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Com mais de 15 milhões de usuários em 150 países, o Rocket.chat é a maior plataforma de comunicação de código aberto do mundo, escolhida por instituições globais preocupadas com a segurança e conformidade de suas conversas, entre as quais a Marinha dos Estados Unidos, OnShore Security, Continental, Audi, The Aerospace Corporation, o Governo da Colúmbia Britânica e a Universidade da Colônia.

Por meio de recursos avançados de chat, compartilhamento de arquivos e videoconferências, a plataforma proporciona a colaboração eficiente e segura entre equipes. Para organizações que buscam estar próximas de suas audiências externas, como clientes, parceiros, pacientes ou mesmo cidadãos (no caso de organizações governamentais), a Rocket.Chat oferece ainda a capacidade de centralizar todas as conversas com tais públicos, independentemente do canal pelo qual eles escolham enviar suas mensagens, como WhatsApp, Live Chat, Instagram Direct ou Messenger.

E até a próxima quinta-feira (19), a Rocket.Chat participará do Gartner IT Symposium/Xpo™ 2023, o maior e mais importante encontro anual de CEOs, CIOs e equipes de tecnologia das companhias mais inovadoras do planeta. A presença nacional é mais uma iniciativa do Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex.

“Retornamos ao evento buscando relacionamento com nossos clientes e parceiros e acesso ao ecossistema Gartner para exposição de novas tecnologias e planos de expansão. Os Estados Unidos são um dos nossos principais mercados-alvo, seguidos por países da Europa Ocidental, além do Japão e Brasil. A concentração de empresas de tecnologia, instituições financeiras, organizações de saúde e setores críticos que lidam com informações altamente sensíveis torna o país especialmente vulnerável a ameaças cibernéticas e violações de dados. Isso, por sua vez, contribui para a maturidade das empresas norte-americanas em relação à segurança da informação, bem como para o desenvolvimento de regulamentações e normas federais que servem de referência para muitos outros países em todo o mundo”, explica Gabriel Engel, Fundador e CEO da Rocket.chat.

Engel abriu na tarde desta segunda-feira (18), a programação de palestras do Brasil IT+ no evento. Na oportunidade, ele comentou como como é possível aproveitar modelos de IA de código aberto para garantir privacidade e soberania de dados.

“A combinação de empresas que buscam uma maior digitalização de suas operações e comunicações, sem renunciar à eficiência e, principalmente, do controle sobre seus próprios dados, coloca os Estados Unidos como um ponto central em nossa estratégia de marketing, pois é precisamente aí que se encontra o principal diferencial da plataforma Rocket.Chat”, complementa o executivo.

Há algumas semanas a Rocket.Chat  anunciou o aporte de R$ 50 milhões liderado pela Alexia Ventures, Endeavor Catalyst, Endeavor Scaleup Ventures, Bob Young (Fundador da RedHat), NEA e Valor Capital Group, além de investidores como Greycroft, Monashees, DGF e Graphene.O valor será direcionado para a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e também para impulsionar sua expansão comercial. 

Além da Rocket.Chat, integram também a delegação brasileira Agile.Inc, Ahgora, Apura, CI&T, CronApp, ilegra, Inevent, Kymo, L3, Levva, Luby, MC1, Requestia, Rocket.chat, Sensedia, Sofya, The 12 Company, Totaldocs, Sofya, Digibee e Sofist, estas duas últimas com estandes próprios no evento.

Siga as redes sociais da Softex para acompanhar todos os detalhes da participação das empresas nacionais no evento: LinkedIn, Facebook, Instagram e X.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

De acordo com dados divulgados pelo Gartner, até 2028 as máquinas baseadas em Inteligência Artificial (IA)  serão responsáveis por 20% da força de trabalho global e 40% de toda a produtividade econômica. A consultoria prevê também que as companhias que implementarem transparência, confiança e segurança no uso de IA verão os seus modelos de tecnologia alcançarem uma melhoria de 50% em termos de adoção, conquista de objetivos de negócios e aceitação de quem os utilizam.

Para Mark Horvath, vice-presidente e analista do Gartner, os diretores de segurança da informação (CISOs) não podem permitir que a Inteligência Artificial controle suas empresas. A Inteligência Artificial exige novas formas de gestão de confiança, risco e segurança (TRiSM) que os controles convencionais não oferecem. O analista destaca que os CISOs precisam defender o AI TRiSM – diretriz que dá suporte à governança, confiabilidade, imparcialidade, segurança, solidez, eficácia e privacidade ao modelo de Inteligência Artificial – para melhorar os resultados de tecnologia, aumentar a velocidade do modelo de Inteligência Artificial até a produção e permitir uma melhor governança ou racionalizando o portfólio de modelos de Inteligência Artificial. “Assim, pode-se eliminar até 80% de informações falsas e ilegítimas”, alerta Horvath.

A Inteligência Artificial não só representa riscos consideráveis para os dados, uma vez que conjuntos de informações sensíveis são frequentemente utilizadas para treinar modelos de tecnologia, como também a precisão dos resultados dos próprios modelos e a qualidade dos conjuntos de dados podem variar ao longo do tempo, o que pode causar consequências adversas.

A implementação de AI TRiSM permite que as empresas entendam o que seus modelos de Inteligência Artificial estão fazendo, até que ponto eles se alinham com as intenções originais, além de indicar o que pode ser esperado em termos de desempenho e de valor comercial.

O Gartner alerta que as empresas correm o risco de implementarem centenas ou milhares de modelos de IA que os próprios líderes de TI não serão capazes de explicar ou de interpretar. Para os analistas, as empresas que não forem capazes de gerenciar os riscos associados à Inteligência Artificial (IA) estão muito mais propensas a obterem violações e resultados negativos. Os modelos de IA podem não funcionar como planejando, ocorrendo falhas de segurança e de privacidade, além de danos aos indivíduos, perdas financeiras e de reputação. A IA que é executada indevidamente também pode levar companhias a tomarem más decisões de negócios.

5 prioridades no gerenciamento de risco de IA

1. Capturar a extensão da exposição, inventariar a Inteligência Artificial utilizada na empresa e garantir o nível certo de explicabilidade;
2. Conscientizar as equipes de sua empresa e liderar uma campanha formal de educação sobre os riscos da Inteligência Artificial;
3. Apoiar a confiabilidade, fiabilidade e segurança dos modelos, incorporando a gestão de riscos em suas operações;
4. Eliminar a exposição de dados internos e partilhados de Inteligência Artificial por meio da adoção de programas de proteção e privacidade de dados;
5. Adotar medidas específicas de segurança de Inteligência Artificial para proteger de eventuais ataques, garantir resistência e resiliência.

Até 2025, a Pulsus, líder na América Latina em tecnologia para a gestão de dispositivos móveis UEM, espera que 30% da sua receita total seja proveniente de negócios internacionais.

E é com o objetivo de estabelecer a companhia como uma empresa pioneira e inovadora, fornecedora de uma tecnologia capaz de solucionar problemas relacionados à mobilidade, digitalização e ao futuro do trabalho, que a Pulsus integra a delegação brasileira que que marcará presença, de 16 a 19 de outubro, em Orlando, na Flórida, do Gartner IT Symposium/Xpo™ 2023, o maior e mais importante encontro anual de CEOs, CIOs e equipes de tecnologia das companhias mais inovadoras do planeta. A participação nacional é mais uma iniciativa do Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex.

“Identificamos que existe uma grande oportunidade no mercado internacional para a nossa solução em equipes de campo – nosso core business –  e sem sacrificar a nossa rentabilidade. Queremos ser referência global como solução UEM, com presença em mercados estratégicos e casos de sucesso”, explica Vinícius Boemeke, CEO & Co-Founder da Pulsus.

Boemeke complementa lembrando que a empresa já possui mais de um milhão de dispositivos gerenciados em 14 países. “Nosso foco principal tem sido o mercado latino-americano. Já voltamos nossa rota também para a Europa, onde somente cerca de 20% dos dispositivos destinados ao segmento B2B são gerenciados”, acrescenta.

Sobre a relevância estratégica dos Estados Unidos como mercado-alvo estratégico, Vinícius Boemeke destaca que a Pulsus tem como clientes-alvo companhias de qualquer tamanho, mas busca forcar seus esforços de negócios em governo, empresas enterprise e SMBs, principalmente em Telecom, Logística, Indústria de Alimentos e Revenda de software.

“Os principais líderes de TI do mundo estarão no Gartner IT Symposium/Xpo™ em busca de insights para moldar o futuro dos negócios e a aceleração da transformação digital. Isso nos coloca na vanguarda da tecnologia, com grandes possibilidades de networking, internacionalização, posicionamento e crescimento de marca, troca de conhecimento e experiência”, conclui Boemeke.

A Pulsus foi a primeira empresa de toda a América Latina a ser certificada pelo Google com o selo Android Enterprise Recommended e uma das poucas no mundo com nível de segurança nota A no Security ScoreCard.

Além da Pulsus, integram também a delegação brasileira Agile.Inc, Ahgora, Apura, CI&T, CronApp, ilegra, Inevent, Kymo, L3, Levva, Luby, MC1, Requestia, Rocket.chat, Sensedia, Sofya, The 12 Company, Totaldocs, Sofya, Digibee e Sofist, estas duas últimas com estandes próprios no evento.

Siga as redes sociais da Softex para acompanhar todos os detalhes da participação das empresas nacionais no evento: LinkedIn, Facebook, Instagram e X.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

A startup Sofya, pioneira em raciocínio digital na área da saúde e primeira incubada pela Alma, unidade de inovação do renomado Hospital Sírio-Libanês, é uma das 21 empresas que integram a delegação brasileira que marcará presença, de 16 a 19 de outubro, em Orlando, na Flórida, do Gartner IT Symposium/Xpo™ 2023, o maior e mais importante encontro anual de CEOs, CIOs e equipes de tecnologia das companhias mais inovadoras do planeta. A participação nacional é mais uma iniciativa do Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex.

Na oportunidade, a Sofya apresentará seu Raciocinador Clínico, projeto que combina a inteligência artificial com critérios de suporte à decisão clínica, tornando o impacto da IA mais eficaz, personalizado e preciso na área da saúde.

“A inteligência artificial é um dos temas centrais do evento deste ano. A nossa expectativa é clara: esperamos ver aplicações reais e de impacto, especialmente aquelas que demonstram uma responsabilidade no uso da IA e que podem ser mensuradas. Participar do Gartner nos permitirá estar na vanguarda das últimas tendências em tecnologia da informação. Também é uma oportunidade para nos conectarmos com os principais tomadores de decisão em tecnologia do mundo, ouvir feedbacks e assim direcionar os próximos passos da evolução do nosso raciocinador clínico compreendendo as principais dores e desejos do mercado”, explica Igor Couto, CEO da Sofya.

O executivo, aliás, será um dos palestrantes da grade oficial do evento e analisará o “Uso Confiável de IA no Raciocínio Clínico” no dia 18, das 15h15 às 15h45 no Swan Ballroom.

Segundo dados da Associação Médica Americana (AMA), mais de 50% dos trabalhadores da saúde exibem sinais de esgotamento, uma tendência preocupante. Além disso, ¹⁄₃ do tempo é consumido por burocracia digital. Em um ambiente em que erros médicos são a terceira principal causa de morte nos Estados Unidos, a pressão sobre a equipe de saúde é imensa, destacando a necessidade urgente de soluções inovadoras.

“Desenvolver uma AI que gere respostas confiáveis é uma tarefa monumental. Enfrentamos esse desafio aplicando segurança e usabilidade, integrandoterminologias clínicas e linguagem biomédica em um ambiente de programação clínico em linguagem natural, aderente a rigorosos padrões de saúde digital e ética de IA”, explica Couto.

Para ele, “colocar as tecnologias cognitivas sob a liderança de especialistas em saúde para amplificar o raciocínio clínico é uma conquista vital em uma indústria em que o número de novos medicamentos e tratamentos aumentaram dez vezes na última década”, afirma.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o setor de saúde movimenta mais de US$ 9 trilhões anualmente. Por outro lado, apresenta dores sistêmicas: 63% dos trabalhadores de saúde sofrem de algum nível de burnout e mais de 1 bilhão de pessoas sofrem com falta de acesso a saúde de qualidade. 

“Essas dores não são exclusivas de uma única região, mas sim globais. Por essa razão, a Sofya nasceu com uma visão global dos problemas que está abordando e com o entendimento que a sua tecnologia pode beneficiar pessoas e instituições ao redor do mundo. Temos conquistado resultados incríveis com nossos parceiros e clientes que nos dão uma base sólida para buscar conexões fora do país, de forma a levar as nossas tecnologias e inovações para outros lugares e trazer para cá os aprendizados de outros países que esperamos atuar no futuro”, destaca Lucas Zarconi, COO da Sofya.

Além da Sofya, integram a delegação brasileira Agile.Inc, Ahgora, Apura, CI&T, CronApp, ilegra, Inevent, Kymo, L3, Levva, Luby, MC1, Pulsus, Requestia, Rocket.chat, Sensedia, Sofya, The 12 Company, Totaldocs, Digibee e Sofist, estas duas últimas com estandes próprios no evento.

Siga as redes sociais da Softex para acompanhar todos os detalhes da participação das empresas nacionais no evento: LinkedIn, Facebook, Instagram e X.

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex


De 16 a 22 de outubro, a Dona Ciência, personagem idealizada há 7 anos pela Dra. Monica Andersen, Diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto do Sono, será um os destaques da 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Por meio de uma parceria entre a AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) e a Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), além dos gibis, a Dona Ciência se transformou em uma websérie que tem por objetivo apresentar a Ciência e seus conceitos e descobertas de forma lúdica e simplificada, mostrando de que forma a sociedade se beneficia das descobertas de cientistas e pesquisadores. A expectativa é de que ela impacte cerca de 1 milhão de professores e o público-infanto juvenil nos próximos 12 meses.

“Além de promover o conhecimento, a Dona Ciência se empenha em destacar a participação das mulheres e da população negra no processo de construção da Ciência e da Tecnologia no Brasil. Acho que não poderia haver um evento mais apropriado do que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para darmos mais visibilidade a esta nova fase multimídia do projeto”, destaca a Dra. Monica Andersen.

Os visitantes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia poderão assistir aos episódios e participar de atividades de pintura do estande da Dona Ciência.

A Coleção Dona Ciência é formada por 51 gibis e 8 deles já foram transformados em filmes com até 3 minutos de duração que serão lançados até o final do ano: A importância do Sono, Síndrome de Cri Du Chat, A participação das Mulheres na Ciência, Vacinação, Dependência de Drogas de Abuso, Acessibilidade, Aquecimento Global, e A importância da Ciência no Ensino Médio.

Coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a proposta do evento é democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da Ciência, da Tecnologia e da Inovação no Distrito Federal.

Para acessar os vídeos, visite o canal da Dona Ciência no YouTube: https://www.youtube.com/@dona.ciencia

Serviço

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília/DF

Data: 16 a 22 de outubro de 2023 – Horário de funcionamento: das 8h00 às 18h00

Estão abertas as inscrições para o tradicional Workshop Anual do MPS: o WAMPS Comunidade 2023, que será realizado nos dias 7 e 8 de novembro no Campus da Universidade de Brasília.

Anualmente, o WAMPS Comunidade reúne avaliadores e implementadores, engenheiros de software, acadêmicos e profissionais envolvidos em melhoria de processos com o objetivo de gerar conteúdo para engajar empresas para a melhoria de processos e captar insumos para discutir o MPS como uma ferramenta de promoção do crescimento de ecossistema de TIC, destacando  a essência dos processos e o ganho efetivo para os negócios.

Esta edição, comemorativa aos 20 anos do MPSBR, contará com a apresentação de trabalhos aplicados em Melhoria de Processos de Desenvolvimento de Software, de Serviços e de Gestão de Pessoas. Para mais informações sobre a submissão de trabalhos clique aqui

Confira todos os detalhes sobre o WAMPS 2023 visitando https://softex.br/mpsbr/wamps/wamps2023/. E garanta já a sua inscrição clicando aqui.

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