O Observatório Softex, unidade de pesquisa e inteligência estratégica voltada ao apoio à formulação de políticas públicas para TICs, acaba de publicar o policy brief “Regulação que Compete: IA Confiável para Escalar a Produtividade do Brasil”, uma análise inédita sobre como a regulação da Inteligência Artificial (IA) pode impulsionar a competitividade e a produtividade nacional.
O policy brief avalia o Projeto de Lei nº 2.338/2023, o Plano Brasileiro de IA e as diretrizes da nova política de neo-industrialização, apontando oportunidades e riscos para o país. O documento defende uma regulação baseada em risco, que garanta segurança e ética sem limitar a inovação.
Entre os principais achados estão cinco tendências centrais: a adoção de modelos regulatórios proporcionais ao risco, o aumento de investimentos em infraestrutura e pesquisa, a adoção de padrões técnicos internacionais, o impacto da IA sobre o trabalho e o papel da confiança para escalar a tecnologia.
O relatório também apresenta recomendações estratégicas para os próximos dois anos, como a criação do Sistema Nacional de Avaliação de IA, o lançamento do Selo IA Confiável – Brasil e um pacote de competitividade para MPMEs, além de propor programas de capacitação em IA e cibersegurança.
Clique aqui para acessar gratuitamente a íntegra do policy brief “Regulação que Compete: IA Confiável para Escalar a Produtividade do Brasil” do Observatório Softex.
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex



































