade de cadeias produtivas; CoClima, especializada no fomento da compensação de ações de consumo mediante o plantio de árvore; Elabora, especializada em projetos de arquitetura de interiores de baixo custo e totalmente on-line; e a healthtech API-ÊPA, tecnologia focada no desenvolvimento de um provador facial.

“Entendemos o Ela Empoder@ como um programa-piloto pensado em profundidade por mulheres, para mulheres e sob o olhar feminino. É desta forma que estimularemos um maior número de mulheres a empreender e também a seguir uma carreira no setor de TI”, destaca Lucimar Cunha, fundadora da QuipoTec.

Para Rita Mendes, cofundadora da CoClima, “a pressão para cumprir as atividades e os compromissos de entrega exigidos pelo programa, bem como a bolsa disponibilizada para a contratação de um desenvolvedor para compor o nosso quadro, foram essenciais para nos alçar a um novo patamar”.
Confira, abaixo,  a programação:

Horário Programação
18h00 Abertura
18h15 Fala Institucional Softex
18h30 Fala RioSoft
18h35 Início das apresentações
20h00 Fim das apresentações
20h30 Depoimento das empreendedoras
20h45 Encerramento do Programa
21h00 Fim do evento