O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) concluiu na última quinta-feira (10 de julho), um programa de capacitação voltado à implantação de práticas inovadoras no setor público. Ao todo, 51 membros e servidores da instituição participaram da formação, promovida pelo laboratório de inovação iMPacta Lab, em parceria com a Softex Amazônia e a Venture Hub.
A capacitação faz parte do Projeto Inovação 360, voltado à transformação institucional por meio da modernização de processos, estímulo à criatividade e adoção de novas metodologias. Estruturado em oito módulos distribuídos ao longo de quatro meses, o curso abordou temas como transformação digital, gestão de pessoas, colaboração entre instituições e operação de projetos inovadores.
Durante o evento de encerramento, a coordenadora da Softex Amazônia, Emanuela Dias, destacou a importância da iniciativa como marco no uso de recursos federais em projetos de inovação voltados à administração pública. “É a primeira vez que um programa prioritário destina investimentos diretamente ao setor público e ao sistema de justiça. Esses servidores agora têm o papel de multiplicar a cultura de inovação dentro da instituição”, afirmou.
O promotor de Justiça Jefferson Neves, coordenador do iMPacta Lab, reforçou que a formação visa uma mudança de mentalidade interna. Já a subprocuradora-geral Anabel Vitória destacou a necessidade de que a inovação parta de dentro da instituição e seja incorporada à rotina de trabalho.
Ao longo da formação, foram mapeados 36 desafios institucionais, dos quais seis estão em desenvolvimento com apoio de mentores da Venture Hub. Os servidores capacitados agora atuarão como agentes internos de transformação, contribuindo para qualificar os serviços prestados à população e fortalecer a inovação como um eixo estratégico do MPAM.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex, com informações ASCOM MPAM