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RIA SC apresentou dados sobre as startups que participaram dos pitches e o investidor Marcelo Amorim tirou dúvidas sobre o papel do líder em um investimento anjo

A Rede de Investidores Anjo, parceria entre a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e a Anjos do Brasil, iniciou na última segunda-feira (13.03), o calendário de eventos em 2017 com a realização do primeiro Fórum, no Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis. O líder da RIA, Marcelo Cazado, apresentou alguns dados das ações feitas ao longo de 2016: quatro fóruns de investimentos, dois eventos de integração com os investidores, 35 investidores membros e 16 startups selecionadas – destas, 31% apresentaram soluções em cloud, enquanto 25% são da área da saúde e 13% desenvolveram aplicativos e games.

Após a participação no fórum, oito dessas startups receberam aportes – 25% por meio de investidores solo, 25% da rede de anjos e uma parcela menor obteve recursos de aceleradoras (17%) ou de corporate venture (17%). Os demais aportes vieram do Governo e de um Family Office. Ao final do evento, as quatro startups selecionadas para este primeiro Fórum de 2017 apresentaram suas soluções ao grupo de investidores presentes.

Na palestra principal do encontro, o investidor e sócio da gestora de venture capital Bzplan, Marcelo Amorim, explicou o papel e as responsabilidades do líder em uma rodada de investimento anjo. “O líder de uma rodada é quem determina as condições gerais do negócio, podendo ajudar nas questões mais táticas da empresa investida, abrindo relacionamentos com o mercado, por exemplo. Não é um trabalho difícil, basta combinar com os demais participantes do investimento o que será feito no processo”, explica.

A estratégia recomendada por Amorim é que o investidor comprometa entre 5% e 10% de seu patrimônio, investindo entre 8 e 10 projetos. “O retorno provavelmente virá de uma ou de duas empresas”, calcula. Depois de colocado o recurso, o anjo pode ter diferentes envolvimentos com a startup: se for líder certamente participará do board da empresa, mas também pode ser apenas um advisor ou ter um papel mais indireto (quando ele apenas participa de um round junto a um grupo, sem ter envolvimento direto com os empreendedores).

A Rede de Investidores Anjo já definiu o calendário de ações do ano: serão realizados mais três edições do Fórum RIA – o próximo em junho, em data a ser definida – além de eventos com a rede de investidores: um café da manhã no dia 5 de maio e um happy hour em agosto.

No dia 15 de março a Softex – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – assinou termo de cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) durante o I Workshop Inova Piauí, evento este que lançou oficialmente o Programa de Inovação e Competitividade do Estado do Piauí. Reunindo todos os parceiros fundamentais que integram a equipe de trabalho do Inova Piauí, o evento foi realizado dentro da programação do I Congresso das Cidades, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI). O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, foi quem abriu os trabalhos e mediou as discussões. Ele explicou que a ideia do encontro era apresentar o que já foi construído até agora, discutir e traçar como os próximos. Além disso, o presidente ressaltou que a intenção maior do evento aberto é conhecer as demandas diretamente da sociedade e buscar soluções para as mesmas. “As instituições abraçaram a ideia do nosso projeto de Fomento a Inovação e Competitividade, diferentes órgãos do poder público estadual, da academia e do setor empresarial se articularam para tornar esse projeto possível. Esse Workshop é um momento de discussão, de aprimoramento de nossas propostas, é um marco que estabelece novas oportunidades para ampliar o desenvolvimento da Ciência Tecnologia e Inovação no Estado”, completou Francisco Guedes. A programação incluiu quatro apresentações com a participação de Fabian Appel Petrait (vice-presidente da empresa Softex Nacional), Edvar Pera Junior (Diretor Executivo Softex Campinas), Luciana Mari Tsukada (Gerente de Projetos Softex Campinas e os pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz De Queiroz da Universidade De São Paulo (Esalq/Usp), João Gomes Martines Filho e Marcello Luiz De Souza Júnior. [av_masonry_gallery ids=’76950,76951′ items=’24’ columns=’flexible’ paginate=’pagination’ size=’fixed’ gap=’large’ overlay_fx=’active’ container_links=’active’ id=” caption_elements=’none’ caption_styling=” caption_display=’always’ color=” custom_bg=” av_uid=’av-1bgtvrn’]   [av_button_big label=’Acesse a matéria na integra’ description_pos=’below’ link=’manually,http://www.fapepi.pi.gov.br/noticias/view/1256′ link_target=’_blank’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ custom_font=’#ffffff’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ color_hover=’blue’ custom_bg_hover=’#444444′ admin_preview_bg=” av_uid=’av-38z7n7′][/av_button_big]

Em atenção ao disposto no art. 20 do Estatuto Social, ficam convocados todos os Associados em dia com as obrigações sociais a reunir-se, em Assembleia Geral, na modalidade ORDINÁRIA e EXTRAORDINÁRIAdia 11/04/2017, em Brasília, DF, no MCTIC- Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações , Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Sala dos Conselhos, às 11:30hs, se atendido o quórum disposto no parágrafo primeiro do art. 20 do Estatuto Social, ou em segunda convocação nos termos dispostos no parágrafo primeiro e segundo do art. 20 do Estatuto Social, no que couber. São considerados Associados, na forma do Art. 11 do Estatuto Social – as pessoas naturais presentes a assembleia de 03/12/1996 e os associados assim considerados nos Parágrafos desse mesmo artigo, excluindo os não participantes nas últimas três assembleias que antecederam a ocorrida em 15/09/2014, conforme deliberação aprovada naquela oportunidade. Serve esta para realizar a Assembleia Geral, visando aos associados deliberarem sobre a seguinte Ordem do Dia: ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

  • Apreciar mensagem do Presidente do Conselho de Administração, em cumprimento ao artigo 23, XIV, XV e XVI:
    • Relatório Anual e Prestação de Contas do ano de 2016 (Art.18, II Estatuto)
    • Plano de Ação e Investimentos 2017/18 (Art. 23, XV do Estatuto);
  • Orçamento 2017 (Art. 23, XVI e 32, parágrafo primeiro do Estatuto);
  • Aprovar a recondução ou substituição de membros do Conselho Fiscal (Art 9o. Regimento e Art. 18, I e 23, III do Estatuto);
  • Outros assuntos de interesse da entidade.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

  • Alteração Estatuto art 1º.– extinção da sede Campinas e transferência para Brasília

 

Brasília, 20 de março de 2017

Celso Pansera

Presidente do Conselho de Administração

Associação SOFTEX

Brasília, 16 de março de 2017 – O atual presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado, recebeu o prêmio “Personalidade Assespro Empresário de Destaque”, que é concedido aos empresários que mais contribuíram no avanço das propostas do setor nacional de Tecnologia de Informação nos últimos cinco anos.

Ruben Delgado, foi considerado o empreendedor destaque devido às significativas contribuições para o setor de TI. O empreendedor é presidente da Softex desde 2012 e neste período a instituição pôde chegar a números e resultados históricos. O Programa Brasil Mais TI possui mais de 280 mil estudantes cadastrados na plataforma, a área de Investimentos da instituição teve mais de R$3,2 bilhões em projetos analisados e enviados para o BNDES e na área Internacional as transações das empresas do Projeto Setorial, em parceria com Apex-Brasil, chegaram a R$1,9 bilhões, número que representa 45% do share de toda a operação internacional de software e serviços de TI no Brasil.

O Presidente da Assespro Nacional, Jeovani Salomão, destaca que as contribuições de Ruben Delgado foram realmente muito significativas, na medida que nos últimos cinco anos o empreendedor ocupou cargos de liderança em instituições do setor. “Se formos somar e olhar para este intervalo de tempo, o setor de TI teve uma série de benefícios. A Assespro teve uma grande transformação, graças a atuação de Ruben nós transferimos a sede para Brasília e tivemos uma maior aproximação dos pleitos do setor TI com os poderes executivo e o legislativo, isso em função do bom relacionamento que ele tem com as duas casas, o que tem permitido ao longo do tempo, fazer uma melhor defesa de políticas públicas em função deste posicionamento.” destaca o executivo.

Há 25 anos Ruben Delgado tem participação ativa no setor de TI, foi presidente da Assespro Nacional, é conselheiro das mais importantes instituições ligadas à área de tecnologia do país, entre elas, a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Comitê da Área de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC/CATI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (CONCITEC SECTI/Bahia) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Em 2012, foi nomeado pelo presidente da república para integrar o Conselho de Competitividade de TICs do Plano Brasil Maior e é acionista em 5 empresas de base tecnológica.

A solenidade oficial para entrega do prêmio aconteceu ontem, dia 15 de março, em Brasília e o empreendedor agradeceu pela homenagem. “Eu agradeço imensamente o reconhecimento e é um orgulho ser reconhecido pela Assespro, como personalidade da tecnologia e informação brasileira 2017. Isso coroa todo o esforço que tenho dedicado ao setor e divido esse prêmio com todas as pessoas que confiam no meu trabalho e que o apoiam, divido o prêmio com todos os líderes do setor, que se esforçam e que batalham em prol da tecnologia nacional e que buscam transformar o Brasil através da tecnologia e inovação. Sempre defendo que a tecnologia da informação é o caminho mais curto para o desenvolvimento econômico de um país, portanto é uma honra ser agraciado com esse reconhecimento.”

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O primeiro vídeo tem como tema os desafios de empreender

Inovação é a razão de ser do MIDI Tecnológico. Além de ser um local próprio para o desenvolvimento de ideias inovadoras, a incubadora, gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, quer continuar contribuindo para a construção de um ecossistema de startups cada vez mais forte e unido. Para isso, a instituição criou um canal no Youtube, o MIDITEC, para compartilhar experiências e conhecimentos sobre tecnologia, empreendedorismo e inovação. O endereço do canal é https://www.youtube.com/channel/UCsXd70l4WkSjAxLlAclEHiQ e a primeira playlist, que traz empreendedores falando sobre os desafios de empreender,  será lançada no dia 2 de março, quinta feira. Toda quinta-feira será lançado um novo conteúdo, que pode fazer parte de trilhas sobre investimento, modelos de negócios e liderança. Além de especialistas em assuntos técnicos, o canal divide com seus seguidores as histórias dos empreendedores incubados, seus erros e acertos. “O compartilhamento de ideias é o elo de construção entre um ecossistema criativo, inovador e estimulante, onde empreendedores e startups se desenvolvem rapidamente”, defende  Kamila Bittarello, coordenadora técnica da incubadora. Luís Knihs, da empresa graduada do MIDI Lógica E, ajudou no desenvolvimento deste novo meio de comunicação da incubadora e o classifica como pioneiro.”Não se fala muito sobre o processo de incubação na internet. Além de trazer esse tema para discussão de uma forma atual, o canal ainda estimula a conversa entre empreendedores de Florianópolis que estão em diferentes níveis de maturidade, que muitas vezes, não tem um espaço para o compartilhamento de experiências”, destaca Luís Os interessados em contribuir com o canal, podem entrar em contato com o [email protected] . Críticas e sugestões também poderão ser feitas nos comentários dos vídeos. Sobre o MIDI

Selecionado quatro vezes como melhor incubadora do país pela Anprotec, o MIDI Tecnológico já ajudou no desenvolvimento de 108 empresas de tecnologia na Grande Florianópolis, o que representa cerca de 13% dos empreendimentos do setor na região. Por meio das mentorias e capacitações que oferece, a incubadora se preocupa há 18 anos em desenvolver ideias de negócios inovadores e empreendedores. O método utilizado ainda compreende aproximação com o mercado, investidores e empresários o que ajuda na validação do negócio, mandando para o mercado empresas com alto potencial de desenvolvimento: cerca de 85% dos negócios iniciados no MIDI ainda estão em funcionamento.

Estão abertas as inscrições para as Provas para Implementadores e Avaliadores do MPS.BR. A Softex – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – oferece novas oportunidades para os profissionais que desejam se tornar Implementadores ou Avaliadores dos modelos MPS de Software, de Serviços e de Gestão de Pessoas.

As provas acontecem em todo o Brasil, nos dias 24 e 31 de março e 28 de abril de 2017. Os requisitos e detalhes para realização das provas podem ser conferidos nos comunicados divulgados no site da Softex: http://www.softex.br/MPSBR/#evento

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