Pesquisar
Close this search box.

Com o objetivo de auxiliar as empresas a utilizarem benefícios fiscais previstos em lei e no desenvolvimento de suas estratégias ASG (Ambiental, Social e Governança) a Softex, entidade com mais de duas décadas de experiência na concepção e gestão de programas de impacto, anuncia o lançamento do seu Laboratório de Inovação Social (LISSoftex).

A iniciativa tem como público prioritário organizações de médio e grande porte que possuam estratégia de ASG e perfil engajado em ações com foco na geração de impacto positivo e sustentabilidade. Pesquisa global da EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, aponta que a agenda AGS já direciona a decisão de 99% dos investidores no Brasil.

“Queremos auxiliar as empresas a alcançarem suas metas em ASG com efetivo impacto social, conectando os recursos a projetos que transformam vidas. Desta forma, a empresa pode ir além e, ainda, otimizar seu investimento utilizando benefícios fiscais como, por exemplo, a doação do IRPJ prevista em lei”, explica Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex

O LISSoftex atua como uma ferramenta de financiamento combinando aportes da Softex e das empresas doadoras, propondo assim um novo modelo de relacionamento entre as empresas investidoras e as iniciativas de impacto.

“Para cada real aportado pela iniciativa privada, a Softex fará um investimento financeiro ou econômico no mesmo montante. E essa contrapartida será avaliada a cada novo projeto. Vamos empregar nossa experiência de décadas na gestão de políticas públicas e na geração de impacto para potencializar os resultados, beneficiando a sociedade brasileira como um todo”, destaca Diônes Lima.

Para a obtenção do aporte de recursos a entidade adotará a Chamada Pública, um mecanismo que conferirá ao processo maior transparência, governança, obrigações e direitos para as partes interessadas.

Primeiro projeto: apoio a negócios liderados por mulheres na Amazônia – Em sinergia com os objetivos da ODS, o primeiro projeto a ser executado pelo LISSoftex será o Ela Empodera+ Amazônia. Sua proposta é capacitar e apoiar, por meio de mentorias, workshops, networking e investimentos no valor de até R$ 30 mil, 20 negócios em estágio inicial liderados por mulheres na região da Amazônia. Eles deverão oferecer propostas para a solução de problemas nas áreas de logística, sustentabilidade e conservação ambiental; acesso a mercados e cadeias de suprimentos; mudanças climáticas, desigualdade social, saúde, infraestrutura e educação.

“O programa auxilia a promoção da diversidade, da igualdade e da autonomia financeira através da oferta de investimento para o desenvolvimento de projetos e negócios sociais, tendo também como meta o aumento da participação feminina no mercado de trabalho, favorecendo o seu empoderamento em comunidades empreendedoras”, complementa Diônes Lima.

Além do Ela Empodera+ Amazônia, o LISSoftex tem no pipeline de execução este ano mais dois projetos – um na área de educação e outro de saúde – e espera alcançar R$ 1 milhão em recursos em sua primeira rodada de captação através de Chamada Pública que será lançada nas próximas semanas.

Para saber mais sobre o LISSoftex visite http://lis.softex.br/

A Smartspace by Digivox, plataforma de gestão ominicanal que permite o gerenciamento eficiente das tarefas do trabalho por meio da integração de canais de atendimento, ferramentas de gestão e de comunicação interna, é uma das dez empresas integrantes da delegação brasileira que participa esta semana do XChange 2023, um dos mais importantes encontros de canais e distribuidores dos Estados Unidos.

Iniciando seu processo de internacionalização após quase duas décadas de atuação no Brasil, a Smartspace by Digivox tem entre seus principais mercados-alvo nos Estados Unidos os segmentos de Telecom, saúde, varejo, tecnologia, educação, finanças, hospitalidade e manufatura.

Conversamos com Ary Vilhena Jr., CEO da Smartspace by Digivox, sobre as expectativas da empresa para o evento e os desafios do mercado norte-americano:

O que motivou a participação no XChange?

Ary Vilhena Jr. – Nossa participação em um evento como o XChange não só nos mantém informados sobre tendências de mercado, mas também nos conecta a grandes especialistas do setor, grandes empresas e a diversos empreendedores. Essa conexão é imprescindível para fazer parcerias, benchmarking e criar um solo fértil para futuras inovações.

Quais as expectativas para esta edição?

Ary Vilhena Jr. – Lançar oficialmente nosso produto no mercado americano e retornar do evento com parcerias estratégicas de negócio  encaminhadas.

Quais os principais mercados-alvo da companhia nos Estados Unidos?

Ary Vilhena Jr. – Neste momento, nossos principais mercados-alvo são Telecom, saúde, varejo, tecnologia, educação, finanças, hospitalidade e manufatura. Nosso objetivo é atingir essas verticais por meio da construção de uma rede de parceiros estratégicos de forma a garantir nosso crescimento sustentável. No XChange buscamos provedores de soluções, integradores, distribuidores e resellers. Nosso programa de parceria é uma parte essencial da nossa estratégia.

Quais os principais desafios de atuar no mercado norte-americano por meio de um parceiro?

Ary Vilhena Jr. – Esse modelo traz consigo diversos desafios, como a compreensão profunda das dinâmicas locais e das necessidades dos clientes. Além disso, é necessário estabelecer relacionamentos sólidos com parceiros confiáveis e comprometidos, garantindo uma entrega eficaz e alinhada com nossa visão. A coordenação entre diferentes regiões e a adaptação às regulamentações específicas também são aspectos cruciais. Contudo, já estamos nos preparando para essa expansão há um bom tempo e essa estratégia nos permite aproveitar a experiência local e a rede de relacionamentos dos parceiros para acelerar nosso crescimento e estabelecer uma presença sólida nos Estados Unidos.

O programa Empreende+ Amazônia, executado pela Softex em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), está com inscrições abertas. Ele é composto por cinco projetos que atuam em momentos específicos da maturidade da jornada empreendedora com o objetivo de transformar a Amazônia Ocidental e o Amapá em um hub de empreendedorismo e inovação, criando oportunidades, promovendo a sustentabilidade e valorizando as vocações e talentos locais. São eles:

Professor+ Empreendedor – tem como objetivo promover a cultura do empreendedorismo entre os jovens em sala de aula. A meta é capacitar 100 professores da região da Amazônia Ocidental e Amapá, tanto do ensino médio como técnico das redes pública e privada, fornecendo a eles os conhecimentos e as ferramentas para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e para o despertar do espírito criativo e inovador desde cedo. Para mais informações, clique aqui

Ela Empodera+ Amazônia – sua proposta é capacitar e apoiar, por meio de mentorias, workshops e-networking, 20 negócios em estágio inicial liderados por mulheres na região da Amazônia voltados à solução de problemas nas áreas de logística, sustentabilidade e conservação ambiental; acesso a mercados e cadeias de suprimentos; mudanças climáticas, desigualdade social, saúde, infraestrutura e educação. Na segunda fase do projeto serão selecionadas até 10 startups para receber até R$ 30 mil cada com o objetivo de desenvolver um MVP. Para mais informações, clique aqui

Avança+ Amazônia – tem como público-alvo startups em estágio de validação e tração oferecendo, além de diversos conteúdos especializados, um ambiente colaborativo e dinâmico para a realização de networking, conexão com mentores e rodadas de negócios, além de recurso para desenvolvimento tecnológico para até 10 startups, no valor de até R$ 50 mil cada, e participação em ações de acesso a mercado. Para mais informações, clique aqui

Amazônia+ Inovadora – capacitará 10 empresas, 10 ICTs e 10 startups em práticas de inovação aberta. Entre os muitos benefícios oferecidos aos participantes estão o compartilhamento de conhecimento e expertise, a criação de uma rede de inovação aberta e a participação em um fórum presencial, fomentando a colaboração entre os diferentes atores do ecossistema. Para mais informações, clique aqui

– Amazônia+ Global – selecionará até 20 startups e MPEs para a realização de um diagnóstico de maturidade de internacionalização. Elas passarão por um programa preparatório para que sejam capazes de atuar de forma eficaz em um contexto globalizado e elaborarão seus planos de internacionalização. As duas que mostrarem maior potencial serão selecionadas para participar de imersão de um mês em Portugal. Para mais informações, clique aqui

As inscrições prosseguem até o dia 5 de setembro. Garanta já a sua vaga!

Agile Inc, Ahgora HCM, ArqSign, BRISA, EiTV, InEvent, KYMO, Luby, Premiersoft e Smartspace by Digivox são as dez empresas brasileiras que estarão presentes no XChange 2023, evento que será realizado a partir deste domingo (20) na cidade de Nashville, no Tennessee. A participação é mais uma iniciativa do Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex.

Esta edição reunirá cerca de 300 canais de vendas convidados, entre Value Added Resellers – VARs (canais de valor agregado), provedores de soluções, distribuidores e integradores de diversos setores tecnológicos dos Estados Unidos.

“Nossa presença neste evento B2B tem o objetivo de construir e estreitar o relacionamento com potenciais canais de vendas indiretos que atendam toda a América do Norte”, explica Jéssica Dias, líder de Projetos Internacionais na Softex.

Iniciando seu processo de internacionalização após quase duas décadas de atuação no Brasil, a Smartspace by Digivox tem entre seus principais mercados-alvo nos Estados Unidos os segmentos de Telecom, saúde, varejo, tecnologia, educação, finanças, hospitalidade e manufatura.

“Nosso objetivo é atingir essas verticais por meio da construção de uma rede de parceiros estratégicos de forma a garantir nosso crescimento sustentável. No XChange buscamos provedores de soluções, integradores, distribuidores e resellers. Nosso programa de parceria é uma parte essencial da nossa estratégia”, destaca Ary Vilhena Jr., CEO da Smartspace by Digivox, plataforma de gestão ominicanal que permite o gerenciamento eficiente das tarefas do trabalho por meio da integração de canais de atendimento, ferramentas de gestão e de comunicação interna.

Participando do XChange pela primeira vez, a BRISA, dedicada ao desenvolvimento de projetos de tecnologia, consultoria tecnológica e de gestão, entende como fundamental o estabelecimento de relacionamento com canais e tomadores de decisão para a geração de novos negócios nos Estados Unidos.

“Temos clientes no Brasil e no exterior, atuando tanto com vendas diretas como indiretas. Estamos presentes no mercado norte-americano e acreditamos que acordos com provedores de soluções locais nos ajudarão a conquistar as médias empresas em busca de parceiros de inovação tecnológica”, avalia Edson Santos Junior, diretor de vendas da BRISA.

Já Rodrigo Cascão Araújo, CEO da EiTV, especializada em tecnologia de streaming e TV digital, marca presença no XChange pela segunda vez. “Há um ano, começamos a desenvolver um trabalho de inteligência de mercado, de adequação de produtos e de estabelecimento de canais de distribuição. Estamos muito mais maduros e preparados para apoiar desenvolvedores de conteúdo digital interessados em distribuir e monetizar infoprodutos usando aplicações de streaming de vídeo. Nesta edição, procuramos um provedor de solução que além de simplesmente vender o nosso produto, possa fazer as atividades de treinamento e suporte técnico dos clientes finais”, detalha o executivo.

“Queremos levar nossas soluções de assinatura eletrônica e gestão de documentos para um público mais amplo, especialmente nos Estados Unidos. O XChange nos permite mergulhar em discussões estratégicas e explorar sinergias. Não queremos oferecer apenas uma solução, mas uma oportunidade de trabalhar em conjunto para criar valor para todos os envolvidos”, explica Thais Pinho, gerente de marketing da ArqSign.

Às vésperas de lançar sua subsidiária em Delaware – reforçando seu compromisso com o mercado norte-americano, a consultoria de TI Agile Inc, busca no XChange provedores de soluções, distribuidores e revendedores capazes de ampliar o alcance da companhia. “Temos parceiros em outros mercados internacionais como Portugal e Espanha e entendemos que eles desempenham um papel fundamental em um ambiente altamente dinâmico”, destaca Ivan Jorge Santos, CEO eProfessional Scrum Trainer (PST) da Agile Inc.

Durante os quatro dias do XChange, as companhias nacionais demonstrarão as suas soluções no estande coletivo, participarão de reuniões privadas com potenciais parceiros, de eventos voltados para networking e ainda dos prestigiados boardrooms, encontros de apresentação para 12 canais previamente selecionados.

A lista MES Midmarket 100, organizada anualmente pela The Channel Company, reconhece os principais influenciadores de TI que se destacaram como fornecedores de tecnologias inovadoras para organizações de médio porte.  As empresas relacionadas são selecionadas com base em seu compromisso constante em ajudar esse segmento a ter sucesso e a prosperar na economia digital acelerada do mundo atual.

E, este ano, duas companhias integrantes do Brasil IT+, desenvolvido em parceria pela ApexBrasil e pela Softex, foram selecionadas para essa prestigiada relação: a Pappsales, solução inovadora de vendas em campo projetada para capacitar representantes de vendas com integração nativa do Salesforce e recursos off-line completos; e a KYMO, provedora de plataforma exclusiva de gestão de backup/restore e monitoramento da infraestrutura de TI.

“Essa conquista alimenta nosso desejo de continuar inovando e estabelecendo novos padrões da indústria. Juntos, seguiremos em um caminho de sucesso e crescimento, oferecendo soluções que realmente fazem a diferença para empresas de médio porte”, celebra Cleber Cruz, co-founder da Pappsales.

De acordo com o National Center for the Middle Market, existem cerca de 200 mil empresas de médio porte nos Estados Unidos e elas representam um terço do PIB do setor privado, empregando aproximadamente 48 milhões de pessoas.

“Ser reconhecido entre os principais fornecedores no segmento midmarket é uma verdadeira prova de nossa dedicação e compromisso em fornecer serviços de TI excepcionais que capacitam as empresas a prosperar no cenário dinâmico de hoje”, destaca Alexandre Paoleschi, CEO e Head de Inovação da KYMO.

Adam Dennison, vice-presidente de serviços empresariais de médio porte da The Channel Company, complementa que “os fornecedores destacados este ano provaram ser provedores de tecnologia com visão de futuro, oferecendo soluções e serviços mais adequados para organizações de médio porte que têm o potencial de trazer crescimento e inovação para elas”.

Para conferir a relação completa das companhias indicadas para a lista 2023 do MES Midmarket 100 acesse https://www.crn.com/rankings-and-lists/midmarket-2023.htm

Por Fabricio Lourenço//

Profissionais que tenham interesse em participar do processo seletivo promovido pela Softex, em parceria com ApexBrasil, têm até o dia 11 de agosto para se inscrever. As vagas são para bolsista e prestador de serviço.

De acordo com o regulamento, estão impedidos de serem selecionados cônjuge, companheiro (a) ou parente de linha reta, colateral ou por afinidade, até terceiro grau, de participantes da banca de seleção, dirigente ou empregado da Softex e da ApexBrasil.

Cabe ressaltar que os candidatos habilitados passarão por entrevista que poderá ser realizadas pessoalmente ou por meio eletrônico (teams ou meet), a critério da Softex.

Todas as etapas do processo de seleção serão publicadas no endereço eletrônico www.softex.br/editais-e-chamadas

Rolar para cima