Pesquisar
Close this search box.

Novo episódio do podcast DIA²logo discute o uso da IA no combate à violência de gênero na mobilidade

Simony César, Founder & CEO da NINA, é a entrevistada do terceiro episódio do DIA²logo, o podcast do Programa IA² MCTI. A importunação sexual é um problema grave e persistente no Brasil, com pesquisas indicando que 97% das mulheres brasileiras já foram vítimas de assédio em espaços públicos, como meios de transporte.

A NINA, uma startup em aceleração pelo Programa IA2 MCTI, está empenhada em transformar essa realidade no Brasil. Ela oferece uma tecnologia que pode ser integrada a diversos aplicativos para rastrear denúncias de assédio e violência. Em Fortaleza, por exemplo, a NINA está integrada ao aplicativo Meu Ônibus. Vítimas ou testemunhas de assédio podem enviar um formulário com detalhes da ocorrência, como local, horário e linha de ônibus. A gestão pública, então, encaminha a vítima às autoridades para assistência psicossocial e, se necessário, para prestar queixa. Os dados das denúncias são disponibilizados aos gestores da cidade, proporcionando maior controle e informação sobre a ocorrência dos crimes.

Em 18 meses de operação em 200 ônibus, mais de 3 mil denúncias foram coletadas, com uma em cada dez resultando em inquérito policial. Desde a incorporação da NINA, o download do app Meu Ônibus Fortaleza cresceu 25%.

O Programa IA² MCTI é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação executada pela Softex com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (Setad), e recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Ouça agora clicando aqui.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima