Pesquisar
Close this search box.

Hub Softex Paraná: parceria entre Governo do Estado, Assespro-PR, EcoHub e Softex vai impulsionar inovação no Paraná

O Governo do Estado do Paraná, a Assespro-PR (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), o EcoHub e a Softex anunciam o lançamento do Hub Softex Paraná. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação estadual, ampliando a oferta de oportunidades, serviços e ferramentas de apoio à inovação tecnológica e ao desenvolvimento econômico no Estado.

O Hub Softex Paraná vai atuar como um catalisador para a aplicação regional do portfólio da Softex, abrangendo áreas estratégicas como microeletrônica, cibersegurança e inteligência artificial. A parceria busca intensificar as conexões nacionais e internacionais em pesquisa, desenvolvimento, inovação (P,D&I) e negócios, além de fomentar o adensamento do potencial científico e tecnológico do Estado.

“A inovação só faz sentido se for para melhorar a vida das pessoas e essa parceria vai fortalecer ainda mais os nossos ativos. As nossas universidades, o Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), certamente com a entrada da Assespro-PR e com este Hub, nós ainda vamos crescer muito mais do que os 490 ambientes que hoje nós temos no Estado. O Paraná está vivendo um bom momento no que diz respeito à difusão da cultura de inovação e são sementes  plantadas que no futuro darão grandes frutos”, destaca José Maurino Oliveira Martins, Secretário Executivo do Separtec.

Entre as iniciativas do Hub Softex Paraná, destacam-se formações técnicas e residências tecnológicas e o Observatório Softex, voltado para inteligência estratégica setorial. O HUB se beneficiará ao acessar Programas como a Escola do Trabalhador 4.0 e o EmbarcaTech serão oferecidos para capacitar profissionais em habilidades do futuro, enquanto o Brasil IT+, projeto de internacionalização realizado em parceria com a ApexBrasil, buscará ampliar o alcance global das empresas locais.

Adicionalmente, o Hub vai oferecer suporte a startups e empresas por meio das metodologias desenvolvidas em programas como o Conecta Startup Brasil e da aceleradora HandsOn, além de iniciativas voltadas à inovação aberta. Na área de sustentabilidade e equidade, o LISS – Laboratório de Inovação Social Softex e o Ela Empoder@ promoverão o empreendedorismo feminino e ações de impacto social.

“A inauguração do Hub Softex Paraná representa um marco para o ecossistema de inovação do estado, alinhando esforços públicos e privados para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região”, destaca Ruben Delgado, presidente da Softex.

Impacto regional e ações previstas para 2025

Dados de 2023 confirmados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) revelam um Estado com força e dinâmica no setor de tecnologia. São mais de 51 mil empresas cuja atividade principal está ligada à Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O número salta quando a atividade é secundária: são, neste caso, mais de 105 mil empresas atuando no setor. O Sebrae destaca ainda que a maior parte das empresas de TIC no Estado são Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (MEs), representando 36% e 50,16%, respectivamente, o que revela um ambiente propício para o crescimento e também, ágil e inovador. As Empresas de Pequeno Porte (EPPs) compõem 7,31% e as Médias e Grandes Empresas (MGEs) somam 6,39%.

A Assespro-PR, que reúne quase 400 empresas associadas em todo o Estado, se destaca como um importante motor de crescimento no setor de tecnologia. Entre 2021 e 2023, a entidade acelerou 35 empresas, consolidando-se como uma peça-chave no fortalecimento do ecossistema de inovação regional. Já para o início de 2025, a entidade mira na realização de grandes eventos, especialmente com foco em networking e na geração de novas experiências.

Um deles é o Show Rural Digital, uma das principais atrações do Show Rural, realizado em Cascavel, no Oeste do Paraná e que neste ano, registrou a participação de 160 empresas de inovação e startups do estado e de todo o Brasil –  o maior número desde a sua primeira edição. Um dos destaques do evento é o Hackathon, uma maratona que escolhe as melhores soluções digitais para o agro e que premia os campeões com uma imersão internacional.

Já a Softex, com uma trajetória de impacto nacional e relevância regional ao longo de 27 anos, é reconhecida por sua contribuição ao desenvolvimento de startups e projetos inovadores. A organização já apoiou mais de 1.400 startups, atuando ao lado de mais de 80 Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), 30 aceleradoras e uma rede de 600 mentores. Seu portfólio inclui mais de 40 projetos realizados em âmbito nacional, que geraram impactos regionais significativos e ajudaram a consolidar sua reputação como uma das principais entidades de fomento à inovação no país. As iniciativas realizadas pela entidade já impactaram mais de 5 milhões de pessoas, 1.400 startups, geraram mais de 4.650 empregos e capacitaram mais de 230 mil pessoas.

“A expansão das ferramentas da Softex no Paraná visa impulsionar a economia baseada em ciência e tecnologia, fortalecer a competitividade industrial, alinhar o estado às tendências globais de inovação e consolidá-lo como referência nacional no setor”, ressalta a presidente da entidade, Josefina Gonzalez.

Rolar para cima