O projeto IFAM+Startups foi selecionado em primeiro lugar no edital nacional para seleção de boas práticas em inovação e empreendedorismo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPT). A iniciativa será apresentada durante o III InovaEPT, evento marcado para os dias 10 e 11 de junho de 2025, em Brasília.
A ação é financiada pela Softex Amazônia, por meio do edital Capacita Amazônia, com apoio da CAPDA/SUFRAMA e recursos da Lei de Informática, sob interveniência da FAEPI. O objetivo principal é impulsionar a cultura de inovação no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), conectando ensino, pesquisa, extensão e inovação às demandas da sociedade e do mercado.
O IFAM+Startups já capacitou 338 estudantes – cerca de 70% dos inscritos – e tem potencial para atingir 420 formandos. A metodologia aplicada inclui trilhas formativas com a produção de dois materiais didáticos para cursos de curta duração (30 horas), além de 12 maratonas de ideias e a apresentação de 79 propostas de negócios. As 21 ideias mais promissoras receberam mentorias de pré-incubação, fortalecendo o ecossistema de inovação na região amazônica.
“Essa conquista reforça o potencial transformador da inovação na educação pública e comprova que, com investimento estratégico e articulação entre instituições, é possível gerar oportunidades concretas para jovens empreendedores na Amazônia e fortalecer um ecossistema de inovação cada vez mais inclusivo e sustentável”, destaca Emanuela Dias, coordenadora da Softex Amazônia.
O projeto conta ainda com o apoio dos Agentes de Empreendedorismo do IFAM (AYTIN) e é desenvolvido em parceria com o SEBRAE-AM, promovendo integração com o ecossistema de inovação da Amazônia Ocidental. A atuação se estende a diversos campi e aceleradoras do IFAM, incluindo unidades em Manaus Zona Leste, Manaus Distrito Industrial, Humaitá, Gabriel da Cachoeira e São Gabriel da Cachoeira.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex