Market Guide da Softex destaca oportunidades de negócios em Israel

Israel é o mercado-alvo do mais recente Market Guide, produzido pela Softex com o objetivo de identificar e apresentar para as empresas participantes do Projeto Setorial Brasil IT+ – executado pela entidade em parceria com a Apex-Brasil – as diversas possibilidades de investimentos internacionais.

Um dos destaques de Israel é o seu posicionamento global em inovação, superando as expectativas com suas startups atraindo cada vez mais investimentos e registrando um expressivo sucesso comercial. No período de 2020 a 2021, o capital levantado por startups israelenses mais que quadruplicou, ficando em U$ 11,5 bilhões em 2020, enquanto a rodada média para startups cresceu 10% em 2020 em relação ao ano anterior.

Outra importante característica do mercado israelense são os expressivos investimentos realizados nas áreas de P&D na década de 1980, o que resultou na formação de uma força de trabalho altamente qualificada, especialmente nas áreas de ciências e engenharia. Em termos tecnológicos, o país tem uma liderança global que atrai cerca de 15% dos investimentos em capital de risco do mundo em segurança cibernética, se situando, segundo dados das Nações Unidas (2015), no décimo lugar no mundo em qualidade de P&D. Os esforços governamentais focaram na área da Tecnologia da Informação, mais especificamente nos segmentos de biotecnologia, nanotecnologia e tecnologias ambientais, sendo que Israel continua a manter sua força na área de tecnologia militar de ponta.

O país é considerado a “terra dos unicórnios” por ter gerado algumas das principais startups mundiais de sucesso, entre as quais Waze, Mobileye, Infinidat, Iron Source, Gett e OrCam Technologies.

O estudo apresenta ainda a “International Collaboration Division-Americas Operations”, integrante da “Israel Innovation Authority”, que tem por objetivo iniciar e desenvolver parcerias com governos latino-americanos, bem como com partes interessadas no setor privado.

Um dos capítulos do Market Guide Israel apresenta casos de cooperação integrantes do Programa de Colaboração em P&D entre o Brasil e Israel, aprovados em parcerias entre startups de ambos os países em janeiro de 2020:

  • Pelemix Ltd. (Israel) e Brasil Ambiental (Brasil): desenvolvimento de um substrato para aumento de rendimento agrícola no Brasil;
  • Brenmiller Energy Ltd. (Israel) e Brazilian Fortlev Energia Solar Ltd.: cooperação no âmbito de energia térmica;
  • Metrycom Communication Ltd. (Israel) e Energisa Soluções S.A (Brasil): cooperação para implementação de sensores inteligentes, sem fio e de baixo custo para monitoramento de grandes redes de distribuição de energia rural;
  • GreenRoad Driving Technologies Ltd. (Israel) e Energisa Soluções S.A: cooperação no campo da análise de condução e eficiência de frota.

Esses são alguns exemplos de como o acordo de Pesquisa e Desenvolvimento entre empresas e centros de pesquisa brasileiros e israelenses está fortalecendo a cooperação econômica entre ambos os países por meio de aplicações de tecnologia avançada.

Em sua conclusão, o Market Guide enfatiza que Israel é um dos líderes na área de inovação, podendo servir de exemplo de cooperação tripartite (Governo, academia e empresas), exatamente o modelo de trabalho desenvolvido pela Softex, gerando oportunidades para a troca de tecnologias e pesquisa.

Clique aqui para acessar gratuitamente a íntegra do conteúdo do Market Guide Israel.

Fabrício Lourenco