Pesquisar
Close this search box.

Representantes da EspressoLabs, do Instituto Iracema, da Argotechno e da diagnext, bem como de oito projetos participantes da segunda edição do Programa IA2,  iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realizada com o apoio da Softex para pré-aceleração de projetos de pesquisa, foram recebidos no estande da Ericson no Mobile World Congress (MWC), o maior evento de conectividade do mundo que terminou na última quinta-feira (29) em Barcelona, na Espanha. O objetivo do encontro foi apresentar os mais recentes insights da gigante de tecnologia sueca envolvendo 5G, Inteligência Artificial (IA), 6G e APIs em experiências imersivas. 

A OncoAI trabalha no desenvolvimento de produtos que reduzem a probabilidade de recidiva de câncer de mama e de pulmão a depender do protocolo de tratamento oferecido ao paciente. “Acompanhei todas as palestras sobre heathtechs e fiquei muito satisfeita em perceber que nossa oferta está em sintonia com as preocupações do mercado”, disse a Dra. Mariana Zuliani, CEO da OncoAI.

Hoje, a porcentagem de rescisão de câncer de mama e de pulmão no Brasil é de 30% e de 40%, respectivamente. “Nossa solução visa aumentar a sobrevida livre de recidiva da doença e também os custos das operadoras de saúde”, complementa a Dra. Mariana Zuliani.

Outra integrante do Programa IA2, a KeroW, que dedica sua pesquisa ao reconhecimento individual de bovinos e suínos por meio da captura de imagens com apoio de redes neurais convolucionais e IA, desembarcou no MWC24 em busca de parcerias, de oportunidades de negócios, de financiamento e, também, de fornecedores de hardware para a solução.

“Enfrentamos o desafio da conectividade no campo, onde a transmissão de dados é normalmente mais difícil. No MWC tivemos a oportunidade de nos reunir com fornecedores baseados na América Latina e também na Coreia que podem nos ajudar a mitigar essa adversidade”, explica Vanessa Weber, diretora-executiva da KeroW.

Integrada por hardware e software, a solução da KeroW confere agilidade e confiança aos dados aferidos sobre cada animal e auxilia em protocolos de medicação e alimentação, além de colaborar para o bem-estar animal.

Interesse internacional nas empresas brasileiras – Presentes ao MWC pelo 13° ano consecutivo, as empresas brasileiras – Agile Inc, Argotechno, BR.Digital, bycoders, CI&T, Click Alert, Diagnext.com, Espresso Labs, Evo Systems, Fenix DFA, iblue Consulting, Instituto Iracema, KnowCode, LinkedBy, Nextage, Positivo, Pulsus, Stefanini, Urgent Care, Venko Networks e W5 – tiveram agenda cheia de reuniões previamente confirmadas com parceiros e clientes potenciais, bem como com representantes de agências de fomento de Israel, Espanha, França, Catalunha, Canadá e Holanda.

A participação nacional foi mais uma iniciativa do Programa Brasil IT+, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Softex, contando para sua realização com o apoio do Consulado do Brasil no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Até o próximo dia 2 de março, o Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, receberá a etapa classificatória para mundial de robótica com mais de 2 mil estudantes. E a delegação do Manna_Team já está em Brasília para a demonstração e aproximação de universidades e escolas.

O  Manna Robotics é uma das maiores iniciativas de Robótica do Brasil e do mundo, congregando universidades e escolas públicas em ações e atividades que envolvam as diversas oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal proporcionados pela Robótica.

O torneio é, na verdade, uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e desenvolvimento de softskills além de promover a capacitação  técnica em disciplinas importantes tais como programação, mecânica, elétrica e eletrônica, robótica e automação, uso de CAD (Computer-Aided Design), que são essenciais para a construção de robôs e habilidades.

Este ano, as equipes formadas por estudantes do Manna_Team do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli e do Colégio Estadual de Curitiba, foram classificadas e inscritas para a etapa nacional dos torneios nacionais da FIRST. Nesta temporada, as equipes do Manna Robotics participam de dois torneios: a   FIRST ® Robotics Competition (FRC) e a A FIRST@ Lego League e First Tech Challenger.

O técnico dos times Manna Roosters FLL e Manna Rooster 7033 do Colégio Padre Morelli de Curitiba é o Prof. Thadeu Roosters e o técnico do time Manna ACRUX  do Colégio estadual é o Prof. Tony Marcio, ambos são professores da rede estadual do Paraná, mestres em educação e líderes do Manna Robotics no Manna_Team,  a teia de cientista com sede na Universidade Estadual de Maringá coordenada pela professora Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, líder do Manna_Team, que acompanha os times em Brasília durante o torneio.

“A missão desta delegação de paranaense, formada por estudantes e professores das escolas públicas estaduais, professores da rede municipal e professores universitários é trazer o campeonato para o Paraná ou promover um campeonato nosso que possa incentivar, engajar  e motivar jovens e adultos. Como líder, também quero acentuar o crescimento dos nossos estudantes do Manna Robotics, bem como o apoio do Diretor do Padre Morelli e da Diretora do Colégio Estadual. Tudo o que vemos aqui é a política pública em ação com apoio da Fundação Araucária, da SETI, do CNPq, do MCTI e da Softex. Um baita exemplo”, explica a professora Linnyer.

Além da líder do Manna_Team, o professor Rodrigo Calvo e o doutorando Tiago Madrigar da UEM e as professoras Alessandra Rigoldi e Ozanete Penga, professoras da rede municipal de Cianorte-Paraná, participarão dos torneios em Brasília, compondo a delegação Manna Robotics.

Fundado no ano 2000, o Manna se destaca na formação de talentos que realizam ensino, pesquisa, extensão e inovação em Tecnologias Exponenciais, aquelas que contribuem para mudanças rápidas na sociedade, aquelas que são disruptivas tais como: Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things, conhecido como IoT),  Internet dos Drones (do inglês, Internet of Drones, conhecido como IoD), Internet Robóticas das Coisas  (do inglês, Internet of Robotic Things, conhecido como IoRT), Internet de Todas as Coisas (do inglês, Internet of EveryThings, conhecido como IoE) – próteses biônicas e interface cérebro computador, Inteligência Artificial (IA), Jogos, Metaverso, Computação Quântica com vistas a diferentes cenários e mercados, bem como na área de Educação 5.0 – onde o grupo é pioneiro em pesquisas e práticas no mundo

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

O Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da entidade, lançou no estande do Brasil IT+ no Mobile World Congress (MWC), o  evento mais influente do mundo para a indústria de conectividade, a segunda publicação da série “Observando”.

Oferecendo uma análise de dados e insights sobre as mais recentes tendências que estão moldando o mercado de tecnologia, este volume volta sua atenção para as tendências de mercado, iniciativas governamentais e desafios envolvendo o tema do momento: a Inteligência Artificial (IA).

Em um ano revolucionário para a IA, ela volta a integrar a pauta da programação do MWC para entendermos melhor de que forma a relação simbiótica entre os humanos e a IA está influenciando não apenas o uso e a disseminação dessa tecnologia, mas também nossos estilos de vida e de trabalho.

Não é sem razão que o mercado global de IA experimenta um crescimento significativo, impulsionado por avanços em aprendizado profundo, IA orientada por dados e o aumento constante no volume de dados gerados, algumas das principais tendências dessa tecnologia para 2024, segundo dados apurados por diversas consultorias.

Para os anos de 2024 e 2025, prevê-se um aumento substancial na receita global de softwares de IA, com um notável aumento de 32,4% em 2024 e um salto superior a 77% em 2025, em comparação com a receita registrada em 2023.

Até 2025, conforme analisado pelos especialistas do Observatório Softex, a IA Generativa (IAG)  se tornará uma parceira da força de trabalho em 90% das empresas de todo o mundo. Há também uma tendência crescente de as máquinas atuarem como clientes, como, por exemplo, veículos que fazem autodiagnóstico e encomendam peças defeituosas e impressoras que solicitam tinta automaticamente.

Brasil busca superar barreiras – O Brasil se destaca como o maior consumidor de IA na América Latina, com 63% das empresas nacionais utilizando alguma forma de IA em diversos setores, como automotivo, farmacêutico, agronegócio, saúde e cidades inteligentes.

Outra iniciativa importante envolve a Advocacia-Geral da União (AGU) adotando IA para aprimorar a eficiência em processos judiciais. Utilizando a tecnologia GPT-4 embarcada na solução Azure OpenAI, a AGU visa potencializar o trabalho de advogados e otimizar processos.

“Apesar do crescimento e das oportunidades no mercado de IA, as empresas brasileiras enfrentam desafios na adoção dessa tecnologia, incluindo limitações financeiras, falta de estratégia e conhecimento, acesso limitado a dados, riscos de infraestrutura de terceiros e desafios regulatórios. Superar esses obstáculos exige esforços combinados, envolvendo investimento em infraestrutura digital, programas de educação e treinamento para desenvolver habilidades em IA, e o estabelecimento de estruturas regulatórias claras e favoráveis para a IA”, destaca Ruben Delgado, presidente da Softex.

A adoção e aplicação da IA no Brasil estão em uma trajetória de expansão significativa, impulsionadas por iniciativas governamentais e respostas corporativas, alinhando-se à tendência de crescimento acelerado do mercado global. A estimativa de uma Taxa Composta de Crescimento Anual (CAGR) superior a 16,9% no mercado global de IA nos próximos cinco anos destaca o momentum.

O governo brasileiro está ativamente envolvido na promoção da inovação e adoção de IA por meio de iniciativas-chave como a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), recomendando ações estratégicas em nove eixos temáticos.

Passos concretos incluem a promoção da abertura de dados governamentais, o estabelecimento de sandboxes regulatórios, incentivos a startups tecnológicas atuando nesse campo e investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em áreas de fronteira.

Um exemplo de sucesso nesse sentido é o Programa IA2 MCTI.  Em sua segunda edição, ele está promovendo a transição de 35 projetos tecnológicos regionais para soluções reais prontas para o mercado. O Programa apoia projetos de tecnologia a desenvolverem soluções com o uso de Inteligência Artificial e Inovação Aberta. Ele é uma iniciativa realizada pelo CNPQ, com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, juntamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e executado pela Softex.

Necessidade de regulação e riscos envolvidos – Reconhecendo a necessidade de regular a IA em várias esferas da sociedade, o Projeto de Lei 2338/2023, em tramitação no Senado estabelece normas, diretrizes, princípios, direitos, deveres e instrumentos de governança para a IA, com o objetivo de dotar o país de uma legislação que estimule a IA e proteja os cidadãos do seu mau uso.

“É essencial ressaltar que apesar de a inteligência artificial prometer avanços incríveis, sua adoção desenfreada sem consideração ética pode desencadear consequências imprevisíveis e potencialmente perigosas para a sociedade. Para que o Brasil participe ativamente dessa revolução tecnológica e de mercado, além da necessária regulamentação é  preciso contornar a escassez de talento especializado, os elevados investimentos em infraestrutura, bem como a manutenção de políticas públicas eficazes”, alerta Ruben Delgado.

O Mobile World Congress prossegue até a próxima quinta-feira em Barcelona, na Espanha. A participação nacional no evento é mais uma iniciativa do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex e realizado com o apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

Baixe o artigo completo sobre A Avalanche da IA da série Observando clicando aqui

Karen Kornilovicz
Agência Softex

Agência Softex

A LinkedBy apresenta esta semana no Mobile World Congress (MWC), o maior evento de conectividade do mundo, a “PedAlgo”, solução inovadora de inteligência artificial para recomendação de pedidos completo b2b (business to business).

Tendo em seu portfólio de clientes marcas como Coca-Cola, Heineken e Nestlé, a LinkedBy dedica-se a desenvolver soluções de otimização e rentabilidade para empresas dos mais diversos segmentos e portes oferecendo ferramentas de planejamento tático e estratégico, entre as quais Inteligência Artificial aplicada na recomendação de pedidos completos B2B; rastreamento das entregas e equipes de vendas ou serviços e trade marketing.

“Participar do MWC pela terceira vez é parte de nossa estratégia em busca de inovação, visibilidade e colaboração em escala global. Além disso, o evento se tornou um ponto de encontro para as mentes mais brilhantes do setor. Estamos em busca de leads e de possíveis parceiros estratégicos que possam nos ajudar a explorar novos mercados no exterior, reduzindo assim os riscos de investimento e o ciclo de vendas. Iniciamos nossa jornada de internacionalização em 2012 e hoje temos em nosso radar Canadá, México, Chile, Portugal e Espanha como mercados-alvo potenciais”, destaca Douglas Bermeijo, CEO Grupo LinkedBy.

Até a próxima quinta-feira (29), os visitantes do MWC poderão conhecer na demonstração do “PedAlgo” de que forma a IA está sendo empregada pela LinkedBy para personalizar e aprimorar as estratégias de vendas através da identificação das preferências do cliente e sugestão de produtos relevantes.

Para sugerir o pedido, a nova ferramenta analisa um extenso volume de dados de forma automatizada, como os históricos de compras; políticas comerciais do fabricante; sazonalidade; eventos; informações socioeconômicas; efeito de aumento ou redução de preços e promoções; particularidades da relação entre o distribuidor e cliente; agrupamentos de compradores com características similares em um mesmo bairro, cidade ou região geográfica, resultando em recomendações personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada ponto de venda.

“Entrar em mercados internacionais diversifica as fontes de receita e reduz a dependência de um único mercado, além de impulsionar nossa área de inovações. Ela também permite acesso a profissionais de diferentes partes do mundo, o que proporciona diversidade de pensamento e uma abordagem mais holística na resolução de problemas”, conclui Douglas Bermeijo.

A participação nacional na 36ª edição do MWC é uma iniciativa do Programa Brasil IT+, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Softex, contando para sua realização com o apoio do Consulado do Brasil no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

Além da LinkedBy, integram o estande do Brasil (Hall 1 estande 1C50) Agile Inc, Argotechno, BR.Digital, bycoders, CI&T, Click Alert, Diagnext.com, Espresso Labs, Evo Systems, Fenix DFA, iblue Consulting, Instituto Iracema, KnowCode, LinkedBy, Nextage, Positivo, Pulsus, Stefanini, Urgent Care, Venko Networks e W5.

Acompanhe todos os detalhes do MWC 2024 nas redes sociais da Softex: LinkedIn, Facebook, Instagram e X. 

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Depois de participar do Mobile World Congress (MWC) em 2023 como prospectora e firmar durante o evento o seu primeiro negócio no exterior, o Instituto Iracema está de volta ao maior evento de conectividade do mundo com um projeto ambicioso: levar suas tecnologias de inclusão para países da Europa e da África.

“No ano passado, firmamos a realização de um projeto-piloto em Moçambique. Alfabetizar em braile é um desafio. Por isso, desenvolvemos uma série de soluções de  tecnologia para simplificar a capacitação de pessoas cegas ou de baixa visão”, explica Neyrobson Vasconcelos, CFO do Instituto Iracema.

No MWC 2024, o Instituto Iracema está apresentando o alfabetizador bidirencional Eduka Braile que facilita o aprendizado; o Reglete Eletrônico, versão high tech de um dos primeiros instrumentos criados para a escrita braile; o note braile e a impressora braile de baixo custo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que entre 40 e 45 milhões de pessoas no mundo são cegas, e outros 135 milhões sofrem limitações severas de visão. “O braile é uma linguagem universal e temos aqui em Barcelona reuniões agendadas com representantes da União Europeia e de países africanos interessados em adotar nossas soluções. As negociações estão em estágio avançado”, acrescenta Neyrobson Vasconcelos.

Apesar de observar com atenção as oportunidades do mercado internacional, o Instituto Iracema segue atuando com força no Brasil e em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) trabalha com o Ministério da Educação (MEC) para disponibilizar esse conjunto de soluções nas escolas públicas do país.

“No Brasil, mais de 7 milhões de pessoas apresentam alguma deficiência visual, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Deste total, cerca de 580 mil são completamente cegas e mais de 6,5 milhões apresentam baixa visão, seja por consequências congênitas ou adquiridas ao longo da vida. Em um mundo cada vez mais inclusivo, integrar esse grupo à sociedade enriquece a diversidade e amplia oportunidades e perspectivas para todos”, conclui o CFO do Instituto Iracema.

A participação nacional na 36ª edição do MWC é uma iniciativa do Programa Brasil IT+, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Softex, contando para sua realização com o apoio do Consulado do Brasil no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

Além do Instituto Iracema, integram o estande do Brasil (Hall 1 estande 1C50) Agile Inc, Argotechno, BR.Digital, bycoders, CI&T, Click Alert, Diagnext.com, Espresso Labs, Evo Systems, Fenix DFA, iblue Consulting, KnowCode, LinkedBy, Nextage, Positivo, Pulsus, Stefanini, Urgent Care, Venko Networks e W5.

Acompanhe todos os detalhes do MWC 2024 nas redes sociais da Softex: LinkedIn, Facebook, Instagram e X. 

Impressora braile de baixo custo
Note braile

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

A diagnext.com, primeiro provedor de telecomunicações especializado em saúde digital sem fronteiras do Brasil, retorna ao Mobile World Congress (MWC), o evento mais influente do mundo para a indústria de conectividade, buscando ampliar sua interação com novas empresas, bem como rever parceiros em potencial. O evento teve início nesta segunda-feira (20) em Barcelona, na Espanha.

“Só seremos conhecidos se formos vistos e o MWC nos permite contemplar o melhor do mercado internacional de tecnologia da informação em um único espaço e dar a visibilidade que precisamos às nossas soluções. Já atuamos no exterior a partir de nosso escritório em Braga, Portugal, e temos como mercados-alvos a Espanha e também a África. Nossa tecnologia está em conformidade com certificações modernas da ISO 13.485:2016 em Medical Devices, o que é um grande diferencial”, destaca Leonardo Mello, co-owner da diagnext.

Segundo o executivo, vivemos um cenário no qual o planeta como um todo demanda o conhecimento e a experiência em projetos de operação de saúde como os desenvolvidos pela diagnext. “Um dos casos de sucesso que fazemos questão de sempre apresentar é o projeto de implantação de nosso sistema em 20 hospitais do interior da Floresta Amazônica – um dos ambientes mais hostis do mundo – e que viabilizou a realização centenas de milhares de exames radiológicos, inclusive de emergência. Com esses dados, estamos construindo o primeiro laboratório de inteligência artificial para fins sociais regionais com uma diversidade de parceiros”, destaca.

Fazendo sua estreia no evento, a Urgent Care apresenta sua solução de convergência tecnológica que visa agilizar completamente o atendimento e a gestão de uma Central de Regulação de Urgências e Emergências.

“Estamos em busca de representantes comerciais e de parceiros para uma joint-venture Business-to-Government (B2G) em Healthtech para levar nossa solução para outros países. Nosso principal diferencial está na premissa de que sabemos que cada centro de regulação é único, portanto, nossa solução é totalmente customizável com o objetivo de se adaptar às necessidades de cada cliente”, explica Isamar Maia, diretor-executivo do Urgent Care.

Já em utilização do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Salvador, o segundo maior centro do Brasil, o sistema depois de implementado melhorou o  suporte à decisão e reduziu o número de trotes ao identificar quem faz a ligação.

Além da diagnext.com e da Urgent Care, integram a delegação brasileira as empresas Agile Inc, Argotechno, BR.Digital, bycoders, CI&T, Click Alert, Espresso Labs, Evo Systems, Fenix DFA, iblue Consulting, Instituto Iracema, KnowCode, LinkedBy, Nextage, Positivo, Pulsus, Stefanini, Venko Networks e W5.

A participação nacional no MWC pelo 13° ano consecutivo é uma iniciativa do Programa Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, contando para sua realização com o apoio do apoio do Consulado do Brasil no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

Acompanhe todos os detalhes do MWC2024 nas redes sociais da Softex: LinkedIn, Facebook, Instagram e X. 

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima