De acordo com o Gartner, 50% do orçamento e do tempo em projetos de inovação são consumidos pela integração de sistemas. Empresas enfrentam um dilema: investir em soluções próprias para resultados imediatos ou apostar em uma iPaaS tradicional visando agilidade no futuro? Esse foi o ponto central da palestra de Rodrigo Bernardinelli, CEO da Digibee, no primeiro dia do Gartner IT Symposium/Xpo™.
Durante a apresentação, Bernardinelli mostrou como a Digibee está utilizando IA Generativa para acelerar a construção de integrações, transformando a maneira como as empresas equilibram custo-benefício e eficiência. A Digibee é pioneira ao oferecer essa funcionalidade em sua plataforma, uma inovação no mercado global.
“Nossa missão é atender as necessidades globais das empresas, que buscam não só reduzir custos, mas também acelerar o time to market de seus projetos de inovação. Nossos clientes alcançam, em média, um aumento de 75% na produtividade”, afirmou Bernardinelli. Embora a solução seja aplicável em diversos setores, a Digibee está dando especial atenção às indústrias de manufatura e varejo no mercado norte-americano.
E manufatura foi justamente o tema da apresentação de Fabio Caversan, vice-presidente de negócios digitais e inovação, e Leo Vieira, diretor de fabricação inteligente da Stefanini, multinacional brasileira especializada em soluções digitais. Eles discutiram o impacto transformador da IA na indústria, destacando como ela pode otimizar processos, aumentar a eficiência, reduzir custos e possibilitar decisões mais precisas.
“A tecnologia que usamos no cotidiano, como assistentes virtuais e o ChatGPT, já pode ser integrada ao ambiente de trabalho. A indústria precisa se preparar para a próxima geração de trabalhadores”, alertou Caversan. Ele também destacou que a IA generativa pode trazer benefícios adicionais, como otimização de design, simulação avançada e manutenção preditiva, melhorando a interação homem-máquina e promovendo inovação contínua e sustentabilidade.
Apesar dessas inovações, Leonardo Vieira ressaltou: “Independentemente de quanto o processo seja robotizado, sempre haverá interface com o ser humano.”
A Digibee e a Stefanini fazem parte da delegação de 23 empresas que marca presença no Gartner IT Symposium/Xpo™ por meio do Programa Brasil IT+, iniciativa conjunta da ApexBrasil e da Softex. Também participam do evento Agile.Inc, Argotechno, Apura, CI&T, Conquest One, Digibee, Evo Systems, ilegra, Inevent, Fenix DFA, GoLedger, Levva, MC1, Orange Testing, Pappsales.Com, Pulsus, Sofist, Sofya, Stefanini, Team Ideas, TotalBot, TOTVs e Venturus.
Acompanhe redes sociais da Softex (LinkedIn, Facebook, Instagram e X) todas as novidades da participação brasileira até o encerramento do evento na próxima quinta-feira (24).
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex