O Instituto TI de Salto e a ONG Associação Ser Mulher em Tech uniram forças para lançar um programa voltado à inclusão de meninas no setor de tecnologia. A iniciativa, batizada de Meninas do Futuro, tem como foco aproximar jovens interessadas na área de profissionais já atuantes, criando oportunidades de troca de experiências e desenvolvimento conjunto.
A proposta da mentoria é promover uma rede de apoio entre gerações, contribuindo para a formação de habilidades técnicas e comportamentais. Mulheres com trajetória no setor de tecnologia atuarão como mentoras, auxiliando meninas em fase de formação a conhecer melhor o setor, entender possibilidades de carreira e construir confiança para ingressar em um mercado historicamente marcado por desigualdades de gênero.
O programa também pretende ampliar o acesso a histórias reais de superação, demonstrando que há espaço para diferentes perfis e trajetórias no setor. Além do desenvolvimento profissional, a ação busca criar um ambiente de pertencimento, no qual meninas possam se sentir reconhecidas e valorizadas dentro de um ecossistema ainda majoritariamente masculino.
Segundo dados do estudo “W-Tech – O panorama da participação feminina no setor de TICs”, do Observatório Softex, as mulheres representam 32,5% da força de trabalho em TI e ainda enfrentam uma defasagem salarial de 15,6% em relação aos homens. No campo acadêmico, a desigualdade também é evidente: somente 16,5% das matrículas em cursos de Tecnologia da Informação são de mulheres. A parceria visa justamente contribuir para um ambiente mais diverso, com impacto na formação de futuras lideranças e profissionais que reflitam melhor a sociedade como um todo.
Interessadas em participar da mentoria podem realizar a inscrição aqui
Ilustração: Pixabay
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex