Pesquisar
Close this search box.

IA supera buscas tradicionais: 58% dos consumidores preferem recomendações inteligentes, revela Capgemini

A inteligência artificial generativa (GenAI) está remodelando a experiência do varejo, com 71% dos consumidores desejando sua integração nas interações de compra, aponta o relatório “What Matters to Today’s Consumer” do Capgemini Research Institute. A preferência por personalização e experiências digitais fluidas, especialmente entre a Geração Z e Millennials, está impulsionando essa demanda.

Quase metade dos consumidores (46%) se mostra entusiasmada com o impacto da GenAI no comércio online, e três quartos estão abertos às recomendações da tecnologia, um aumento em relação aos 63% de 2023. Além disso, 58% substituíram os mecanismos de busca tradicionais por ferramentas GenAI, enquanto 68% esperam que a IA generativa agregue resultados em pesquisas online, redes sociais e sites de varejo.

Sete em cada dez empresas de consumo e varejo veem a IA generativa como transformadora, mas a satisfação dos consumidores caiu de 41% em 2023 para 37% em 2024. O relatório sublinha a necessidade de os varejistas entenderem onde e como os consumidores querem que essa tecnologia seja aplicada para atender suas expectativas.

A entrega rápida também se tornou uma prioridade para os consumidores, com a disposição de pagar por agilidade subindo de 41% para 70% em um ano. Muitos consumidores estão prontos para pagar até 9% a mais por entregas em até 2 horas, indicando que os varejistas devem adaptar seus modelos de negócio para atender essa demanda crescente.

Embora a sustentabilidade continue importante, o relatório observa uma queda no número de consumidores dispostos a pagar significativamente mais por isso. Apenas 38% aceitam um aumento de 1% a 5% no preço, enquanto a disposição para valores maiores diminuiu.

O relatório também apurou que os consumidores também estão cada vez mais atentos às informações detalhadas, com 67% dos pesquisados afirmando que mudariam de produto com base em informações nutricionais, destacando uma tendência de maior transparência e consciência na hora da compra.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima