Pesquisar
Close this search box.

O Avança+ Amazônia foi pensado pelo Empreende+ Amazônia para estimular a aceleração de negócios com potencial de alto crescimento na região
da Amazônia Ocidental e Amapá.

Tem como público-alvo startups em estágio de validação e tração oferecendo, além de diversos conteúdos especializados, um ambiente colaborativo e dinâmico para a realização de networking, conexão com mentores e rodadas de negócios, além de recurso para desenvolvimento tecnológico para até 10 startups, no valor de até R$ 50 mil cada, e participação em ações de acesso a mercado.

Para mais informações e inscrição, clique aqui

Visando fortalecer a presença feminina no empreendedorismo e também a diversidade no ambiente de negócios na região Amazônica, a Softex, coordenadora do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), abriu inscrições para o Ela Empoder@+ Amazônia, iniciativa que integra o Programa Empreende+ Amazônia.

Sua proposta é capacitar e apoiar, por meio de mentorias, workshops e e-networking, 20 negócios em estágio inicial liderados por mulheres na região da Amazônia Ocidental e Amapá voltados à solução de problemas em sete áreas: logística, sustentabilidade e conservação ambiental; acesso a mercados e cadeias de suprimentos; mudanças climáticas, desigualdade social, saúde, infraestrutura e educação.

Na segunda fase do projeto serão selecionadas até 10 startups para receber até R$ 30 mil cada com o objetivo de desenvolver um MVP (produto mínimo viável). As inscrições prosseguem até o dia 5 de setembro.

“Além de auxiliar a promover a independência financeira das mulheres através da oferta de recurso financeiro para desenvolvimento tecnológico, estão também entre as metas do programa colaborar para o aumento da participação feminina no mercado de trabalho no setor de TI e favorecer o seu empoderamento em comunidades empreendedoras da região Amazônica”, explica Rayanny Nunes, gerente da área de inovação da Softex.

Programa Ela Empoder@ -Foi criado pela Softex para fomentar o protagonismo e o desenvolvimento empreendedor digital feminino. Sua primeira edição foi realizada em 2021 no Estado do Rio de Janeiro e envolveu 30 startups com mulheres em sua liderança. Ao longo de seus cinco meses de realização, o Ela Empoder@ impactou394 pessoas, realizou 43 horas de acompanhamento e 42 horas de mentoria. Cerca de 40% das startups cariocas participantes conquistaram seus primeiros clientes após seis meses e diversas foram selecionadas para outros programas de aceleração como Startup Ole Brasil, BNDES Garagem e CataliseICT Sebrae.

Para mais informações e inscrição para o Ela Empoder@+ Amazônia acesse https://empreendemais.softexamazonia.com.br/ela-empodera-amazonia/

Iniciativa do ProgramaEmpreende+ Amazônia, o projeto Professor+ Empreendedor visa promover a cultura do empreendedorismo entre os jovens em sala de aula.

A meta é capacitar 100 professores da região da Amazônia Ocidental e Amapá, tanto do ensino médio como técnico das redes pública e privada, fornecendo a eles os conhecimentos e as ferramentas para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e o despertar o espírito criativo e inovador desde cedo.

Durante o Professor+ Empreendedor, os professores receberão formação teórica e prática em metodologias de empreendedorismo por meio de palestras, workshops, sessões interativas e atividades práticas no modelo híbrido (online e presencial). O conteúdo programático inclui, entre outros temas, conceitos básicos, desenvolvimento de habilidades, estratégias de ensino e aprendizagem, integração curricular e recursos didáticos. 

Também serão promovidas oficinas de empreendedorismo – em modelo híbrido (online e presencial) – objetivo de levar aos participantes reflexões sobre o potencial empreendedor e as oportunidades existentes no mundo dos negócios. As oficinas também ocorrerão no modelo híbrido (online e presencial).

Para mais informações e inscrição, clique aqui

Uma sessão de treinamento sobre principais demandas tecnológicas e ameaças para o mercado das médias empresas norte-americanas, que apresentam faturamento anual entre US$ 50 milhões e US$ 2 bilhões, abriu a programação do último dia do XChange 2023, um dos maiores encontros de canais de vendas dos Estados Unidos e realizado na cidade de Nashville, no Tennessee.

Em mais uma iniciativa do Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, dez empresas brasileiras marcaram presença no evento: Agile Inc, Ahgora HCM, ArqSign, BRISA, EiTV, InEvent, KYMO, Luby, Premiersoft e Smartspace by Digivox.

Nesta terça-feira (22), a Ahgora, HR Tech pioneira em cloud e SaaS, fez sua última participação nos boardroomspara um seleto grupo de canais.Os principais alvos da companhia nos Estados Unidos são empresas que estão indo do on-premise para cloud, médias empresas e provedores de soluções.

Para o head de alianças da Ahgora, Ricardo Saito, estar na XChange 2023 foi um passo importante no processo de internacionalização da empresa, permitindo contato com tomadores de decisão do mercado de tecnologia norte-americano. “Essa nossa estreia no evento nos ajudará a encurtar muitos caminhos e nos permitiu testar hipóteses de forma rápida e conectada. Sabemos que a área de vendas indiretas nos Estados Unidos é diferente do Brasil, mas temos experiência e estamos preparados para fazer as adaptações necessárias”.

“Com certeza os boardrooms são o ponto alto deste evento. A oportunidade de falar diretamente com empresas selecionadas, que possuem as características de potenciais parceiros de negócios para nós nos Estados Unidos, é realmente relevante e positivo. Saímos daqui com as portas abertas com algumas empresas e não tenho dúvidas de que esse evento nos trará bons frutos nos próximos meses”, avalia Aluizio Melo, CMO da Smartspace by Digivox, plataforma de gestão ominicanal que permite o gerenciamento eficiente das tarefas do trabalho por meio da integração de canais de atendimento, ferramentas de gestão e de comunicação interna.

“O XChange é totalmente focado na geração de negócios. Apenas nos boardooms tivemos a oportunidade de conversar com 33 parceiros potenciais e estamos com boa perspectiva para o fechamento de contratos nos próximos meses”, destaca Maise Mandel, International Executive da Premiersoft, especializada em promover soluções tecnológicas por meio de aumento de pessoal nearshore e desenvolvimento de software.

O evento foi encerrado com a entrega do XChange XCellence Awards, premiação que reconhece a excelência dos participantes em diversas categorias.

A Softex estima que ao longo dos três dias do XChange tenham sido fomentadas 750 conexões para as empresas da delegação brasileiras, tanto nos boardrooms como nas sessões de networking. Por ser totalmente voltado à geração de negócios, o contato próximo com os solution providers é o grande valor que as empresas brasileiras recebem ao participar do Brasil IT+, único programa público patrocinador no evento.

Capacitar e aperfeiçoar professores, graduandos e graduados que tenham propósito de ingressar no Manna_Team a fim de torná-los tutores, mentores, gestores ou instrutores em atividades e ações do Escossistema Manna. Esse é o objetivo do Programa de Residência Manna BRAx em Tecnologias Exponenciais, realizado pelo Núcleo Softex Campinas, no âmbito dos Projetos Prioritários de Interesse Nacional (PPI), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a ser coordenado pela Softex.

O programa terá início dentro da ação Manna , com a realização do evento Manna BraX BootCamp, no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba (PR), conhecido como Museu do Olho. O evento acontece de 12 a 14 de outubro de 2023, no formato presencial. Os selecionados na etapa de julgamento poderão receber ajusta de custo (parcial ou total) para deslocamento, alimentação e hospedagem.

Na fase seguinte do programa, será ofertada uma trilha formativa organizada em cinco Micro credenciais tem Tecnologias Exponenciais (Internet das Coisas, Internet da Coisas Robóticas, Internet dos Drones, Inteligência Artificial e Metaverso/Jogos), e cinco Micro credenciais em desenvolvimento comportamental (felicidade, inovação, popularização da ciência e pensamento científico, computacional e crítico). A trilha formativa possui 300 horas realizadas nas Micro credenciais.

A última fase, chamada de Residência, compreende uma imersão dos participantes previamente selecionados em experiências e projetos propostos por eles e realizados em escolas públicas parceiras ou em ambiente a ser definido e sob supervisão do Manna_Team. Todos os participantes que concluírem satisfatoriamente as atividades propostas receberão uma certificado de participação emitido pelo Ecossistema Manna .

Para mais informações, quantidade de vagas e como se inscrever, acesse o edital em https://softexcps.org.br.

Por Fabrício Lourenço
Comunicação Softex

O XChange 2023, um dos maiores encontros de canais de vendas dos Estados Unidos, começou no último domingo (20), em Nashville, no Tennessee, com uma intensa programação para as dez empresas da delegação brasileira.

Depois do International Sales Training, no qual os especialistas Maria Sullivan e George Pasharis compartilharam dicas importantes sobre como gerar negócios com provedores de soluções, as companhias nacionais receberam cerca de 25 convidados na private reception e iniciaram a apresentação de seus pitches nos concorridos boardrooms, que prosseguiram nesta segunda-feira (21).

“Somos referência em soluções de assinatura eletrônica e gestão de documentos eficientes e seguras. Nossa participação no XChange 2023 representa um passo estratégico para nos posicionarmos como uma ferramenta essencial na transformação digital nos Estados Unidos. Em nossa participação nos boordrooms procuramos destacar de forma bastante direta e visual os benefícios tangíveis que a ArqSign pode oferecer tanto para os parceiros quanto para os clientes. Não queremos oferecer apenas uma solução, mas uma oportunidade de trabalhar em conjunto para criar valor para todos os envolvidos”, destaca Thais Pinho, gerente de marketing da ArqSign.

Wagner Lopes, head of growth da Luby, desenvolvedora de software sob demanda, explica que “atuamos nos Estados Unidos há pelo menos dez anos, tendo presença em diversos mercados, mas com uma expertise maior no segmento financeiro, trabalhando com bancos e fintechs. Nossa participação no evento foi instigada pela possibilidade de apresentarmos nossos serviços e expertises para um grupo seleto de empresários, com potencial para parcerias, o que fizemos hoje nos boardrooms e no pavilhão de exposições”.

“O networking acelera o ciclo de vendas e o XChange tem sua programação totalmente construída de forma a auxiliar os participantes a estabelecer um relacionamento e criar uma conexão pautada na confiança”, reforça Maria Sullivan, CEO na International Business Connect e consultora de desenvolvimento internacional de negócios na The Channel Company.

A participação nacional no XChange 2023 é mais uma iniciativa do Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex. Integram a delegação brasileira: Agile Inc, Ahgora HCM, ArqSign, BRISA, EiTV, InEvent, KYMO, Luby, Premiersoft e Smartspace by Digivox.

Rolar para cima