Pesquisar
Close this search box.

MWC 2024 supera projeções e retorna aos números pré-pandemia

Realizada entre os dias 26 e 29 de fevereiro, a edição 2024 do Mobile World Congress (MWC) superou as expectativas iniciais da organização e voltou aos números pré-pandemia, devendo ultrapassar um impacto econômico de € 400 milhões.

Ao longo de seus quatro dias, mais 101 mil pessoas de 205 países e territórios, sendo 26% de mulheres, percorreram os oito pavilhões do evento. Entre os visitantes, 51% exercem cargos de diretoria ou acima e 21% são C-level.

Esta edição, a maior desde 2019, teve como focos principais 5G, conectividade e aplicações de Inteligência Artificial e reuniu mais de 2.700 expositores, entre os quais 21 empresas brasileiras.

Elas marcaram presença no evento em uma iniciativa do Programa Brasil IT+, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Softex, contando para sua realização com o apoio do Consulado do Brasil no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

“Projetamos cerca de U$ 10 milhões em negócios para empresas participantes nos próximos 12 meses. Foram dias de agenda cheia de reuniões com parceiros e clientes potenciais do mundo todo e com representantes de agências de fomento de Israel, Espanha, França, Catalunha, Canadá e Holanda interessados em apoiar a internacionalização de nossas companhias”, avalia Ruben Delgado, presidente da Softex.

“Só seremos conhecidos se formos vistos e o MWC nos permite contemplar o melhor do mercado internacional de tecnologia da informação em um único espaço e dar a visibilidade que precisamos às nossas soluções. Já atuamos no exterior a partir de nosso escritório em Braga, Portugal, e temos como mercados-alvos a Espanha e também a África. Nossa tecnologia está em conformidade com certificações modernas da ISO 13.485:2016 em Medical Devices, o que é um grande diferencial”, destaca Leonardo Mello, co-owner da Diagnext.com, primeiro provedor de telecomunicações especializado em saúde digital sem fronteiras do Brasil.

Em seu primeiro MWC, a Nextage, provedora de serviços de desenvolvimento de software e apps visando a transformação digital das empresas, espera que o evento ajude a companhia – que já possui clientes em nove países – a dar continuidade ao processo de internacionalização para os Estados Unidos e para o mercado Europeu, em especial na Espanha e em Portugal.

“Estamos otimistas em relação às novas conexões que o evento pode nos proporcionar para levar o Outsourcing 2.0 para o velho continente. Trata-se de uma metodologia inédita no mercado que mitiga os principais problemas da alocação de times de desenvolvimento de softwares atual, resultando em um aumento de produtividade e na redução de custos”, explica Juliano Haus, diretor-executivo e sócio da NextAge.

Também estreando no MWC, a Espresso Labs, laboratório de inovação que concentra soluções em tecnologia, aposta no potencial de networking do evento para dar seguimento à sua estratégia de internacionalização.

“Já contamos com clientes na Bélgica, Espanha e Reino Unido. Desde 2023, temos investido na participação de eventos no exterior e na construção de relacionamentos no mercado europeu. Este ano, estamos considerando a possibilidade de uma parceria com um fornecedor estrangeiro para criarmos uma estrutura física na Europa”, comenta Eduardo Missaka, CEO & co-founder da Espresso Labs.

Depois de participar do MWC em 2023 como prospectora e firmar durante o evento o seu primeiro negócio no exterior, o Instituto Iracema quer agora levar suas tecnologias de inclusão para países da Europa e da África e aposta nas conexões do evento para isso.

“No ano passado, firmamos a realização de um projeto-piloto em Moçambique. Alfabetizar em braile é um desafio. Por isso, desenvolvemos uma série de soluções de  tecnologia para simplificar a capacitação de pessoas cegas ou de baixa visão, como o alfabetizador bidirencional Eduka Braile; o note braile e a impressora braile de baixo custo”, explica Neyrobson Vasconcelos, CFO do Instituto Iracema.

A próxima edição do MWC em Barcelona já tem data marcada:3 e 6 de março de 2025.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima