Por Karen Kornilovicz, repórter Softex
Nesta segunda-feira (27), as 20 empresas e startups que compõem a delegação brasileira presente no Mobile World Congress (MWC), o principal evento do mundo para a indústria de conectividade, participaram de uma série de reuniões no Hotel Catalonia Ramblas com representantes da Algar, ATC, Ativa, Brisanet, Claro, Cleartech, CPQD, Datora, Informa, Ligga, Tim, Virtuaeyes, VTal e Winity.
“A internacionalização é importante para empresas que desejam crescer, competir em escala global e acessar novos mercados, reter talentos e recursos. Para nós, participar do MWC 23 é uma oportunidade única e que pode levar nossa companhia a outro patamar”, avalia Valéria Carrete, chief revenue officer da startup R2U, fornecedora de soluções de realidade aumentada e metaverso para o setor de varejo.
Aluizio Melo, CMO da Digivox, especializada em soluções de comunicação omnichannel, destaca a expectativa para a consolidação de parcerias comerciais globais, principalmente no mercado europeu, durante o evento. “Fornecemos soluções bastante inovadoras e que já se mostraram importantíssimas para negócios de diversos segmentos no Brasil. Temos certeza de que também podemos gerar impacto positivo em outros mercados”, pondera.
Já o objetivo do Instituto Eldorado, segundo Andre Janousek, Business Development Manager é de se apresentar como parceiro para as empresas interessadas em alavancar suas estratégias de inovação aberta. “Somos referência em P&D e Inovação no mercado brasileiro nos segmentos de TIC, agro, auto, energia, óleo e gás, saúde, indústria 4.0 e educação. Desenvolvemos soluções de hardware, software e realizamos, capacitações, testes, certificações e consultoria em inovação. E temos uma estrutura laboratorial de nível mundial”.
Paralelamente, Ruben Delgado, presidente da Softex, acompanhou a reunião setorial com representantes do Ministério das Comunicações, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, empresas de telecomunicações e empresários do setor. No período da tarde, a delegação parlamentares visitará o estande Brasil IT+.
A participação nacional no MWC23 é uma iniciativa do Programa de Internacionalização para a Espanha, desenvolvido no âmbito do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, e conta com o apoio do apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.
Confira alguns dos encontros: