Os gastos globais com TI devem atingir US$ 5,26 trilhões em 2024, um aumento de 7,5% em relação a 2023, conforme a última previsão do Gartner. Embora ela seja inferior à projeção anterior de 8% de crescimento, ela representa um aumento em comparação aos US$ 5,06 trilhões previstos anteriormente.
A previsão trimestral do Gartner detalha gastos em Hardware, Software, serviços de TI e telecomunicações, auxiliando clientes a identificar oportunidades e desafios. Baseada em análises rigorosas de vendas de mais de mil fornecedores e utilizando técnicas de pesquisa primária e secundária, a metodologia cria uma base de dados abrangente que sustenta suas previsões.
“A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) está impactando todos os segmentos e subsegmentos de tecnologia, mas nem sempre de maneira benéfica para todos”, afirma John-David Lovelock, vice-presidente e analista do Gartner. “Embora parte do aumento nos gastos com software possa ser atribuída à GenAI, para algumas empresas de software, a GenAI se assemelha mais a um imposto, pois os lucros gerados pela venda de complementos ou tokens de GenAI retornam ao fornecedor do modelo de IA”, acrescenta.
Os gastos com serviços de TI estão agora projetados para crescer 7,1% em 2024, uma redução em relação aos 9,7% estimados na previsão anterior. Isso se deve, em parte, ao ritmo mais lento de gastos em subsegmentos como consultoria e serviços de processos de negócios. “A fadiga de mudanças entre os CIOs (Chief Information Officers) observada no início do ano diminuiu, e os contratos acumulados desde o terceiro trimestre de 2023 estão sendo resolvidos. Esperamos um aumento no ritmo até o final do ano para compensar o início lento”, explica Lovelock.
Os gastos com sistemas de Data Center devem crescer 24% em 2024, um aumento significativo em relação à previsão de 10% do trimestre anterior, devido principalmente ao planejamento para GenAI. “As demandas computacionais da Inteligência Artificial Generativa estão sendo sentidas em todo o Data Center, e os gastos nesse segmento refletem essa necessidade crescente”, comenta Lovelock.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex