A Universidade Federal de Goiás (UFG) marca presença na Hannover Messe 2025, a maior feira de tecnologia industrial do mundo e na missão empresarial a Berlim, ambas ações realizadas no âmbito do Programa de Internacionalização para a Alemanha. A iniciativa é promovida pelo Brasil IT+, parceria entre a ApexBrasil e a Softex, e tem como objetivo fortalecer a presença da inovação brasileira no cenário global.
A UFG se destaca pela forte atuação em pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. O Instituto de Informática da Universidade abriga quatro cursos de graduação: Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Inteligência Artificial. Recentemente, Inteligência Artificial e a Engenharia de Software foram os cursos mais concorridos da instituição, superando até mesmo a Medicina em nota de corte.
Um dos grandes destaques da UFG é o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), unidade Embrapii que já movimentou mais de R$ 200 milhões em mais de 70 projetos, contando com a participação de mais de 700 colaboradores, entre alunos, professores e profissionais do mercado. Outra iniciativa relevante é o APOEMA, um órgão especializado em conectar a universidade com o setor empresarial.
A UFG tem desenvolvido, entre outras, soluções tecnológicas em Web 3.0, metaverso, realidade aumentada, blockchain e inteligência artificial, com aplicações nos segmentos de saúde e combate à desinformação. Um dos projetos em andamento envolve uma parceria com a Anatel para o desenvolvimento de um sistema de combate à desinformação que será utilizado nas eleições presidenciais de 2026. Além disso, uma solução desenvolvida para o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) foi utilizada nas eleições municipais do ano passado.
A Europa tem se consolidado como um mercado estratégico para a UFG. Além dos contatos realizados na recente participação da instituição no Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, a universidade tem interesse em expandir sua atuação para a Alemanha e outros países. Durante o MWC, a UFG estabeleceu conexões com empresas do Canadá interessadas em desenvolver soluções de inteligência artificial e dos Estados Unidos, além de diversos países europeus como Romênia, Portugal e Espanha.
“A missão empresarial a Berlim será uma oportunidade para a universidade estreitar relações com centros de referência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia. A expectativa é que a imersão na capital alemã contribua para fortalecer a presença da UFG no cenário global e possibilite novas colaborações com instituições e empresas internacionais”, destaca Prof. Dr. Eliomar Lima, professor adjunto na UFG.
Para o biênio 2025-2026, a universidade tem como meta expandir a comercialização de suas soluções tecnológicas para governos de diversos países, com foco em produtos para o combate à desinformação e inovações para o setor de saúde.
Além da UFG, a delegação brasileira na Hannover Messe 2025 e na missão empresarial a Berlim é integrada pela CWS Platform, Espresso Labs, Fenix FDA, Infinite Foundry, PluGzOne, SoftExpert, SoftGreen e Stefanini.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex