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A Dona Ciência virou multimídia. Há 7 anos, essa coleção de gibis, idealizada pela Dra. Monica Andersen, Diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto do Sono, vem encantando crianças, adolescentes e profissionais da área ao apresentar a Ciência e seus conceitos e descobertas de forma lúdica e simplificada. Agora, uma parceria entre a AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) e a Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) vai transformar essa obra numa websérie como parte de um projeto multimídia que coloca a Dona Ciência no centro de uma iniciativa multidisciplinar e atende em escala ampla o público em idade escolar.

Até o final deste ano, 8 gibis serão transformados em vídeo e, em 2024, serão mais 15, todos com 2 a 3 minutos de duração. Esse material será disponibilizado nas redes sociais Facebook, Instagram e TikTok e no YouTube da Dona Ciência. A transformação em vídeo foi coordenada pela Softex, principal implementadora das políticas públicas do Governo Federal para o setor de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).

A Coleção Dona Ciência é uma obra inclusiva, protagonizada por “uma senhora negra que compartilha sua experiência vasta por meio de uma linguagem de fácil compreensão, apresentada em textos, vídeos, artes gráficas e áudios disponíveis em gibis e redes sociais”, como explica Monica Andersen. “Além de promover o conhecimento, ela se empenha em destacar a participação das mulheres e da população negra no processo de construção da Ciência e Tecnologia no Brasil”, complementa.

A personagem mostra como a sociedade se beneficia das descobertas de cientistas e pesquisadores e conscientiza a população sobre assuntos relacionados à Ciência que impactam o cotidiano das pessoas. A Coleção Dona Ciência é formada por 51 gibis e, desde sua criação, conta com apoio da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa).

O presidente da Softex, Ruben Delgado, revelou que a entidade decidiu fazer a parceria com o Instituto do Sono/AFIP, porque a Coleção Dona Ciência é um meio interessante de disseminação do conhecimento científico, que desenvolve nas crianças habilidades essenciais para compreender, explorar e se envolver com o mundo da Ciência. O aprendizado instiga a curiosidade e leva a criança a fazer perguntas, observar, experimentar e comunicar descobertas de forma clara.

“O letramento científico no Ensino Fundamental não se concentra apenas em transmitir fatos científicos, mas em cultivar um pensamento crítico, incentivando os alunos a entender o método científico, a evidência empírica e a importância da Ciência na resolução de problemas cotidianos e no contexto mais amplo do mundo natural”, declara Ruben Delgado. Assim, contribui para preparar as crianças para serem cidadãos informados e participativos em uma sociedade cada vez mais voltada para a Ciência e a Tecnologia.

Para transformar gibis em vídeos foi necessário um ano de trabalho. Os temas abordados nesta fase inicial são A importância do Sono, Síndrome de Cri Du Chat, A participação das Mulheres na Ciência, Vacinação, Dependência de Drogas de Abuso, Acessibilidade, Aquecimento Global, e A importância da Ciência no Ensino Médio.

Para acessar os vídeos, visite o canal da Dona Ciência no YouTube: https://www.youtube.com/@dona.ciencia

Retornando ao Píer Mauá, o Rio Innovation Week (RIW), um dos maiores e mais completos eventos da área de Inovação e Tecnologia da América Latina, contará novamente com a participação da Softex. O encontro será realizado entre os dias 3 e 6 de outubro e terá este ano entre suas pautas principais a inovação aberta e seus impactos. No dia 4, às 10h30, no palco Ciência, Ruben Delgado, presidente da Softex, destacará o papel crucial da inovação social no mundo corporativo. 

Em seu espaço localizado na Vila da Ciência MCTI, a Softex apresentará duas iniciativas de seu extenso portfólio de ações: o Conecta Startup Brasil, programa de inovação aberta que tem por objetivo fomentar projetos de startups early stage que tenham compatibilidade com o mercado e com grandes empresas; e o LISSoftex, ferramenta de investimento combinado que auxilia empresas na utilização de benefícios fiscais em suas estratégias ASG.

No ano passado, o RIW reuniu mais de 2 mil startups, promoveu mais de 900 palestras distribuídas em 27 conferências, contou com mais de 200 expositores e recebeu 125 mil visitantes, gerando cerca de R$ 1 bilhão em novos negócios.

Para mais informações sobre o RIW23 clique aqui 

Acaba de ser divulgada a lista das empresas, startups e equipes empreendedoras selecionadas para participar da segunda edição do Conecta Startup Brasil, programa de inovação aberta que tem por objetivo fomentar projetos de inovação que tenham compatibilidade com o mercado e com grandes empresas.

O Conecta Startup Brasil é uma realização conjunta do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, e da Softex, que executa o programa em parceria com o CNPq.

Em sua primeira edição (2019 a 2021), o programa capacitou mais de 600 empreendedores, conectando-os a 237 desafios tecnológicos de 50 empresas selecionadas em 23 áreas temáticas. Entre as companhias selecionadas para a segunda edição estão Ambev, Natura, Gol Linhas Aéreas, Vale e Copel.

Para conferir a lista completa dos selecionados para essa jornada de inovação e aceleração clique aqui.

Uma pesquisa encomendada pela TOTVS e executada pela H2R Pesquisas mapeou o futuro das carreiras para os próximos cinco anos, trazendo também insights sobre os impactos da IA e as soft e hard skills consideradas cruciais.

Segundo o estudo “Panorama das carreiras 2030”, a alta demanda por profissionais especialistas em IA e machine learning continuará a crescer nos próximos anos segundo 30% dos entrevistados, que não temem impactos negativos da IA em suas carreiras. Essas tecnologias estão sendo usadas em uma ampla gama de aplicações, desde atendimento ao cliente até análise de dados.

Até 2030, também estarão em alta demanda no mercado brasileiro as profissões de analista e cientista de dados, analista de segurança da informação e de inteligência de negócio.

Outro aspecto apurado pelo levantamento envolve as hard e soft skills que os profissionais acreditam ser as mais importantes a desenvolver para os próximos cinco anos.

Entre as hard skills, a mais citada é o conhecimento em IA (48%). Outras hard skills cruciais para os profissionais são: análise de dados, análise de negócios, gerenciamento de projetos, programação e cibersegurança.

Em relação às soft skills, a inteligência emocional (41%) ficou em primeiro lugar. Outras competências comportamentais importantes para o futuro, segundo os entrevistados, são: pensamento analítico e crítico, trabalho em equipe e criatividade.

Confira a íntegra do “Panorama das carreiras 2030”, que ouviu 477 profissionais, clicando aqui

A Rocket.Chat, startup brasileira de chat open source integrante do Brasil IT+ desde 2014, anunciou o aporte de R$ 50 milhões liderado pela Alexia Ventures, Endeavor Catalyst, Endeavor Scaleup Ventures, Bob Young (Fundador da RedHat), NEA e Valor Capital Group, além de investidores como Greycroft, Monashees, DGF e Graphene. O valor será direcionado para a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e também para impulsionar sua expansão comercial. 

Em nota à imprensa, Gabriel Engel, CEO da Rocket.Chat, destacou que o objetivo da startup é “expandir cada vez mais os nossos serviços ao redor do mundo, tornando a nossa plataforma acessível para todos. Sabemos o quanto os meios de comunicação são importantes dentro das empresas e construímos uma tecnologia de qualidade para oferecer segurança e escalabilidade aos nossos clientes”.

Fundada em 2016 e com mais de 15 milhões de usuários em 150 países, a Rocket.Chat tem entre seus clientes a Marinha dos Estados Unidos e o Governo da Colúmbia Britânica. Os principais mercados-alvo da companhia são os Estados Unidos, Europa Ocidental, Japão e Brasil.

O Rocket. Chat é uma plataforma de comunicação interna para empresas com funcionalidades que lembram um chat, só que com muito mais capacidade de customização e interação entre os participantes, além de comandos ágeis e facilidade para compartilhar os mais diversos tipos de arquivos.

O Brasil IT+, realizado em parceria pela ApexBrasil e pela Softex, é o maior programa de internacionalização de empresas de software e serviços de TI já desenvolvido no país. Seu objetivo é gerar novas oportunidades de negócios no mercado internacional para as companhias brasileiras participantes, ampliar o volume de exportações, aumentar a exposição da indústria brasileira de TI e fortalecer a imagem do Brasil como um centro mundial de excelência no setor.

Ao longo dos últimos 19 anos, o BrasilIT+ já envolveu mais de 640 companhias interessadas em expandir sua atuação para além das fronteiras nacionais. O volume de negócios gerado pelas empresas aderidas ao atingiu US$ 593 milhões em 2022.

Fonte: PEGN e Fusões & Aquisições

Terminou nesta terça-feira (19) em Huston, no Texas, o Midsize Enterprise Summit Fall (MES Fall), um principais eventos dedicados ao fomento de negócios com empresas norte-americanas de médio porte.

Além dos encontros no pavilhão de exposições, sete companhias brasileiras –  CESAR, Espresso Labs,  Novatics, Pappsales, Power Squads by Prosperi, Premiersoft e Programmers –  tiveram mais um dia de muitas reuniões nos boardrooms, salas de negócios com a presença de até dez empresas norte-americanas pré-selecionadas para encontros com duração entre 12 e 25 minutos.

Parceira há dez anos da Salesforce e com cientes em diversos países como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Portugal, França, Espanha e Brasil, a Pappsales, plataforma de automação de força de vendas e gestão do relacionamento dos vendedores e representante de vendas com os clientes, foi relacionada este ano na seleta lista MES Midmarket 100, organizada anualmente pela The Channel Company.

A lista reconhece os principais influenciadores de TI que se destacaram como fornecedores de tecnologias inovadoras para organizações de médio porte.  As empresas relacionadas são selecionadas com base em seu compromisso constante em ajudar esse segmento a ter sucesso e a prosperar na economia digital acelerada do mundo atual.

“Ao engajar o time de vendas, nossa solução permite que nossos clientes aumentem em três vezes a velocidade do fechamento de negócios. O MES é uma oportunidade única para construirmos uma relação de confiança com os CIO’s norte-americanos e acreditamos que nossa inclusão na lista MES Midmarket 100 colaborará nesse processo. Esperamos que o encontro nos ajude a firmar nosso primeiro contrato com uma empresa média americana”, avalia Cleber Cruz, lead solution engineer da Pappsales.

Apoiando empresas em setores de alta concorrência como Inteligência Artificial, segurança cibernética, financeira, seguros, entre outros, a Novatics, consultoria de tecnologia especializada e design e desenvolvimento de sistemas, retorna ao MES por entender o evento como um importante canal de relacionamento e percepção de necessidades de mercado.

“Nosso foco e experiência principal são com scale-ups, startups que receberam investimento de Séries A, B ou C e precisam de apoio para escalar o desenvolvimento de produtos com excelência e agilidade. Essas empresas acabam encontrando em nós uma sinergia de método e cultura que são essenciais para o contexto de inovação. Mas queremos explorar oportunidades com empresas do Mid-Market que estão passando pelos desafios de transformação digital e precisam de um time moderno para acelerarem suas entregas. E o MES se mostra o fórum ideal para atingirmos esse objetivo de compreender as necessidades dessas organizações, gerar relacionamento e fomentar novos negócios”, analisa Flávio Álves, founder & CEO da Novatics.

Um dos casos de sucesso destacados pela Novatics em seu boardroom no MES foi de uma empresa que desenvolve soluções de anotação de dados para as Big Techs e que são utilizadas para treinar modelos de inteligência artificial como Google Search e Alexa.

“A interação no pavilhão de exposição deixou clara a curiosidade e o interesse dos líderes de TI em relação às soluções brasileiras. Percebo que a cada edição do MES nossas empresas ganham maturidade e melhoram sua estratégia de participação, compreendendo que é necessário constância para criar relacionamento com os CIOs e, assim, ampliar as chances de fechar negócios”, avalia Jéssica Dias, líder estratégica de internacionalização na Softex.

A participação nacional no MES Fall 2023 foi mais uma iniciativa do Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex. Integraram a delegação brasileira 13 empresas: CESAREspresso LabsilegraKymoLuby SoftwareNovaticsPappsalesPower Squads by ProsperiPremiersoftProgrammersRequestiaVenturus e ZBRA.

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