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Estudo revela que a falta habilidades e de conhecimentos específicos está emperrando os investimentos e a adoção da IA em empresas brasileiras

O estudo AI Radar, da consultoria Maitha Tech, apurou que a falta de capacitação, habilidades ou conhecimentos específicos estão impactando a adoção de inteligência artificial por parte das empresas brasileiras. O levantamento ouviu 101 C-levels, gestores e líderes que atuam com tecnologia, especialmente em grandes e médias empresas sobre 35 aspectos relacionados ao tema.

Entre os entrevistados, 77,2% apontaram que essas lacunas resultam em projetos de IA mal planejados, baseados em tecnologias inadequadas. As principais dificuldades citadas foram a integração com processos existentes (55,4%), a escassez de talentos qualificados (55,4%) e os custos elevados (44,5%). Além disso, fatores como resistência à mudança, falta de capacitação e medo do desemprego devido à automação foram destacados por 74,7% como barreiras socioculturais. 

Apesar dos desafios, a pesquisa indica que a IA já é uma realidade em muitas organizações: 43,5% possuem iniciativas em funcionamento e 22,7% estão em fase de planejamento. Para avançar, os líderes acreditam que é fundamental investir em parcerias estratégicas (50,5%), pesquisa e desenvolvimento (50,5%) e promover uma cultura de inovação (48,5%). 

Os dados revelam, no entanto, que os investimentos ainda são modestos. Mais da metade dos entrevistados (52,6%) relatou aportes de até R$ 250 mil em IA em 2024, enquanto apenas 10,8% afirmaram ter investido acima de R$ 5 milhões. Mesmo assim, as expectativas para 2025 são otimistas, com mais de 80% prevendo aumentos significativos nos investimentos. 

Embora o tema tenha uma prioridade estratégica média de 7,3 em uma escala de 0 a 10, o estudo reflete que, para maximizar o potencial da IA no Brasil, é essencial enfrentar barreiras culturais, desenvolver talentos e direcionar recursos de forma mais consistente. 

Clique aqui para acessar o conteúdo do estudo na íntegra.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

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