Manna Champion Chip abre inscrições para selecionar professores para serem multiplicadores de conhecimento em microeletrônica em escolas públicas

O Manna Team, uma das principais redes de pesquisa, desenvolvimento, inovação e popularização da ciência no Brasil, abriu inscrições para o Edital de Seleção de Professores(as) de Escolas Públicas candidatos(as) à Residência Manna Champion Chip. O programa capacitará educadores para realizarem bootcamps (experiências imersivas, práticas e inovadoras) com estudantes em suas próprias escolas, que passarão a ser reconhecidas como Ambientes de Residência e poderão receber o título de Escola Exponencial.

Com foco na fabricação de chips (ou circuitos integrados), o programa propõe uma trilha de aprendizado sobre a tecnologia que está presente em computadores, smartphones, veículos, equipamentos médicos, satélites, drones, eletrodomésticos e muitos outros dispositivos do cotidiano. O objetivo é aproximar esse conhecimento estratégico da educação básica, especialmente em áreas como Inteligência Artificial, Computação Quântica e 5G, que dependem diretamente da microeletrônica.

Algumas vagas também estão reservadas para professores(as) e estudantes universitários(as) dispostos(as) a atuar semanalmente em escolas públicas. Os participantes poderão receber apoio do Manna e integrar o Ecossistema Manna, com possibilidade de apoio a laboratórios universitários em custeio e bolsas, além de aprender novas estratégias de extensão universitária e popularização da ciência.

O Manna Champion Chip oferecerá 30 bolsas de R$ 1.200 por até 15 meses, kits gratuitos para uso em sala de aula, mentorias online, materiais de apoio e certificação de 360 horas para quem concluir o programa. A iniciativa também promoverá encontros entre professores(as) e estudantes para troca de experiências e aprendizado colaborativo.

O programa terá início com um grande evento no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a ser realizado de 13 e 15 de março de 2026, com apoio aos selecionados para participação. Ao final, residentes e estudantes poderão visitar centros de tecnologia no Brasil ou no exterior. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

O Manna Champion Chip conta com recursos do programa PPI PNM DESIGN, coordenado pela Softex e executado pelo Núcleo Softex Campinas. A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com apoio da Universidade Estadual de Maringá, INCT NAMITEC, CNPq, Fundação Araucária e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná.

Para informações detalhadas sobre o edital e inscrições clique aqui.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

plugins premium WordPress
Rolar para cima