Pesquisar
Close this search box.

IA generativa cresce entre os chatbots no Brasil

Já chega a impressionantes 6,9 bilhões o volume mensal de mensagens trocadas entre bots e consumidores finais no Brasil. Até agosto do ano passado, o país tinha 144 mil chatbots em atividade, o que representa aumento de 148% em apenas um ano segundo dados apurados pelo Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots. Em média, cada bot em operação conversa com 1,4 mil pessoas diferentes e troca 48 mil mensagens mensalmente.

As informações coletadas pelo Mapa, que entrevistou 83 empresas, incluem dados sobre demanda por IA generativa, competição entre canais, preferência por modelos de negócios, compartilhamento de motores de processamento de linguagem natural, demanda por setor e por aplicação, dentre outros.

O setor que mais demanda projetos de bots no Brasil é o de varejo, segundo 25% dos desenvolvedores. O financeiro ocupa a segunda colocação, com 19%. Telecomunicações, saúde e indústria completam o ranking dos cinco principais, nesta ordem.

O atendimento ao cliente continua sendo a finalidade mais comum em projetos de bots no Brasil, segundo 64% dos desenvolvedores ouvidos. Desde a primeira edição deste Mapa, o atendimento ao cliente ocupa a liderança, seguido por vendas (11%) e, nesta edição cobrança (10%).

Chatbots mais amigáveis

Se antes os bots eram criticados quando não conseguiam entender a intenção do interlocutor, agora as pessoas estão mais animadas com a capacidade de interação e “inteligência” do novo robô, levando as empresas criadoras de chatbots a investirem nesta melhoria com a incorporação da IA generativa em seus produtos, o que sinaliza um avanço na qualidade do atendimento.

O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2023 mostra que a adaptação do mercado com a IA generativa foi rápida: 72% das empresas que atuam nesse mercado no Brasil já incorporaram o recurso e 23% ainda avaliam o que fazer. Apenas 5% optaram por não trabalhar com essa tecnologia, enquanto 60% afirmam já ter desenvolvido bots com esta inovação. Os números absolutos, contudo, ainda são baixos, especialmente quando comparados com os 144 mil bots em operação no Brasil.

A maioria das empresas desenvolveu menos de dez bots com IA generativa, porém, a expectativa é positiva para a demanda por bots com esta capacidade no Brasil: 49% das empresas participantes dão notas 4 ou 5 em uma escala de 1 a 5 medindo essa expectativa.

Para acessar o conteúdo completo do Mapa clique aqui

Rolar para cima