Buscar
Cerrar este cuadro de búsqueda.

WAMPS 2023 celebra os 20 anos do MPSBR, que alcançou a meta histórica de 957 empresas avaliadas no Brasil e no exterior

Foi realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, no Campus da Universidade de Brasília, o Workshop Anual do MPS: o WAMPS Comunidade 2023, encontro anual que reúne avaliadores e implementadores, engenheiros de software, acadêmicos e profissionais envolvidos em melhoria de processos.

Lançado pela Softex em dezembro de 2003, o MPSBR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro nasceu com o objetivo de melhorar a capacidade de desenvolvimento de software (MPS-SW), serviços (MPS-SV) e as práticas de gestão de RH (MPS-RH) na indústria de TIC.

O programa comemora seu 20° aniversário superando uma marca histórica: 957 empresas privadas e governamentais avaliadas nos modelos MPS-SW, MPS-SV e MPS-RH em todo o país e também na América Latina. Desse total, 396 estão localizadas na região Sudeste, 78 na Centro-Oeste, 137 no Nordeste, 302 no Sul, 36 no Norte e mais de 85% são micro, pequenas e médias organizações (mPME). Oito avaliações foram realizadas no exterior sendo cinco na Colômbia, duas no Uruguai e uma na Argentina.

Voltado principalmente às pequenas e médias empresas – mas também adotado pelas grandes – o MPSBR segue modelos e normas internacionais, sendo compatível com o modelo CMMI, além de ser adequado, tanto sob o ponto de vista técnico como de custos, à realidade brasileira. Atualmente, ele contempla três modelos de Referência: Software, Serviços e Gestão de Pessoas.

Por meio do MPSBR, as empresas conseguem aperfeiçoar a qualidade dos seus produtos de software, aumentar a produtividade de suas equipes e ampliar a competitividade dos seus negócios.

“Com a avaliação de implementação do MPSBR, a empresa demonstra aos seus contratantes e ao mercado a qualidade de seus processos internos. O crescente interesse por sua adoção comprova que é cada vez maior o número de organizações em busca da maturidade de seus processos e, consequentemente, de sua competitividade no mercado global”, analisa Ana Regina Cavalcanti da Rocha, uma das criadoras do MPSBR.

Integram atualmente a linha de frente do programa 17 Instituições Autorizadas – entre Implementadoras e Avaliadoras, e mais de 6.300 pessoas já participaram de cursos oficiais MPS.

Para mais informações sobre o Programa MPSBR clique aqui

Ana Regina e Ruben Delgado, presidente da Softex, na celebração dos 20 anos do MPSBR no WAMPS 2023

Ana Regina e Ruben Delgado, presidente da Softex, na celebração
dos 20 anos do MPSBR no WAMPS 2023

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Scroll al inicio