Em uma iniciativa que não apenas posiciona o Amazonas na vanguarda da inovação no Judiciário brasileiro, mas também serve como modelo para outras instituições do país, teve início, no último dia 30 de janeiro, a Capacitação em Liderança e Cultura de Inovação.
No ano passado, a Softex Amazônia, coordenadora do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), anunciou a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o desenvolvimento de inovações e a implantação de práticas inovadoras no âmbito do judiciário amazonense. A execução, ao longo dos próximos 12 meses, caberá ao Venture Hub Manaus.
A aula inaugural contou com a participação especial do vice-presidente de Inovação Corporativa da Venture Hub, José Eduardo Azarite, que trouxe insights e reflexões sobre os desafios e oportunidades da era digital no setor público.
O evento marcou o início de uma jornada de aprendizado e troca de experiências, com foco em temas urgentes e transformadores. Durante a aula, Azarite abordou questões como: “Coisas e pessoas estão sendo substituídas? A Inteligência Artificial nos serviços públicos: revolução cidadã ou ameaça à privacidade?”. O debate destacou como a tecnologia pode ser uma aliada na modernização dos serviços públicos, sem comprometer a proteção dos direitos e da privacidade dos cidadãos.
“Iniciamos uma jornada fundamental. A aula inaugural não é apenas um marco simbólico, mas o primeiro passo para um ciclo de aprendizado e transformação. Estamos vivendo uma era de mudanças aceleradas, impulsionadas pela digitalização e pela inteligência artificial, e o setor público não pode ficar à margem dessa revolução”, concluiu Azarite.
* Com informações MPAM e Portal Flagrante
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex