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Nos dias 22 e 23 de maio, Macapá receberá a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, uma iniciativa da Suframa que tem por objetivo não apenas fomentar o desenvolvimento regional, mas gerar condições favoráveis para a melhoria do ambiente de negócios da região.

Gratuito, o evento em seu primeiro dia reunirá palestrantes para uma exposição detalhada dos benefícios presentes na Lei de Informática; dos mecanismos de funcionamento e resultados da Política de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I), que é administrada pela Suframa; e das ações voltadas à estruturação do desenvolvimento regional.

No segundo dia, serão abordados temas relativos aos Incentivos Fiscais e aos benefícios gerados pelo cadastramento junto à Suframa, bem como será promovida a apresentação de projetos industriais e agroindustriais para obtenção de incentivos fiscais, através da parceria entre Sudam e Basa.

Ainda no segundo dia do encontro será realizada uma atividade paralela com os Programas Prioritários, o Pitch Day, gerando a oportunidade de atrair startups para o Programa Prioritário de PPBio, PPI 4.0 e PPEI. Os participantes do Pitch Day detalharão as formas de investimento feitas e apresentarão seus negócios para atores do ecossistema de investimentos e potenciais parceiros.

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Por Mário Pereira
Agência Softex

Nesta quarta-feira, 15, às 14h00, a Softex promoverá uma live exclusiva em sua página do LinkedIn com o seu time de especialistas que acompanhou in loco Web Summit 2024, um dos mais importantes encontros de tecnologia e inovação do mundo. O evento contará com a presença de renomadas lideranças de projetos da Softex, incluindo Vic Ribeiro, líder operacional de Projetos do programa IA2; e Barbara Lima, líder de inovação dos projetos Via e Conecta.

Durante a transmissão, os participantes compartilharão suas percepções e experiências marcantes do Web Summit, contextualizando o evento em relação ao cenário atual da inovação e tecnologia. Além disso, destacarão as principais palestras e painéis que participaram, abordando as tendências emergentes, as inovações apresentadas e as oportunidades identificadas.

A expectativa é que a live proporcione uma visão abrangente do que foi discutido e vivenciado durante o Web Summit 2024, oferecendo insights valiosos para profissionais e entusiastas da tecnologia interessados em estar por dentro das últimas novidades do setor.

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Por Fabrício Loureço
Agência Softex

A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, torna pública a abertura de inscrições para o chamamento público simplificado destinado à composição de equipe especializada para atuação em ações de fomento à internacionalização de empresas executadas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). As vagas são para atuação no Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), no Distrito Federal.

Os requisitos obrigatórios para ocupação da vaga são: 

  • Monitor (Bolsista): curso de graduação completo, em Comércio Exterior, Administração ou Relações Internacionais ou cursos correlatos, pelo menos 5 anos de graduação, experiência em áreas de comércio exterior e/ou gestão em empresas/órgãos e capacidade de liderança.

Obs: Será necessário que os candidatos apresentem documentação comprobatória (Atestado, declaração, certificado, diploma, dentre outros) dos requisitos referentes à formação acadêmica e experiência profissional.

De acordo com o regulamento, os candidatos passam pelas etapas de elegibilidade, análise curricular e de adequação do perfil e, por fim, de entrevistas.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de maio no  link

Fique ligado!

  • O edital, com todas as etapas do chamamento público serão publicadas no endereço www.softex.br/editais-e-chamadas .  
  • Caberá aos candidatos o acompanhamento e a verificação dos prazos e das etapas.
  • Dúvidas e informações sobre o processo seletivo, consulte nossa equipe pelo e-mail: [email protected] 

Como é de conhecimento de todos a compatibilidade do MR-MPS-SW com o CMMI é uma das decisões que nortearam as diversas versões do Guia Geral de Software. Foi lançada a versão 3.0 do CMMI. Para garantir a compatibilidade, fundamental para a existência e confiabilidade do MR-MPS-SW no mercado, será definida a versão 2024 do Guia Geral de Software por um grupo especializado. Esta nova versão estará publicada em 1º de junho de 2024.

As alterações no MR-MPS-SW tem reflexo no MR-MPS-SV pois alguns processos organizacionais são iguais ou muito semelhantes. Uma segunda fase do trabalho, também já contratado é a adequação do Guia Geral de Serviços para compatibilizar com os processos organizacionais do Guia Geral de Software.

Também serão realizadas pequenas alterações no Guia de Avaliação, mas serão apenas em notas explicativas.

As novas versões do Guia Geral MPS-SV e do Guia de Avaliação, também, estarão publicadas em 1º. de junho de 2024.

A existência de novas versões dos Guias MPS resulta sempre em impacto para empresas e Instituições Implementadoras com trabalhos em andamento. Neste caso, o maior impacto é para empresas que estão implementando os níveis F e E do MR-MPS-SW. O impacto no nível G é mínimo e não significativo.

Os impactos no MR-MPS-SV são bem menores pois afetam apenas processos organizacionais para compatibilização com o MR-MPS-SW:2024.

Avaliações realizadas no MR-MPS-SW:2023 e MR-MPS-SV:2023 não podem ter validade além de 1º de junho de 2027, para garantir a compatibilidade de empresas avaliadas MPS-SW com empresas com avaliação CMMI e compatibilidade entre os modelos MPS de software e serviços. Neste momento de transição, as empresas com implementação nível F ou nível E em andamento, podem escolher entre uma das opções abaixo:

  1. Realizar a avaliação seguindo o MR-MPS-SW:2023 ou MR-MPS-SV:2023, que deve estar finalizada até 31 de dezembro 2024, mas com prazo de validade fixo em até 1º de junho de 2027.
  2. Realizar a avaliação seguindo o MR-MPS-SW:2024 onde a evolução do MPS-SW- 2023 para o MPS-SW:2024 seja tratada como uma melhoria nos processos. Desta forma o trabalho embora iniciado na versão 2023, em um determinado momento evoluiria para a versão 2024. Sendo assim os processos organizacionais e pelo menos um projeto devem evidenciar os resultados introduzidos na versão 2024. Estas avaliações devem estar concluídas até 31 de dezembro de 2024 e terão validade de 3 anos.
  3. Realizar a avaliação seguindo o MR-MPS-SV:2024 onde a evolução do MPS-SV- 2023 para o MPS-SW:2024 seja tratada como uma melhoria nos processos. Desta forma o trabalho embora iniciado na versão 2023, em um determinado momento evoluiria para a versão 2024. Sendo assim os processos organizacionais devem evidenciar os resultados introduzidos na versão 2024. Estas avaliações devem estar concluídas até 31 de dezembro de 2024 e terão validade de 3 anos.
  4. Avaliações níveis G, D ou superiores devem realizar a avaliação no MR-MPS-SW:2024 e/ou MR-MPS-SV:2024 a partir de 1º de junho de 2024 quando entra em vigência as versões 2024 dos dois modelos.

As Instituições Implementadoras devem comunicar ao coordenador da ETM-avaliação com cópia para Softex ([email protected]), informando: (i) o nome da empresa; (ii) nome da II; (iii) modelo e nível MPS; (iv) opção escolhida (1, 2 ou 3); (v) data prevista para avaliação. Só estarão incluídas no período de transição as empresas que tiverem feito esta comunicação até 30 de junho de 2024. É possível mudar a opção, mas para isso a Instituição Implementadora deve fazer nova comunicação à ETM-avaliação atualizando as informações acima.

De acordo com a pesquisa “IA Generativa: O que os consumidores desejam”, realizada pela Thoughtworks com 10 mil consumidores de 10 países, o Brasil é o segundo país mais entusiasmado com a Inteligência Artificial Generativa, atrás apenas da Índia. O terceiro lugar ficou com Singapura. Esse otimismo já não é compartilhado pela Alemanha, Países Baixos e Reino Unido.

Mesmo com dúvidas, 67% dos brasileiros entrevistadas estão mais propensos a comprar de uma empresa que usa IA Generativa em seus processos. No entanto, é importante que as empresas sejam transparentes (86%) e proativas (93%) em como os dados são usados. Além disso, 95% das pessoas acreditam que as marcas poderiam utilizar a tecnologia para serem mais inovadoras. 

Os números refletem a expectativa de que as corporações utilizem esses modelos para aprimorar ideias e serviços e que seja oferecida uma experiência personalizada ao usuário. Para 54%, entretanto, a falta de toque humano nos negócios pode desmotivar a compra. 

Apesar do sentimento positivo entre os brasileiros, o assunto também desperta receios com o possível uso indevido de dados, disseminação de fake News e vieses preconceituosos.

Muitas pessoas têm um celular de última geração, mas não sabem como aproveitar tudo o que ele oferece. Acontece o mesmo com a Inteligência Artificial Generativa. É uma tecnologia em ascensão com bastante espaço a ser explorado e o desconhecido acaba gerando receio”, explica Rosi Teixeira, Diretora de Tecnologias Emergentes e Comunidades da Thoughtworks Brasil.

Preocupações com a segurança de dados, ética e privacidade

A manipulação de dados sem consentimento está entre os maiores receios dos entrevistados (74%), seguido pela desinformação (64%), conteúdo prejudicial (57%), plágio (54%) e preconceito (43%).  Entende-se, portanto, a necessidade de haver um equilíbrio entre a busca pela inovação por meio da Inteligência Artificial Generativa e sua utilização responsável.

A pesquisa aponta ainda que os impactos às empresas causados pelo uso indevido da IA Generativa devem incluir danos à reputação (65%) e questões legais e regulatórias (64%).

Para que a IA Generativa atinja todos os seus potenciais com sucesso e promova uma inovação adequada, as empresas precisam assegurar um uso responsável e ético. Isso porque o estudo mostra que 94% das participantes afirmaram terpreocupações éticas em relação ao uso da tecnologia.

Regulamentações devem trazer consequências a quem não as segue

Neste cenário, as regulamentações entram como medidas necessárias para responsabilizar o uso indevido e inapropriado da IA Generativa. 72% dos entrevistados esperam que as leis sejam capazes de garantir que as empresas deixem claro como os dados são usados, enquanto 64% querem que as regulamentações exijam transparência proativa das corporações.

Apesar dos desejos de uma regulamentação adequada, 54% não confiam que as empresas possam cumpri-la. Portanto, o papel dos governos em incentivar a justiça, a inclusão e a responsabilização na concepção e implementação da GenAI é fundamental.

Regulamentação

Os dados globais apontam que há interesse na IA Generativa em todo o mundo, já que 72% dos entrevistados mostram-se entusiasmados com este assunto e 68% afirmam que é essencial que a regulamentação não desencoraje a inovação empresarial.

A maioria (90%) concorda que as regulamentações governamentais são necessárias para responsabilizar as empresas pela forma como usam a IA Generativa. Se uma empresa falhar em incorporar responsabilidade e ética em sua utilização, 93% das consumidoras entrevistadas acreditam que ela corre o risco de enfrentar prejuízos, como questões legais e regulatórias (65%) e danos à reputação (65%).

Com isso, os negócios precisam ser transparentes sobre o uso da IA Generativa, caso contrário, correm o risco de perder clientes atuais e prospecções. A maior parte das pessoas consumidoras (85%) preferem organizações que mantém transparência e igualdade no uso da IA Generativa.

A pesquisa também aponta que 68% acreditam que os negócios devem continuar inovando com a IA Generativa em um ritmo acelerado enquanto regulamentações efetivas são desenvolvidas pelo governo. E para que as organizações usem essa tecnologia de forma responsável, os consumidores acreditam que as regulamentações devem especificar às empresas de que forma os dados são usados (68%), garantir que não haja conteúdo ilegal sendo gerado (63%) e divulgar quando o conteúdo foi gerado por IA Generativa (62%).

IA para conquistar o coração dos consumidores

Conforme demonstrado por pesquisas, os consumidores estão inclinados a apoiar o uso de IA Generativa por empresas visando melhorar a experiência de interação com as marcas.

Um caso de uso com alto potencial é a hiperpersonalização, uma estratégia que utiliza dados e algoritmos inteligentes para adaptar experiências de forma altamente personalizada para cada usuário. A pesquisa aponta como casos de sucesso uma empresa do setor financeiro no continente asiático conseguiu aumentar seus depósitos em mais de 40%, enquanto outra empresa do ramo de moda na Europa aumentou a receita média por usuário em 17%, adotando a abordagem de hiperpersonalização.

Confira todos os insights da pesquisa aqui

Em comemoração a seus 90 anos de fundação, a Universidade de São Paulo (USP) promoveu um curso gratuito de Inteligência Artificial durante o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). 

O objetivo do encontro, realizado com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), foi compartilhar um pouco do conhecimento de IA de grupos de pesquisa da Universidade com o público interessado, colaborando assim para um melhor entendimento sobre essa tecnologia, suas potencialidades e limitações.

Na oportunidade, foi apresentada uma visão geral da IA e abordadas duas áreas relacionadas de grande destaque na atualidade: o Processamento de Linguagem Natural e a Visão Computacional. O curso, com duração de seis horas, foi ministrado por Thiago Alexandre Salgueiro Pardo (ICMC-USP), Roberto Marcondes Cesar Junior (IME-USP), Roberto Hirata Junior (IME-USP) e Nina Sumiko Tomita Hirata (IME-USP).

Criada em 1934, USP é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Sua graduação é formada por 183 cursos, dedicados a todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa, com mais de 58 mil alunos. A pós-graduação é composta por 239 programas, com cerca de 30 mil matriculados. Atualmente, a USP é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira.


Por Karen Kornilovicz

Agência Softex

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