Os passos para internacionalizar sua empresa com sucesso

A internacionalização dos negócios é uma opção para muitos empreendedores brasileiros que enxergam no movimento uma opção para ampliar mercados, diversificar, minimizar riscos com oscilações econômicas internas e alcançar novos nichos. No entanto, na prática, esse não é um processo simples. O sucesso, segundo quem já passou por esse momento, requer muito planejamento e apoio de entidades e/ou órgãos que conheçam o mercado para onde se quer expandir.

Segundo o estudo “Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras”, publicado pela Fundação Dom Cabral com a coordenação da professora Lívia Barakat, ao longo dos últimos 14 anos muitas empresas brasileiras iniciaram seu processo de internacionalização, ao mesmo tempo em que grande parte das que já eram multinacionais aumentaram seus investimentos no mercado externo, passando de um grau médio de internacionalização de 12,9% em 2006 para 21,6% em 2018. A tendência é de aumento gradual de 1% nesse grau a cada ano.

Para o CEO da consultoria em gestão de projetos e inovação Prosperi, Leonardo Nogueira, no processo de internacionalização o planejamento é essencial para tentar minimizar possíveis surpresas no meio do caminho. Além disso, conhecer o mercado local e contar com o apoio de organizações civis de interesse público, como câmaras setoriais – no caso dele, a Softex (da área de tecnologia e transformação digital), poderá auxiliar a transição, desde as fases iniciais do projeto até a chegada da empresa no país escolhido.

A Prosperi é uma empresa de origem capixaba que oferece soluções de gestão de inovação, colaboração e gerenciamento inteligente de projetos e portfólio de ponta a ponta, que já atendia clientes internacionais e, no final de 2018, partiu para o estabelecimento físico também no exterior. “Não foi uma decisão de impulso. Eu e meus sócios pesquisamos muito sobre o mercado onde queríamos estar, estudamos e nos preparamos para todas as adversidades que pudessem surgir. Afinal, em um país distante do nosso não há espaço para erros”, explica Nogueira.

Orlando, nos Estados Unidos, se tornou a primeira filial internacional. “A decisão por Orlando levou em consideração os aspectos tributários da Flórida e a facilidade logística. Orlando tem voos diretos para as principais cidades dos EUA, Caribe e América Latina. Não foi um processo simples, ficamos cerca de dois anos fazendo o planejamento e nos aprofundando no mercado local. Com pouco tempo no novo país, demos de cara com uma pandemia global que nos fez repensar nossa estratégia.

Ter feito a lição de casa antes de estar aqui nos ajudou a tomar as melhores decisões”, ensina o executivo. Nogueira ressalta que, embora o desafio seja grande, a estratégia de internacionalização foi positiva e ele não descarta novos países. “Estar em mais de um país em um cenário adverso, como o que estamos vivendo, pode ser bem positivo, mas precisa ser ágil para adequar o projeto a eventuais mudanças. No médio e no longo prazo a experiência é, com certeza, muito mais positiva”, avalia. Fonte e mais informações: (www.prosperiglobal.com).

Fonte: Jornal empresas e negócios
Publicada em 13 de abril

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.        

Gerenciar preferências de cookies

A maioria dos sites da Softex usa cookies. Cookies são pequenos arquivos de texto gravados no dispositivo para armazenar dados que serão usados posteriormente pelos servidores Web. A Softex e nossos parceiros usam cookies para lembrar suas preferências e configurações e analisar como os nossos sites estão funcionando. Para obter mais informações, consulte nosso guia de Política de Privacidade.

FuncionalAs informações coletadas por meio destes cookies são utilizadas para melhorar e personalizar a experiência do usuário, sendo que alguns cookies podem, por exemplo, ser utilizados para lembrar as preferências e escolhas do usuário, bem como para o oferecimento de conteúdo personalizado.

Google AnalyticsPermitimos que terceiros usem cookies de análise para entender como você usa nossos sites e como podemos melhorá-los. Isso também permite que terceiros possam desenvolver e aprimorar seus produtos, os quais podem ser usados em sites que não pertencem ou não são operados pela Softex. Por exemplo, eles são utilizados para coletar informações sobre as páginas que você visita e quantos cliques são necessários para realizar uma tarefa.

Mídias sociaisAssim como terceiros, usamos cookies de mídias sociais para mostrar anúncios e conteúdo com base nos perfis de redes sociais e na atividade em nossos sites. Eles são empregados para conectar sua atividade em nossos sites aos perfis de redes sociais para que os anúncios e o conteúdo visualizados em nossos sites e nas mídias sociais possam refletir melhor seus interesses.

Google AdwordsAssim como terceiros, usamos cookies de publicidade e marketing para mostrar novos anúncios após registrar os anúncios que você já viu. Eles também são utilizados para rastrear os anúncios nos quais você clica e mostrar anúncios mais relevantes para você. Por exemplo, eles são usados para detectar quando você clica em um anúncio e para mostrar anúncios com base em seus interesses nas mídias sociais e no histórico de navegação do site.

OutrosEventualmente, outros tipos de dados não previstos expressamente nesta Política de Privacidade poderão ser coletados, desde que sejam fornecidos com o consentimento do usuário, ou, ainda, que a coleta seja permitida com fundamento em outra base legal prevista em lei. Em qualquer caso, a coleta de dados e as atividades de tratamento dela decorrentes serão informadas aos usuários do site.