Em Berlim, Brasil IT+ conclui missão internacional e se prepara para ser protagonista na Hannover Messe 2026

A visita ao Instituto Fraunhofer de Sistemas de Produção e Tecnologia de Projeto (IPK), em Berlim, encerrou a agenda da delegação brasileira que participou esta semana do Programa de Internacionalização para a Alemanha. A iniciativa, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Softex, teve como foco proporcionar uma imersão profunda no ecossistema de inovação alemão.

Durante a semana, as empresas nacionais vivenciaram uma programação estratégica que incluiu encontros institucionais, matchmaking personalizado, rodadas de networking com players locais e acesso a dados relevantes sobre o mercado europeu.

Com cerca de 410 colaboradores, o Fraunhofer IPK é um dos pilares da pesquisa aplicada na Alemanha. Atuando em toda a cadeia de valor da produção industrial, o instituto desenvolve soluções em áreas como automação, sistemas de manufatura, digitalização, gestão corporativa e criação virtual de produtos. Seu propósito é claro: tornar os processos industriais mais sustentáveis, inovadores e eficientes, sempre com foco no ser humano.

Para Tobias Schroeder, country manager da SoftExpert, empresa integrante da missão, a experiência foi transformadora. “A missão para a Alemanha com o Brasil IT+ foi muito proveitosa. Estamos em um momento de expansão global acelerada, mas a proposta do Programa se alinha perfeitamente com nossa estratégia. Já havia visitado feiras na Alemanha antes, mas participar como coexpositor, com uma agenda personalizada de encontros e visitas, foi uma experiência completamente diferente que nos gerou muitos contatos e oportunidades. Em Berlim, além de visitar empresas estratégicas, aprendemos muito sobre o modelo de negócios alemão e nos trouxe insights importantes sobre como operar de forma mais assertiva na região”, destaca.

Brasil será parceiro da Hannover Messe 2026 – Antes das atividades em Berlim, a delegação participou da Hannover Messe 2024, a maior feira de tecnologia industrial do mundo, realizada de 31 de março a 4 de abril. Com mais de 4.000 expositores focados em temas como automação, digitalização e eletrificação, o evento atraiu cerca de 130 mil visitantes de mais de 150 países.

Na ocasião, foi anunciado que o Brasil será o país parceiro da edição de 2026 – uma oportunidade única para posicionar a tecnologia brasileira no centro das discussões globais sobre inovação e sustentabilidade industrial.

“Vamos trabalhar junto com a direção da feira para fazer do Brasil um dos destaques da próxima edição. A meta é levar 200 empresas brasileiras para mostrar ao mundo nosso potencial inovador”, destacou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.

Para Ruben Delgado, presidente da Softex que acompanhou o evento, “ser o país parceiro da Hannover Messe 2026 representa uma chance estratégica para o Brasil se consolidar como protagonista da mostra e evidenciar ao mundo sua força em inovação e tecnologia. Vamos pintar a Alemanha de verde e amarelo.”

Integraram a delegação brasileira: CWS Platform, Espresso Labs, Fenix FDA, Infinite Foundry, PluGzOne, SoftExpert, SoftGreen, Universidade Federal de Goiás e Stefanini.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

plugins premium WordPress
Rolar para cima