Gartner: executivos ainda não estão prontos para era da inteligência artificial, dizem CEOs

Em um momento em que a inteligência artificial (IA) é vista pelos CEOs como a tecnologia que definirá a próxima era dos negócios, uma pesquisa do Gartner revela uma falta de confiança generalizada nas lideranças executivas das empresas. O levantamento – conduzido entre os meses de junho e novembro do ano passado com 456 CEOs e outros altos executivos – mostra que apenas 44% dos Chief Information Officers (CIOs) são considerados especialistas em IA por seus próprios CEOs.

Embora 77% dos líderes empresariais reconheçam que a IA está inaugurando uma nova fase para o mundo corporativo, muitos não acreditam que suas equipes de liderança — incluindo CIOs, Chief Data Officers (CDOs) e Chief Information Security Officers (CISOs) — tenham o conhecimento necessário para conduzir essa transformação. A pesquisa ainda aponta que 66% dos CEOs acreditam que seus modelos de negócios ainda não estão prontos para a aplicação efetiva da IA.

Escassez de profissionais e dificuldade em medir o valor gerado

Levantamentos anteriores do Gartner, realizados entre 2019 e 2020, já indicavam que as lideranças não viam seus times suficientemente qualificados para enfrentar os desafios da digitalização. A diferença agora está no ritmo e no impacto que a IA tem imposto aos modelos de negócio, exigindo uma reação mais ágil e estratégica.

Além da escassez de profissionais com qualificação adequada, os CEOs destacam outro obstáculo para a adoção da IA: a dificuldade em medir o valor gerado pelas iniciativas. A inteligência artificial deixou de ser percebida como uma simples ferramenta e passou a ser vista como um novo modo de operar, influenciando desde processos operacionais até decisões estratégicas.

Também cresce a percepção de que aprimorar as habilidades dos profissionais já presentes nas empresas pode ser mais eficaz do que buscar novos talentos no mercado. Essa mudança de foco visa a integração mais orgânica da IA às rotinas corporativas, permitindo que as equipes utilizem a tecnologia de forma prática e alinhada aos objetivos do negócio.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

plugins premium WordPress
Rolar para cima