Juntas, somos mais fortes: o que aprendi com a fábula da raposa e do galinheiro

Sempre gostei da fábula da raposa e do galinheiro. Para quem não conhece, é uma história simples, mas poderosa: mesmo em desvantagem, quando as galinhas se unem, elas conseguem ser mais fortes do que a raposa. 

Gosto desse exemplo porque ele mostra, de um jeito muito direto, como o coletivo pode mudar a perspectiva das coisas.

Trazendo essa fábula para a nossa realidade – e fazendo um paralelo com o que escrevi no artigo anterior – sinto cada vez mais certeza: se queremos aumentar a presença feminina e a diversidade nos nossos mercados, **precisamos nos unir**.

Recentemente, decidi buscar iniciativas onde eu pudesse compartilhar minha jornada de mais de duas décadas de carreira com outras mulheres. Foi assim que conheci projetos incríveis, que quero dividir aqui com vocês – quem sabe eles também não fazem sentido para o seu momento?

“Elas Exportam”: abrindo caminhos para mulheres no comércio exterior

Há pouco mais de um mês, descobri o programa “Elas Exportam”, da ApexBrasil em parceria com o MDIC.  O objetivo é incentivar, capacitar e apoiar mulheres empreendedoras brasileiras a iniciarem ou ampliarem suas exportações.  

O programa oferece capacitação, mentorias, networking e acesso a mercados internacionais – tudo pensado para aumentar a participação feminina no comércio exterior e fortalecer negócios liderados por mulheres. Tive a honra de ser selecionada como mentora nesta edição. Recomendo fortemente para quem quer encurtar caminhos nesse universo da exportação – e também para quem já superou barreiras e pode ajudar outras mulheres nessa travessia.

“Alumna Mentoria”: a força da troca entre mulheres

Outra iniciativa que me encantou foi a Alumna Mentoria, que eu ainda não conhecia.  É uma organização sem fins lucrativos que conecta universitárias – especialmente negras, de baixa renda e/ou de primeira geração na universidade – a mentoras experientes do mercado de trabalho.

Fiquei emocionada ouvindo relatos de mentoradas e mentoras sobre o impacto dessa rede de apoio. É inspirador ver como, quando nos ajudamos, conseguimos ir mais longe. O insight que fica:

Se tem algo que aprendi nesses anos todos, é que trabalhar em rede faz toda a diferença.  

Por isso, deixo aqui um convite: busque grupos, oportunidades, iniciativas que possam te apoiar – e onde você também possa apoiar outras mulheres.  

A nossa força está justamente em estarmos juntas, trocando experiências, abrindo portas e celebrando conquistas.

Conclusão

A fábula da raposa e do galinheiro me lembra sempre: Juntas, somos mais fortes do que qualquer desafio.  

Vamos construir, cada vez mais, esse coletivo feminino no mercado?  

Eu sigo aqui, de portas abertas, para caminharmos lado a lado.

Por Samara Valério, CEO da agência de software SV Digital Connections. Especialista em construção de relacionamento e abertura de mercados, atua há 20 anos no mercado de tecnologia. Formada em direito, com pós-graduação em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda & Marketing (ESPM) e MBA em Transformação Digital pela FIAP. Mentora do “Elas Exportam” da ApexBrasil.

Imagem: Freepik

plugins premium WordPress
Rolar para cima