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Começou hoje (20), em Barcelona, na Espanha, a 36ª edição do Mobile World Congress (MWC), o evento mais influente do mundo para a indústria de conectividade. Com uma delegação integrada por 21 empresas, o Brasil (Hall 1 estande 1C50) está presente pelo 13° ano consecutivo ao evento, que deverá receber mais de 80 mil visitantes. São elas: Agile Inc, Argotechno, BR.Digital, bycoders, CI&T, Click Alert, Diagnext.com, Espresso Labs, Evo Systems, Fenix DFA, iblue Consulting, Instituto Iracema, KnowCode, LinkedBy, Nextage, Positivo, Pulsus, Stefanini, Urgent Care, Venko Networks e W5.

A participação nacional é uma iniciativa do Programa Brasil IT+, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e aa Softex. Contando para sua realização com o apoio do Consulado do Brasil no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

“Além de contribuir para fortalecer a presença de nossas companhias no mercado global, nossa participação em um evento desta relevância é fundamental para o mapeamento de oportunidades de negócios e das principais tendências do mercado mundial”, destaca Ruben Delgado, presidente executivo da Softex.

Em seu primeiro MWC, a NextAge, provedora de serviços de desenvolvimento de software e apps visando a transformação digital das empresas, espera que o evento ajude a companhia – que já possui cliente em nove países – a dar continuidade ao processo de internacionalização para os Estados Unidos e para o mercado Europeu, em especial na Espanha e em Portugal.

“Estamos otimistas em relação às novas conexões que o evento pode nos proporcionar para levar o Outsourcing 2.0 para o velho continente. Trata-se de uma metodologia inédita no mercado que mitiga os principais problemas da alocação de times de desenvolvimento de softwares atual, resultando em um aumento de produtividade e na redução de custos”, explica Juliano Haus, diretor-executivo e sócio da NextAge.

Também estreando no MWC, a Espresso Labs, laboratório de inovação que concentra soluções em tecnologia, aposta no potencial de networking do evento para dar seguimento à sua estratégia de internacionalização.

“Já contamos com clientes na Bélgica, Espanha e Reino Unido. Desde 2023, temos investido na participação de eventos no exterior e na construção de relacionamentos no mercado europeu. Este ano, estamos considerando a possibilidade de uma parceria com um fornecedor estrangeiro para criarmos uma estrutura física na Europa”, comenta Eduardo Missaka, CEO & co-founder da Espresso Labs.

Nesta edição, o MWC tem como  tema central Future First que será explorado em seis subtemas que buscam refletir as mais recentes tendências e tecnologias. São eles: 5G e além, Conectando Tudo, Humanizando a IA, Manufatura DX, Game Changers e Nosso DNA digital.

Acompanhe todos os detalhes do MWC2024 nas redes sociais da Softex: LinkedIn, Facebook, Instagram e X. 

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

A PecSmart, startup de gerenciamento da cadeia da pecuária, anunciou a abertura de uma rodada de investimento na plataforma de financiamento coletivo EqSeed. A meta é arrecadar R$ 670 mil para investimento em pesquisa e desenvolvimento e no reforço do time comercial. Os investidores interessados podem realizar aportes a partir de R$ 5 mil.

O objetivo principal da agtech é tornar a produção mais inteligente a partir da gestão ágil da informação, obtida de forma automática, sem a necessidade de alimentar os sistemas ou planilhas com dados coletados manualmente.

Empregando inteligência artificial e internet das coisas (IoT), as tecnologias desenvolvidas pela PecSmart fornecem de forma automatizada inputs valiosos para a agroindústria – tanto nas granjas quanto em unidades de armazenamento e beneficiamento de grãos, facilitando a gestão operacional e combinando métricas para o gerenciamento de dados com foco no incremento do retorno e aumento da produtividade.

Seu portfólio contempla três soluções: o SMARTCAM, para monitoramento do peso dos animais de forma automática 24 horas por dia, 7 dias por semana; SMARTMIC, para acompanhamento de tosse em suínos; e SMARTFEED, para o monitoramento de silos, fluxo de ração e comedouros.

“A vantagem dessas tecnologias para a agroindústria é a extração de dados em tempo real para a tomada de decisão. Conseguimos obter sobre dados de estoque de grãos, consumo de ração, desempenho e sanidade para otimizar a produção, reduzir custos e aumentar a rentabilidade”, explica Diego J.Kurtz, CEO da PecSmart.  

A PecSmart foi acelerada com o apoio da Aceleradora HARDS, hoje no portfólio MOA Ventures, durante a primeira edição do programa IA² MCTI, gerenciado pela Softex.Essa rodada de financiamento via EqSeed complementa o investimento de R$ 2 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para aplicação no aprimoramento da tecnologia de IA. Essa melhoria impactará a capacidade de escala, a otimização de manufatura e a robustez da versão de produto atual.

Atualmente, a PecSmart atende 15 clientes com mais de 300 equipamentos no campo. A meta para 2024 é chegar a mil unidades de equipamentos em campo, entre novos clientes e venda de uma versão mais completa e de maior valor do produto para os atuais consumidores, todas empresas de grande porte do mercado do agro. 

Para mais informações sobre o projeto de financiamento coletivo da PecSmart na EqSeed, clique aqui.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Com o objetivo de abrir oportunidades de negócios e fomentar a internacionalização das empresas nacionais para a Europa, o Brasil estará presente pelo 13° ano consecutivo no MWC 2024. O evento mais influente do mundo para a indústria de conectividade será realizado em Barcelona, na Espanha, de 26 a 29 de fevereiro.

A iniciativa faz parte das ações do Brasil IT+, desenvolvido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Softex. Este ano, a participação nacional conta com o apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

“Por ser multifacetado, abrangendo todos os segmentos e todo o ecossistema que orbita em torno da conectividade, o MWC é um importante fórum para realização de negócios e para a discussão das novas tecnologias que irão moldar o futuro da indústria. Nossa expectativa é de que o MWC24 gere cerca de US$ 10 milhões em negócios para a nossa delegação”, destaca Jéssica Dias, líder de Projetos Internacionais na Softex.

Apresentarão as suas soluções no pavilhão Brasil IT+ (Hall 1 estande 1C50): Agile Inc, Argotechno, BR.Digital, bycoders, CI&T, Click Alert, Diagnext.com, Espresso Labs, Evo Systems, Fenix DFA, iblue Consulting, Instituto Iracema, KnowCode, LinkedBy, Nextage, Positivo, Pulsus, Stefanini, Urgent Care, Venko Networks e W5.

Jéssica Dias ressalta que 60% das empresas brasileiras já participaram da edição anterior do evento. “Essa presença continua é importante para fortalecer o relacionamento com o público e para promover a consolidação de marca no MWC”, explica, acrescentando que reuniões de negócios já estão pré-agendadas com representantes da Ericsson, Qualcomm, Huawei, Nokia e Cisco e também com delegações da Espanha, Catalunha, Canadá, França e Holanda.

É o caso da veterana Pulsus, que marcou presença nas edições de 2019, 2022 e 2023. “Atendemos milhares de clientes em 14 países e nossa presença constante no MWC é uma forma de nos mantermos posicionados entre os líderes do mercado. Este ano, apresentaremos a recém-lançada Jornada da Mobilidade Corporativa, que acompanha cada etapa do crescimento das empresas com suas respectivas necessidades”, explica Vinícius Boemeke, CEO da Pulsus.

Depois de participar do MWC em 2028 e 2019, a Linedby, desenvolvedora de soluções de otimização e rentabilidade, retorna a Barcelona para apresentar sua plataforma PedAlgo, que aplica Inteligência Artificial e algoritmos potentes para  recomendação de pedidos completos na comercialização B2B.

“Iniciamos nossa jornada de internacionalização em 2012. Ela permite que a empresa alcance novos mercados e parceiros estratégicos, ampliando sua base de clientes e oportunidades de negócios, diversificando as fontes de receita e reduzindo a dependência de um único mercado. Além disso, o acesso a talentos globais proporciona diversidade de pensamento, inovação e uma abordagem mais holística na resolução de problemas. Além da Espanha, temos como mercados-alvo Portugal, Chile, México e Canadá, países que têm se mostrado mais receptivos às empresas brasileiras”, comenta Douglas da Silva Bermeijo, CEO Grupo LinkedBy.

Já a Expresso Labs, especializada no desenvolvimento de produtos digitais, faz sua estreia no MWC. “Para nós, a internacionalização é uma forma de expandir nossa base de clientes, garantir a sustentabilidade de nosso negócio e diluir o risco do mercado brasileiro. Já contamos com clientes na Bélgica, Espanha e Reino Unido e, portanto, temos experiência em atuar em diversos países com diferentes culturas. A Europa é nosso principal mercado-alvo e o evento, pelo seu perfil, é uma plataforma importante para identificarmos potenciais sinergias com fornecedores e clientes europeus”, analisa Thiago Yukio, CTO da Expresso Labs.

No ano passado, o MWC recebeu 2.400 expositores e mais de 88.500 visitantes de 202 países.

Brasil IT+ no MWC 2024
Data:
26 a 29 de fevereiro
Local: Fira Gran Via – Av. Joan Carlos I, 64 – Barcelona – Estande: Hall 1 estande 1C50

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

O Programa CI Inovador, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), abriu inscrições para os interessados em participar de sua residência em microeletrônica. Elas prosseguirão até o dia 15 de abril e a prova de seleção por aptidão será ministrada no dia 24 de abril.

Realizado pela Softex no âmbito do Programa Prioritário PNM Design Microeletrônica, o CI Inovador oferece 250 vagas na primeira fase – 30% delas reservadas para mulheres. Presencial em tempo integral, a fase de capacitação tem duração de seis meses (720 horas) e contempla duas opções de trilhas: Sistemas Digitais e Sistemas Analógicos (essa última com duas vertentes de conteúdo: Sistemas Analógicos Mixed-Signals – AMS ou Sistemas Analógicos de Radiofrequência – RF). Todas incluem temas de gestão e empreendedorismo, proporcionando uma imersão completa para formar profissionais altamente qualificados e fortalecer o ecossistema nacional do setor.

Os estudantes terão aulas teóricas e práticas desde a introdução à microeletrônica até os conteúdos específicos de cada trilha, além de participarem de feira com empresas do setor. Ao final, os alunos aprovados receberão certificado de conclusão pela universidade participante. Durante a residência será oferecida uma bolsa de estudos no valor de R$ 5.000,00 mensais.

“A parceria do MCTI com a Softex na execução do Programa CI Inovador possibilitará o desenvolvimento de talentos para o estratégico setor de microeletrônica. O Programa CI Inovador é parte de um conjunto de ações na área de semicondutores, visando impulsionar a competitividade, estimular o empreendedorismo e a inovação no País e acelerar a inserção do Brasil na revolução tecnológica proporcionada pela transformação digital”, destaca Henrique de Oliveira Miguel, secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital (Setad) do MCTI.

Podem se inscrever na residência profissionais com experiência e/ou formação na área de microeletrônica ou em áreas afins, como acadêmicos (pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação), empreendedores, profissionais de design house, entre outros.

“Estimular a entrada de mulheres no mercado de tecnologia e microeletrônica no Brasil é uma questão crucial e estratégica, pois isso não apenas promove a igualdade de gênero, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento econômico, inovação e progresso social”, ressalta Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.

Os cursos serão ministrados em 8 instituições parceiras: Universidade Federal de Brasília (UnB); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O Programa CI Inovador engloba três fases de formação: capacitação teórico-prática no Brasil, experiência internacional e desenvolvimento de um projeto in company e conta com o apoio da SBMicro, da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Para todos os detalhes sobre o programa e processo de inscrição para a residência, visite https://ciinovador.softex.br/.

Empreendedores, startups, corporações, PMEs, instituições de ciência e tecnologia e universidades:  a compartilharem suas experiências e desafios no ecossistema de inovação e empreendedorismo do país!

Suas vivências e percepções são extremamente importantes para a construção de nossas futuras iniciativas e para o desenvolvimento de ações mais alinhadas às demandas nacionais.

Dedique alguns minutos do seu tempo para responder à nossa pesquisa até o dia 23 de fevereiro. Clique aqui e nos ajude a transformar a inovação brasileira.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

O Brasil IT+ acaba de divulgar a relação das dez empresas selecionadas para participar do Programa Soft Landing USA.

A imersão ocorrerá em duas fases: 3 semanas virtuais e uma semana presencial em Miami. Serão no total 60 horas de capacitação, networking global, oportunidades de investimento, transferência de conhecimento, visibilidade de marca e suporte para crescimento sustentável.

Um conteúdo completo para ajudar essas companhias validarem sua estratégia de entrada ou de expansão de presença nos Estados Unidos, país responsável atualmente  por cerca de 70% das exportações de software e serviços de tecnologia do Brasil.

O Programa Soft Landing USA é mais uma das ações do Projeto Setorial Brasil IT+, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Softex.

Clique aqui e conheça as dez selecionadas.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

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