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Top 14 no disputado ranking 100 TOP Corps da 100 Open Startups, a Natura começou em 2016 a investir em inovação aberta e a aproximar a empresa de empreendedores inovadores com o intuito de gerar novos projetos, processos e produtos.

“Temos trabalhado com  startups já há mais de dez anos. Nós realmente acreditamos neste poder da inovação aberta. Conseguimos aprender com as startups. É impressionante o conhecimento que elas trazer e como conseguimos crescer quando estamos conectados com estes empreendedores deste o começo.  Nós temos focado muito não só em fazer parcerias com startups que estão em fase inicial mas também em investir. Acreditamos muito que assim aceleramos a estratégia e conseguimos chegar mais longe”, avalia Maria Eduarda Sá Cavalcanti, diretora de Novos Negócios e de Inovação Aberta na Natura&Co para a América Latina.

Depois de se conectar a uma startup que pudesse auxiliar na estruturação da cadeia de ingredientes da Amazônia, visando garantir a disponibilidade das matérias-primas para coleta, boas práticas de manejo, rastreabilidade e padrões de qualidade na  primeira edição do Programa Conecta Startup Brasil, a Natura foi selecionada para a segunda edição apresentando cinco desafios.

Clique aqui e conheça os vencedores TOP Open Corps 2023 anunciados na noite desta quarta-feira (18), em evento de gala no Rio de Janeiro.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Ambev foi reconhecida no ranking Ranking TOP 100 Open Corps da 100 Open Startupscomo a corporação que mais praticou inovação aberta no Brasil, comprovando na prática que a colaboração com o ecossistema de startups é parte crucial de sua estratégia de negócios. A solenidade de premiação foi realizada em noite de gala ontem (18), no Rio de Janeiro.

Não é surpresa, portanto, que a empresa integre a relação das 50 selecionadas para a segunda edição do Conecta Startup Brasil, programa de inovação aberta que tem como objetivo proporcionar aumento na densidade de startups nacionais por meio da conexão entre ideias e demandas reais de mercado.

“O nome do nosso time é Ecossistema, então é importante estarmos conectados com empreendedores e instituições. O Conecta vai nos aproximar de um público com o qual queremos interagir mais, que são as startups early stage”, explica Ana Luisa Cavalcante Nogueira, coordenadora de Programas de Inovação da Ambev.

Ela lembra que o Conecta traz consigo além de toda uma metodologia, a expertise de dois importantes players: a Softex e a ABDI. “É uma oportunidade para conversarmos com esse público e entender de que forma eles podem nos ajudar a solucionar dois desafios. O primeiro é para a oferta de serviços inovadores em nosso marketplace que sejam de interesse para bares e restaurantes. O segundo é focado em supply para o nosso chão de fábrica”, complementa.

De 2014 para 2019, segundo Ana Luisa, houve uma grande transformação no ecossistema de inovação aberta no Brasil. “Havia investimentos, mas muito focados, muito específicos. Hoje, observamos grandes empresas querendo entender como fazer inovação aberta, como se relacionar com as startups, localizar as mais inovadoras e trazer essas soluções para dentro de casa”, conclui Ana Luisa Cavalcante Nogueira.

Clique aqui e conheça os vencedores TOP Open Corps 2023.

A 100 Open Startups, principal plataforma internacional de conexão entre corporações e startups, anunciou ontem (18), a oitava edição do Ranking 100 Open Startups 2023. Com o objetivo de transformar o mercado através da colaboração, o ranking apresenta como as startups do Brasil crescem ao fazer parcerias com grandes corporações.

De acordo com o levantamento, o volume de negócios gerados para as startups com investimento das grandes empresas em 54 mil contratos totalizou R$ 6,4 bilhões em 2023, valor que representa mais do que o dobro em relação ao total do ano anterior, que foi de R$ 2,7 bilhões. Os setores tradicionais que mais buscaram startups na hora da inovação foram os de Bens de Consumo e Alimentação, Serviços Financeiros e Varejo e Distribuição.

Um total de 4.177 startups firmaram contratos de open innovation com corporações em 2023, contra 3.821 em 2022. Além disso, as categorias de startups que mais fizeram inovação aberta foram as com soluções de Inteligência Artificial, Big Data e Produtividade.

“Cada uma das startups representa um esforço bem-sucedido de inovação junto às companhias que se abriram para cocriarem juntas. Com este resultado em mãos, anualmente, reforçamos a importância de fomentar e desenvolver o ecossistema de inovação aberta no país”, explica Bruno Rondani, criador do movimento de open innovation no Brasil e CEO  da 100 Open Startups.

Para Roldani, a inovação aberta é o caminho que o mundo está seguindo e que devemos seguir. “Enquanto o venture capital caiu, a inovação aberta seguiu forte e vem crescendo de forma exponencial ano a ano”, lembra.

Sobre a importância dos ecossistemas de fomento, Rondani destaca um dado importante: “entre as 300 startups que se destacaram em suas categorias no ranking – são 30 no total; 88% reconhecem algum ator como relevante em sua jornada. E são esses que estão sendo reconhecidos aqui”.

É o caso do Conecta Startup Brasil, programa de inovação aberta que tem como objetivo proporcionar aumento na densidade de startups nacionais por meio da conexão entre ideias e demandas reais de mercado, que pelo terceiro ano consecutivo integra o TOP 10 Ecossistemas da 100 Open Startups.

A quantidade de atores com quem as startups se relacionam também tem impacto em seus resultados de open innovation. O levantamento apontou que as startups com relacionamentos e que se destacaram no ranking têm, em média, 6 atores reconhecidos em sua trajetória, enquanto as não premiadas identificam, em média, 2 atores em suas trajetórias.

A plataforma 100 Open Startups já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de mais 100 mil acordos de open innovation e R$ 7 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são mais de 32 mil startups e 7 mil corporações participantes.

Clique aqui para conferir o ranking completo.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Conecta Startup Brasil, programa de inovação aberta que tem como objetivo proporcionar aumento na densidade de startups nacionais por meio da conexão entre ideias e demandas reais de mercado, integra o TOP 10 Ecossistemas da 100 Open Startups, o maior ranking corporativo da América Latina, com mais de 25 mil startups e 7 mil corporações participantes, desta vez na categoria Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais. O anúncio foi realizado em jantar de gala realizado na noite de ontem (18), no Rio de Janeiro.

O Conecta Startup Brasil – realização conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Softex, que executa o programa em parceria com o CNPq –  se diferencia de outras iniciativas semelhantes por focar em startups em estágio inicial; por estimular o empreendedorismo inovador em todas as regiões do país e, também, por solucionar demandas reais do mercado. Suas ações incluem desde a ideação, passando pela conexão, capacitação, mentoria e também acesso tanto ao mercado como a investimentos. Os projetos aprovados poderão receber aportes de até R$ 90 mil.

“É um programa de abrangência nacional com atividades regionalizadas que visam aumentar a densidade do ecossistema de inovação. Acreditamos na inovação aberta como uma ferramenta de transformação das organizações e também do país. Por isso, queremos que o nosso vibrante ecossistema evolua e cresça cada vez mais. Foram mais de 900 inscritos e estar entre os TOP 10 Ecossistemas em nossa categoria é um importante reconhecimento do trabalho que temos realizado ao longo dos últimos anos“, avalia Guilherme Calheiros, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI.

Recentemente, o Conecta Startup Brasil divulgou a relação dos 100 grupos empreendedores/startups, e das 50 empresas de diferentes setores e portes selecionadas para participar do Programa, uma relação que inclui, entre outras organizações, Gol, Vale, Natura, Copel, Citrosuco e Fiocruz. A ideia é que essas organizações mobilizem as equipes empreendedoras a partir dos 129 desafios reais mapeados em diferentes áreas consideradas prioritárias pelo MCTI, tais como Segurança Cibernética, Indústria, Biotecnologia, Saúde, Infraestrutura e Serviços, Energia, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Mídia e Comunicação; Resíduos e Saneamento.

Dos 2.605 empreendedores organizados em 857 equipes e startups inscritas, nota-se uma evolução expressiva na representação feminina, que aumentou de 31,6% para 40,7%. A participação masculina diminuiu para 59,3%. Já em relação à participação por região, 34,7% dos inscritos são do Sudeste,  27,7% do Nordeste, 19% do Sul, 9,9% do Norte e 8,8% do Centro-Oeste. As três principais temáticas de setores das startups desta edição são desenvolvimento sustentável (19), saúde/qualidade de vida (24) e inteligência artificial (10).

O Ranking TOP 10 Ecossistemas é parte do Ranking 100 Open Startups, que anualmente destaca as 100 melhores e mais atraentes startups do mercado segmentadas em mais de 20 categorias, além de grandes corporações e ecossistemas de negócios. Para conhecer as os vencedores deste ano acesse https://www.openstartups.net/site/ranking/index.html

Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups;  Janaina Prevot Nascimento, diretora de Administração da Finep; Fernando Peregrino, chefe de gabinete da Finep; e
Sheila Oliveira Pires, diretora do Departamento de Apoio aos Ecossistemas de Inovação

Especializada em inteligência de ameaças, forense digital, resposta a incidentes e antifraude, a Apura Cyber Intelligence faz sua estreia no Gartner IT Symposium/Xpo™ 2023. Ele é o maior e mais importante encontro anual de CEOs, CIOs e equipes de tecnologia das companhias mais inovadoras do planeta e será realizado até a próxima quinta-feira (19), em Orlando, na Flórida. A presença nacional é mais uma iniciativa do Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex.

“Hoje somos líderes em threat intel na América Latina e queremos aumentar nossa presença internacional. Como o Gartner é um dos eventos mais importantes no mundo, ele possibilita não apenas um networking de qualidade, mas também o fortalecimento de nossa posição no mercado e o compartilhamento de nossos conhecimentos e soluções com entusiastas da tecnologia do mundo inteiro”, destaca Alessandra Maia, coordenadora de Comunicação e Marketing da Apura.

Os visitantes do estande do Brasil IT+ no Gartner IT Symposium/Xpo™ poderão conhecer o BTTng, uma ferramenta de Osint e CTI, capaz de coletar informações sobre as mais diversas ameaças: cibernéticas, de negócios, situacionais, sejam elas internas ou externas. Ele possui poderosos mecanismos de coleta de informações de diversas fontes, permitindo uma visibilidade ampla e dinâmica das possíveis ameaças presentes na rede.

“A BTTng é líder em inteligência de ameaças no Brasil e na América Latina, com clientes nos setores de saúde e educação, startups de destaque, gigantes do setor de petróleo, gás e energia”, complementa Alessandra Maia.

Outra empresa que também participa do evento pela primeira vez é a levva, especializada em produtos e soluções digitais, a marca tem em seu portfólio clientes como Ambev, EMS, Azul Linhas Aéreas e Ticket. A empresa com sede em Campinas viu o número de colaboradores saltar de 47 em 2020 para mais de 400 hoje e o faturamento crescer mais de 60% no último ano.

Utilizando o design para cocriar soluções de tecnologias capazes de suportar a transformação digital dos clientes, a levva desenvolve e acelera produtos digitais nos processos de entrega e engenharia utilizando UX, dados, squad as service, growth e cyber. Além de alocar especialistas de tecnologia, desenvolver plataformas B2B de comércio eletrônico, projetos de Machine Learning, IoT, entre outros.

“Queremos dar mais um passo na globalização  da nossa marca, fortalecendo a imagem da levva como uma companhia provedora de serviços e soluções de negócios e tecnologia para as melhores e mais exigentes empresas do mercado”, conta André Milanez, CEO da levva.

Atualmente o ecossistema levva é formado por outras duas empresas. “Aproveitamos a alta demanda por soluções de transformação digital, e passamos a oferecer serviços de tecnologia de ponta a ponta. E como parte dessa estratégia, fomos ao mercado e adquirimos a Advice, empresa de growth partner.

A programação do terceiro dia de atividades do Gartner contou com as apresentações da Ilegra e da Sofia sobre o emprego da inteligência artificial no setor de saúde e reunião das empresas com analistas da consultoria.

Compõem a delegação brasileira no Gartner IT Symposium/Xpo™ 2023 Agile.Inc, Ahgora, Apura, CI&T, CronApp, ilegra, Inevent, Kymo, L3, Levva, Luby, MC1, Pulsus, Requestia, Rocket.chat, Sensedia, Sofya, The 12 Company, Totaldocs, Digibee e Sofist, estas duas últimas com estandes próprios no evento.

Siga as redes sociais da Softex para acompanhar todos os detalhes da participação das empresas nacionais no evento: LinkedIn, Facebook, Instagram e X.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex


O Gartner IT Symposium/Xpo™ 2023, o maior e mais importante encontro anual de CEOs, CIOs e equipes de tecnologia das companhias mais inovadoras do planeta, entra em seu terceiro dia.

Em mais uma iniciativa do Projeto Setorial Brasil IT+, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Softex, 21 empresas nacionais marcam presença no encontro, que acontece em Orlando, na Flórida, até esta quinta-feira (19). Algumas delas retornando pela segunda vez.

É o caso da KYMO, provedora de plataforma exclusiva de gestão de backup/restore e monitoramento da infraestrutura de TI, retorna ao Gartner para apresentar apresenta o

FENIX DFA, focado na gestão de operação de backup. Suas características distintas oferecem aos CIOs, IT Managers e operações uma solução robusta para elevar a proteção de dados de suas organizações.

“Nosso foco é proporcionar às empresas a segurança necessária para assegurar a continuidade de suas operações. O Gartner IT Symposium/Xpo é uma fonte inestimável de conhecimento e tendências em TI, oferecendo uma oportunidade única para networking. É, ainda, uma vitrine valiosa para ampliar a visibilidade e o reconhecimento de nossas soluções e serviços. Por isso, estamos de volta visando MSPs e clientes finais”, Alexandre Paoleschi, CEO da KYMO, que tem utilizado grandes eventos de TI como Gartner, MWC, MES e XChange como estratégia para levar a empresa para além das fronteiras nacionais.

“O mercado dos Estados Unidos é crucial para nós, dado o interesse em tecnologia e segurança por parte de muitos CIOs e MSPs. Vemos neste mercado um enorme potencial para expansão e crescimento. Mas olhamos também com atenção países da América Latina e da Europa”, complementa Paoleschi.

Outra empresa que retorna ao Gartner IT Symposium/Xpo™ é a Sofist, butique de professional services em engenharia de qualidade. “Para nós, a internacionalização é não só uma oportunidade de expansão de negócios e de receitas, mas também para a retenção de talentos. Nosso objetivo é elevar a experiência do cliente a novos patamares. Nossa expertise vai além dos testes convencionais e da identificação de erros. Remodelamos e refinamos processos, oferecendo assim uma verdadeira jornada de desenvolvimento, garantindo melhoria sustentável e resultados duradouros”, detalha Bruno Teixeira de Abreu, CEO e cofounder da Sofist.

E ele está certo. Segundo pesquisa do Gartner realizada em 2022, 45% dos CIOs afirmaram que o principal objetivo dos investimentos digitais nos últimos dois anos foi melhorar a experiência do cliente.

“Iniciamos no ano o processo de discovery do mercado, entendendo posicionamento, discurso e oferta. Claro que queremos gerar leads de negócios durante o Gartner, mas ele também será um termômetro importante para refinar o que for necessário em nosso discurso para impactar melhor as empresas norte-americanas com nossa proposta de valor, pois enfrentamos grande concorrência das empresas do leste Europeu. Crescemos no Brasil por referência e acredito nessa estratégia também para os Estados Unidos”, complementa o CEO da Sofist.

Compõem a delegação brasileira no Gartner IT Symposium/Xpo™ 2023 Agile.Inc, Ahgora, Apura, CI&T, CronApp, ilegra, Inevent, Kymo, L3, Levva, Luby, MC1, Pulsus, Requestia, Rocket.chat, Sensedia, Sofya, The 12 Company, Totaldocs, Digibee e Sofist, estas duas últimas com estandes próprios no evento.

Siga as redes sociais da Softex para acompanhar todos os detalhes da participação das empresas nacionais no evento: LinkedIn, Facebook, Instagram e X.

Por Karen Kornilovicz

Agência Softex

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