Por Redação Softex
Fundada em 2016 com a visão de que a realidade aumentada mudaria completamente a maneira como as pessoas interagem com o mundo à sua volta, a startup R2U compõe a delegação de 20 empresas brasileiras que participarão, entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, em Barcelona, do Mobile World Congress 2023 (MWC), o evento mais influente do mundo para a indústria de conectividade.
A participação nacional é uma iniciativa do Programa de Internacionalização para a Espanha, desenvolvido no âmbito do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, e conta com o apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.
“Nos últimos anos, o foco do MWC tem sido em tecnologias emergentes como 5G, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). Nesta edição, os participantes podem esperar mais desenvolvimentos nessas áreas, bem como avanços em outras tecnologias, como realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e web3/metaverso, daí a importância da nossa presença. Nesse momento de internacionalização de nossa empresa, a Espanha se apresenta como uma ótima porta de entrada para o continente Europeu”, destaca Valéria Carrete, chief revenue officer da R2U.
As soluções desenvolvidas pela startup passam pelo web AR, permitindo que o usuário visualize o produto desejado no local onde ele será instalado por meio do celular, diretamente pelo navegador, sem a necessidade de baixar aplicativos; pelo Visualizador 3D, que possibilita ao consumidor conhecer em detalhes todas as faces do produto; e, também, pelo Customizador 3D, com o qual o usuário consegue escolher acabamentos e outros detalhes do produto e aplicá-lo, já customizado, no local onde ele será instalado.
“Nossas soluções têm auxiliado os varejistas e a indústria a incrementar a conversão de vendas e a reduzir custos operacionais de logística reversa, uma vez que permitem ao consumidor entender se o produto que será comprado realmente cabe no local planejado e, também, se ele combina com o restante da decoração”, explica Valéria Carrete.
No MWC 2023, a R2U também apresentará a Converge, a unidade de negócios da startup de soluções envolvendo tecnologias 3D para aprimoramento da jornada de compra. Posicionada como uma solução one stop shop para que empresas possam entrar no metaverso de forma fácil, ágil e prática, a Converge desenvolve o conceito e implementa os anéis de valor que forem necessários ao projeto, desde a estratégia até a mensuração de resultados, passando pela conceituação das ações, gamificação, minting de NFTs, construção das estruturas em 3D dentro dos metaversos etc.
“O metaverso é uma oportunidade única para o posicionamento de marcas, lançamento de produtos, comercialização, promoções digital twins e tudo mais que as marcas puderem criar, fortalecendo seu posicionamento e seu vínculo com o público-alvo”, ressalta Valéria Carrete.
Além da Real2U, integram a delegação brasileira Agile; Argotechno; CESAR; Click Alert; Diagnext; Digivox; Evo Systems; Ilegra; I. M. Tecnologia; Instituto Eldorado; Knowcode; Kymo; MC1; Positivo; Pulsus; Stefanini; Trackage; Venko Networks e W5.