Inovação social é tema de painel especial do Softex Experience

O objetivo desse painel, que contará com as participações de Apoena Mendes, da Vale Business Partner; Carina Ramos Munhoz, New Ventures Specialist da 3M; e Elisa Carlos, head de operações da Softex, é apresentar de que forma as empresas podem contribuir para a transformação social por meio de programas inovadores.

Um exemplo é a Escola do Trabalhador 4.0, plataforma de ensino remoto desenvolvida pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Ela inclui cursos da Microsoft por meio da ferramenta Microsoft Community Training e será implementada em parceria com a Softex com o objetivo de capacitar aproximadamente 5,5 milhões de jovens e adultos de todo o país até 2023.

A participação da Microsoft visa oferecer orientação personalizada de 315 mil cidadãos desempregados ou em situação de vulnerabilidade e integra o plano de expansão da Softex, responsável pelas atividades relacionadas aos cursos, nas áreas de inovação e negócios. Desenvolvida pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME) a plataforma de ensino remoto Escola do Trabalhador oferecerá 20 cursos profissionalizantes de tecnologia. Eles vão desde alfabetização digital até módulos mais avançados de computação em nuvem, inteligência artificial (IA) e ciência de dados.

A plataforma tem como público-alvo prioritário os trabalhadores da iniciativa privada de todo o Brasil, com foco nos cadastrados na plataforma SINE. Porém, estará aberta para qualquer pessoa interessada em se capacitar e a aumentar suas chances de uma colocação profissional.

“O Escola do Trabalhador tem a proposta de apoiar todos aqueles que procuram acesso a uma formação e capacitação técnica para encontrar vaga em um mercado de trabalho que vem apresentando alta demanda mesmo em um momento de economia em retração, como é o caso do setor de tecnologia. Esse programa se destaca por propor um olhar comunitário como o ponto de partida para a solução dos muitos problemas que afetam a economia de todos os países”, explica Diônes Lima, vice-presidente da Softex.

Confira a programação completa do Softex Experience e garanta a sua inscrição – gratuita – no endereço https://experience.softex.br/