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Os analistas do Gartner apresentaram durante o Gartner IT Symposium/Xpo, realizado na segunda quinzena de outubro em Orlando, na Flórida, as 10 principais tendências tecnológicas estratégicas que as empresas deveriam explorar em 2024. 

De acordo com as previsões da consultoria, no ano que vem haverá um aumento de 8% nos investimentos mundiais com TI, com gastos chegando a um montante total de US$ 5,1 trilhões. Diante desse cenário, estar atento às novidades que prometem movimentar o mercado global é essencial.

Segundo Bart Willemsen, vice-presidente de Análises do Gartner, as transformações tecnológicas e incertezas socioeconômicas exigem a disposição de agir de forma audaciosa e estratégica para aprimorar a resiliência em vez de respostas improvisadas. “Os líderes de TI estão em uma posição única para traçar estrategicamente um caminho em que os investimentos em tecnologia ajudem a manter o sucesso de seus negócios diante dessas incertezas e pressões”, destaca.

Confira as principais tendências: 

  1. IA generativa democratizada

A IA generativa está se tornando democratizada pela confluência de modelos massivamente pré-treinados, computação em nuvem e código aberto. Até 2026, o Gartner prevê que mais de 80% das empresas terão usado APIs e modelos de IA generativos e/ou implantado aplicativos habilitados para IA generativa em ambientes de produção, contra menos de 5% no início de 2023. Os aplicativos de IA generativa podem tornar vastas fontes de informações – internas e externas – acessíveis e disponíveis para usuários empresariais. Isso significa que a rápida adoção da IA generativa democratizará significativamente o conhecimento e as competências nas empresas. 

  • Gestão de confiança, risco e segurança da IA

A democratização do acesso à IA tornou a necessidade de gestão de confiança, risco e segurança da IA (TRiSM) ainda mais urgente e clara. Sem barreiras de proteção, os modelos de IA podem gerar rapidamente efeitos negativos agravados que ficam fora de controle, ofuscando qualquer desempenho positivo e ganhos sociais que a IA permite. O Gartner prevê que, até 2026, as empresas que aplicam controlos AI TRiSM aumentarão a precisão da sua tomada de decisão, eliminando até 80% de informações defeituosas e ilegítimas.

  • Desenvolvimento Aumentado por IA

O desenvolvimento aumentado por IA é o uso de tecnologias de IA, como IA generativa e aprendizado de máquina, para auxiliar engenheiros de software no projeto, codificação e teste de aplicativos. A engenharia de software assistida por IA melhora a produtividade do desenvolvedor e permite que as equipes de desenvolvimento atendam à crescente demanda por software para administrar os negócios. Essas ferramentas de desenvolvimento baseadas em IA permitem que os engenheiros de software gastem menos tempo escrevendo código, para que possam dedicar mais tempo a atividades mais estratégicas, como o design e a composição de aplicativos de negócios atraentes.

  • Aplicações Inteligentes

As aplicações inteligentes incluem inteligência — que o Gartner define como adaptação aprendida para responder de forma adequada e autônoma — como uma capacidade. Essa inteligência pode ser utilizada em muitos casos de uso para melhorar ou automatizar o trabalho. Como capacidade fundamental, a inteligência em aplicações compreende vários serviços baseados em IA, como aprendizado de máquina, armazenamento de vetores e dados conectados. Consequentemente, os aplicativos inteligentes proporcionam experiências que se adaptam dinamicamente ao usuário.

Existe uma clara necessidade e demanda por aplicações inteligentes. De acordo com a pesquisa Gartner CEO and Senior Business Executive de 2023, 26% dos CEOs citaram a escassez de talentos como o risco mais prejudicial para suas organizações. Atrair e reter talentos é a principal prioridade da força de trabalho dos CEOs, enquanto a IA foi eleita a tecnologia que terá impacto mais significativo nas suas indústrias nos próximos três anos.

  • Força de trabalho conectada aumentada

A força de trabalho conectada aumentada (ACWF) é uma estratégia para otimizar o valor derivado dos trabalhadores humanos. A necessidade de acelerar e dimensionar talentos está impulsionando a tendência ACWF. A ACWF utiliza aplicações inteligentes e análises da força de trabalho para fornecer contexto diário e orientação para apoiar a experiência, o bem-estar e a capacidade da força de trabalho de desenvolver as suas próprias competências. Ao mesmo tempo, a ACWF impulsiona resultados empresariais e impacto positivo para as principais partes interessadas. Até 2027, 25% dos CIOs usarão iniciativas de força de trabalho conectada aumentada para reduzir o tempo de aquisição de competência em 50% para funções-chave.

  • Gerenciamento contínuo de exposição a ameaças

O gerenciamento contínuo de exposição a ameaças (CTEM) é uma abordagem pragmática e sistêmica que permite que as organizações avaliem a acessibilidade, a exposição e a explorabilidade dos ativos digitais e físicos de uma empresa de forma contínua e consistente. Alinhar os escopos de avaliação e remediação do CTEM com vetores de ameaças ou projetos de negócios, em vez de um componente de infraestrutura, traz à tona não apenas as vulnerabilidades, mas também ameaças incorrigíveis. Até 2026, o Gartner prevê que as organizações que priorizam seus investimentos em segurança com base em um programa CTEM perceberão uma redução de dois terços nas violações.

  • Clientes-máquina

Os clientes-máquina (também chamados de ‘custobots’) são atores econômicos não-humanos que podem negociar e adquirir autonomamente bens e serviços em troca de pagamento. Até 2028, existirão 15 bilhões de produtos conectados com potencial para se comportarem como clientes, com mais bilhões a seguir nos próximos anos. Esta tendência de crescimento será a fonte de trilhões de dólares em receitas até 2030 e acabará por se tornar mais significativa do que a chegada do comércio digital. As considerações estratégicas devem incluir oportunidades para facilitar estes algoritmos e dispositivos, ou mesmo criar novos custobots.

  • Tecnologia sustentável

A tecnologia sustentável é uma estrutura de soluções digitais utilizadas para permitir resultados ambientais, sociais e de governança (ESG) que apoiam o equilíbrio ecológico e os direitos humanos a longo prazo. A utilização de tecnologias como a IA, a criptomoeda, a Internet das Coisas e a computação em nuvem está gerando preocupações sobre o consumo de energia e os impactos ambientais relacionados. Isto torna mais crítico garantir que a utilização das TI se torne mais eficiente, circular e sustentável. Na verdade, o Gartner prevê que, até 2027, 25% dos CIOs verão a sua remuneração pessoal ligada ao impacto tecnológico sustentável.

  • Engenharia de plataforma

A engenharia de plataforma é a disciplina de construção e operação de plataformas de desenvolvimento interno de autoatendimento. Cada plataforma é uma camada, criada e mantida por uma equipe de produto dedicada, projetada para dar suporte às necessidades de seus usuários por meio da interface com ferramentas e processos. O objetivo da engenharia de plataforma é otimizar a produtividade, a experiência do usuário e acelerar a entrega de valor comercial.

  1. Plataformas industriais em nuvem

Até 2027, o Gartner prevê que mais de 70% das empresas usarão plataformas industriais em nuvem (ICPs) para acelerar suas iniciativas de negócios, contra menos de 15% em 2023. Os ICPs abordam resultados de negócios relevantes para o setor, combinando SaaS e PaaS subjacentes e serviços IaaS em uma oferta completa de produtos com recursos combináveis. Isso normalmente inclui uma estrutura de dados do setor, uma biblioteca de pacotes de recursos de negócios, ferramentas de composição e outras inovações de plataforma. Os ICPs são propostas de nuvem personalizadas específicas para um setor e podem ser adaptadas às necessidades de uma organização.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Barcelona sediará entre os dias 26 e 29 de fevereiro de 2024 o Mobile World Congress (MWC), o maior e mais influente evento do mundo para a indústria de conectividade. É lá onde empresas líderes mundiais e pioneiras compartilham suas visões sobre o futuro.

O MWC Barcelona reunirá mais uma vez analistas, influenciadores, gestores, CIOs e tomadores de decisões das principais operadoras móveis globais, fabricantes de dispositivos, provedores e fornecedores de tecnologia.

E, em mais uma ação do Brasil IT+, iniciativa de cooperação desenvolvida pela Softex e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), as empresas brasileiras poderão participar como expositoras em um estante exclusivo e com valores diferenciados.

Em 2023, o MWC recebeu mais de 88 mil visitantes – 50% deles com cargo diretivo em suas organizações – e 2.400 expositores de 202 países.

Clique aqui para obter todas as informações sobre como sua empresa pode participar como expositora do estande Brasil IT+ no MWC 2024. Todas as companhias selecionadas receberão 5 credenciais: três para a equipe e duas para convidar clientes e parceiros estratégicos para o evento. As inscrições prosseguem até o dia 6 de novembro.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Com o objetivo de discutir a gestão de contratos e apresentar propostas de solução em uso em organizações públicas e privadas, a Softex promoverá no dia 8 de novembro, das 9h00 às 12h00, o Workshop sobre Gestão de Contratos como parte da  programação do WAMPS Comunidade 2023, tradicional Workshop Anual do MPS.

O encontro contará com as participações da professora Ana Regina Rocha;  Carla Reis, Diretora de Tecnologia da Informação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS) e de representantes do Centro de Desenvolvimento de Software do Exército (CDS).
Os interessados devem confirmar presença até o dia 1° de novembro pelo e-mail [email protected].

Workshop sobre Gestão de Contratos
Data: 8 de novembro – Horário: das 9h00 às 12h00
Local: Faculdade de Tecnologia da UnB – Sala de Seminários do Espaço Sérgio Barroso – Campus Darcy Ribeiro

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

A Inteligência Artificial e o avanço da Agenda ESG serão as duas principais forças a influenciar as empresas no ano que vem segundo dados da pesquisa “Panorama 2024” da Amcham Brasil, realizada em parceria com a Humanizadas.

De acordo com 60% dos 694 empresários ouvidos, a inteligência artificial é a tendência que mais impactará as atividades e os negócios no próximo ano, seguida pelo avanço da agenda ESG, mencionada por 51% deles. 

O uso de tecnologias de inteligências generativas já acontece, em algum nível, em 68% das empresas entrevistadas. A pesquisa revela que a adesão já é expressiva, mas ainda muito pulverizada em diversas formas de aplicação, com destaque para automação de processos repetitivos (38%), melhoria de eficiência operacional (28%), análises de dados e insights preditivos (28%), suporte ao cliente (22%) e apoio à tomada de decisão (20%).

A aceleração do uso de IA tende a aumentar o seu impacto no core business das organizações. “Tudo indica que a inteligência artificial será cada vez mais usada para fins estratégicos, incluindo a tomada de decisão das lideranças e como referência para o desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócio”, destaca Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil.  

A agenda ESG e temas vinculados à sustentabilidade também sobressaem entre as tendências que vão pautar a disrupção nos negócios, o que revela a intenção do setor empresarial de seguir buscando uma abordagem que equilibre preocupações ambientais, sociais e de governança. 

“O Panorama 2024 mostra o empresariado brasileiro consciente sobre o valor estratégico da tecnologia e da agenda ESG. Ao mesmo tempo em que as empresas buscam incorporar os benefícios de inovações tecnológicas como a inteligência artificial e Big Data, elas têm evoluído em suas responsabilidades com o meio ambiente e com a sociedade. Esses fatores serão decisivos para o êxito, a relevância e a própria existência dos negócios”, avalia Abrão Neto.

Entre as 10 principais tendências para 2024, sete estão relacionadas à transformação digital e três vinculadas à agenda verde. Em ordem de relevância, estão: IA (1º), ESG (2º), Produtos e Serviços digitais (3º), BIG DATA (4º), Trabalho Híbrido (5º), Energia Renovável (6º), Cibersegurança (7º), Internet das Coisas (8º), Computação em nuvem (9º) e Economia circular (10º).

Para 2024, as perspectivas são otimistas, com 56% dos empresários acreditando no crescimento do mercado brasileiro acima de 10%.  O crescimento estará condicionado a aspectos como Estabilidade Política (42%), Avanço Tecnológico (41%), Redução de Incertezas Globais (40%), Aumento de investimento em infraestrutura (38%) e Aumento da renda dos consumidores (34%).

A pesquisa Panorama 2024 ouviu 694 executivos de empresas que, somadas, empregam mais de 974 mil pessoas e têm um faturamento anual de aproximadamente R$ 755 bilhões. A maioria dos respondentes (53%) ocupa cargos de liderança, como CEOs, VPs, sócios, conselheiros e diretores.

Acesse o conteúdo completo da pesquisa clicando aqui.

Por Karen Kornilovicz

Agência Softex

Pelo 17° ano, em mais uma ação do Projeto Brasil IT+, desenvolvido pela Softex e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Brasil esteve presente ao Gartner IT Symposium/Xpo™, o maior e mais importante encontro anual de CEOs, CIOs e equipes de tecnologia das companhias mais inovadoras do planeta.

Ao longo dos quatro dias do evento, encerrado nesta quinta-feira (19), mais de 650 leads de negócios foram captados no estande do Brasil IT+. Nesta edição, o Gartner IT Symposium/Xpo™ recebeu mais de 9.000 CIOs e executivos de tecnologia em busca de insights e de soluções inovadoras capazes de acelerar seus negócios digitais.

“É,  sem dúvida alguma, um evento-chave para mostrar o potencial da tecnologia brasileira para o mercado norte-americano. Este ano, tivemos 21 empresas em nossa delegação trabalhando arduamente na busca de novos negócios e no aprimoramento os já iniciados anteriormente”, comemora Jéssica Dias, líder de Projetos Internacionais na Softex.

Hoje, cerca de 70% das exportações de software e serviços de tecnologia do Brasil são absorvidas pelo mercado norte-americano e o evento é uma importante porta de entrada para esse mercado, uma vez que 79% do seu público tem como sede os Estados Unidos.

As atividades do Gartner IT Symposium/Xpo™ incluíram, além do pavilhão de exposições, uma extensa programação de conferências que tiveram como temas centrais o impacto da inteligência artificial generativa, a segurança cibernética e a experiência do cliente.

“No evento vimos a promessa de GenAI continuar a se materializar, catalisando uma onda de inovação que está redefinindo o futuro. Cada avanço tecnológico apresentado é uma prova do valor tangível da disrupção que estamos vivenciando, moldando um mundo onde humanos e máquinas se relacionam como nunca havíamos experimentado”, destaca Leandro Angelo,  Partner EVP e Chief Technology Innovation Officer da multinacional CI&T, que provê soluções de tecnologia para grandes empresas como AB Inbev, Coca-Coca, Johnson & Johnson e McDonald’s.

Segundo o executivo, foi possível explorar durante o evento modelos mentais e métodos práticos que pavimentam grandes organizações a dar os primeiros passos, onde eficiência e o impacto se entrelaçam de maneira extraordinária. “Delineamos duas agendas essenciais: o dia a dia, onde a eficiência é a palavra de ordem, e as transformações que mudam o jogo, subimos de liga, onde as novas experiências se tornam uma realidade impactante e concreta”, conclui Leandro Angelo.

Participaram da delegação brasileira no Gartner IT Symposium/Xpo™ 2023 Agile.Inc, Ahgora, Apura, CI&T, CronApp, ilegra, Inevent, Kymo, L3, Levva, Luby, MC1, Pulsus, Requestia, Rocket.chat, Sensedia, Sofya, The 12 Company, Totaldocs, Digibee e Sofist, estas duas últimas com estandes próprios no evento.

A iniciativa foi mais uma ação do Projeto Setorial Brasil IT+, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Softex.


Por Karen Kornilovicz

Agência Softex

A multinacional CI&T, que provê soluções de tecnologia para grandes empresas como AB Inbev, Coca-Coca, Johnson & Johnson e McDonald’s, foi uma das integrantes da delegação brasileira que marcou presença no Gartner IT Symposium/Xpo™, o maior e mais importante encontro anual de CEOs, CIOs e equipes de tecnologia das companhias mais inovadoras do planeta, cerrado nesta quinta-feira (19).

No painel “Unleashing 10x hyper-efficiency in digital product development using AI by CI&T”, Luiz Grecco, VP Digital Solutions da empresa, explorou a Inteligência Artificial para a criação e a evolução de produtos digitais – que hoje se tornou uma das principais prioridades das empresas. Na oportunidade, ele detalhou a Flow, plataforma própria de IA da CI&T. Combinada com estratégias de adoção e modelos de liderança, ela entrega níveis radicais de eficiência e resultados eficazes.

A CI&T tem estado na vanguarda da digitalização das organizações e está empenhada em ajudar os clientes a navegarem na tecnologia transformadora da IA. “A Inteligência Artificial é a porta de entrada para uma nova disrupção no mundo empresarial, que chamamos de hiperdigital. Durante a próxima década, acredito que o hiperdigital irá se desenrolar em três atos: o primeiro, é a hiperprodutividade, abrindo caminho para o segundo ato: a hiperpersonalização. E essa progressão leva ao terceiro ato: o advento de novos modelos de negócios disruptivos, possibilitados pela redução exponencial do custo de tomadas de decisão complexas”, explica Cesar Gon, CEO da CI&T. 

Fundada em Campinas em 1995 e com mais de 6,4 mil profissionais, a  CI&T tem presença em nove países e um faturamento na casa de R$ 1,6 bilhão.

Participaram da delegação brasileira no Gartner IT Symposium/Xpo™ 2023 Agile.Inc, Ahgora, Apura, CI&T, CronApp, ilegra, Inevent, Kymo, L3, Levva, Luby, MC1, Pulsus, Requestia, Rocket.chat, Sensedia, Sofya, The 12 Company, Totaldocs, Digibee e Sofist, estas duas últimas com estandes próprios no evento.

A iniciativa foi mais uma ação do Projeto Setorial Brasil IT+, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Softex.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

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