Começou hoje (20), em Barcelona, na Espanha, a 36ª edição do Mobile World Congress (MWC), o evento mais influente do mundo para a indústria de conectividade. Com uma delegação integrada por 21 empresas, o Brasil (Hall 1 estande 1C50) está presente pelo 13° ano consecutivo ao evento, que deverá receber mais de 80 mil visitantes. São elas: Agile Inc, Argotechno, BR.Digital, bycoders, CI&T, Click Alert, Diagnext.com, Espresso Labs, Evo Systems, Fenix DFA, iblue Consulting, Instituto Iracema, KnowCode, LinkedBy, Nextage, Positivo, Pulsus, Stefanini, Urgent Care, Venko Networks e W5.
A participação nacional é uma iniciativa do Programa Brasil IT+, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e aa Softex. Contando para sua realização com o apoio do Consulado do Brasil no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.
“Além de contribuir para fortalecer a presença de nossas companhias no mercado global, nossa participação em um evento desta relevância é fundamental para o mapeamento de oportunidades de negócios e das principais tendências do mercado mundial”, destaca Ruben Delgado, presidente executivo da Softex.
Em seu primeiro MWC, a NextAge, provedora de serviços de desenvolvimento de software e apps visando a transformação digital das empresas, espera que o evento ajude a companhia – que já possui cliente em nove países – a dar continuidade ao processo de internacionalização para os Estados Unidos e para o mercado Europeu, em especial na Espanha e em Portugal.
“Estamos otimistas em relação às novas conexões que o evento pode nos proporcionar para levar o Outsourcing 2.0 para o velho continente. Trata-se de uma metodologia inédita no mercado que mitiga os principais problemas da alocação de times de desenvolvimento de softwares atual, resultando em um aumento de produtividade e na redução de custos”, explica Juliano Haus, diretor-executivo e sócio da NextAge.
Também estreando no MWC, a Espresso Labs, laboratório de inovação que concentra soluções em tecnologia, aposta no potencial de networking do evento para dar seguimento à sua estratégia de internacionalização.
“Já contamos com clientes na Bélgica, Espanha e Reino Unido. Desde 2023, temos investido na participação de eventos no exterior e na construção de relacionamentos no mercado europeu. Este ano, estamos considerando a possibilidade de uma parceria com um fornecedor estrangeiro para criarmos uma estrutura física na Europa”, comenta Eduardo Missaka, CEO & co-founder da Espresso Labs.
Nesta edição, o MWC tem como tema central Future First que será explorado em seis subtemas que buscam refletir as mais recentes tendências e tecnologias. São eles: 5G e além, Conectando Tudo, Humanizando a IA, Manufatura DX, Game Changers e Nosso DNA digital.
Acompanhe todos os detalhes do MWC2024 nas redes sociais da Softex: LinkedIn, Facebook, Instagram e X.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex