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Os concorridos “boardrooms”, salas de negócios com a presença de dez empresas americanas pré-selecionadas para encontros com duração entre 12 e 25 minutos, foram o destaque da programação dos dois primeiros dias do Midsize Enterprise Summit Spring (MES), que ocorre até esta quarta-feira (25) na cidade de Orlando, na Flórida.

Em mais uma iniciativa do Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, 13 empresas brasileiras estão participando do encontro em busca de oportunidades de negócios com companhias norte-americanas de médio porte, aquelas com faturamento anual entre US$ 50 milhões e US$ 2 bilhões.

Operando nos Estados Unidos há 17 anos, a Programmers, provedora de soluções em tecnologia para negócios, é uma delas. “Comparecemos ao MES desde 2007. Ao longo de todo esse período nossa preparação tem evoluído, sempre buscando levar aos participantes casos de sucesso nos quais eles possam identificar desafios semelhantes aos que enfrentam em suas companhias e destacando o que considero como nossas três chaves para o sucesso digital: produtos que mudam o jogo, software continuamente modernizado e análise acionável”, ressalta Gil Seabra, diretor de desenvolvimento de negócios da Programmers.

Com escritórios em Huston (Texas) e San Diego (Califórnia), a ZBRA é outra companhia brasileira com muita experiência no mercado norte-americano: 18 anos. “Apesar de já exportarmos nossos serviços com muito sucesso, não tínhamos realizado até agora um projeto de entrada mais sério no país. Por isso, este ano promovemos uma reestruturação e diversos investimentos para fortalecer nossa presença local e abrir novas oportunidades de mercado. Já comprovamos na prática que o nosso serviço funciona junto às grandes e médias empresas norte-americanas e, agora, chegou o momento de melhorar o nosso marketing e networking para que mais organizações possam ser impactadas pelos serviços que oferecemos e peloo excelente track-record que temos”, informa Alexandre Cunha, CEO da ZBRA.

“É a primeira vez que participamos do MES e de um evento totalmente focado na geração de negócios. Foram dois meses dedicados ao mapeamento de empresas que pudessem dar fit conosco e os contatos que realizamos até agora se mostram bastante promissores. O maior desafio para fazer uma venda para as médias empresas norte-americanas é acessar a pessoa correta. E o evento nos coloca cara a cala com elas. Iniciamos nossos primeiros movimentos de internacionalização em 2018, reforçamos essa posição em 2021 aproveitando o dólar favorável e o crescente interesse na contratação de mão de obra qualificada”, avalia JP Ros, chief growth officer da Premiersoft.

Flavio Alves, founder e CEO da Novatics, destaca a relevância do trabalho de mapeamento prévio de oportunidades realizado por meio da lista de lideranças fornecida pela organização e pondera que a venda de tecnologia por parte de uma empresa estrangeira para uma companhia norte-americana demanda comprovação de capacidade técnica, apresentação de referências do mercado e possuir um processo que se comprove capaz de aprovar o cliente. “As médias empresas têm um processo de compra mais simplificado e o feedback de outros clientes que temos aqui tem nos ajudado a ampliar nossa base local. Outro ponto importante para avaliarmos o interesse em nossos serviços é o pedido de follow-up nas próximas quatro semanas que recebemos pós-apresentação nos boardrooms”, explica.

Participaram também desses primeiros dois dias de boardrooms do MES 2023 CESAR, Kymo, Nextage.Com, Pappsales, Power Squads by Prosperi e Totaldocs.

 

Estão abertas as inscrições para os professores de escolas públicas municipais e estaduais de qualquer localidade do Brasil interessados em garantir sua participação do Galáxias BootCamp 2023. O evento totalmente voltado para a inovação é promovido pela MannaTeam e acontecerá no dia 7 de maio em uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, a Expoingá.

“É a primeira vez que promovemos um bootcamp exclusivo para professores. Nosso objetivo é fomentar ações em Educação 5.0 e apresentar projetos de tecnologia que estão colaborando para garantir vantagem competitiva e impulsionar a nossa sociedade, como inteligência artificial, pensamento computacional, games, metaverso e acessibilidade. Desejamos que esses professores se sintam amparados para estimular a geração de novas ideias e a criatividade de seus alunos e, assim, colaborar para a construção de pessoas exponencias, aquelas capazes de mudar rapidamente a nossa sociedade”, explica a Prof.ª Dr.ª Linnyer Beatryz Ruiz Aylon, head do MannaTeam.

O Manna é o maior ecossistema de ensino, pesquisa, extensão e inovação em Internet das Coisas (IoT) e Robótica do estado do Paraná e um dos maiores do Brasil e, ao longo dos últimos 23 anos, tem se dedicado a atrair crianças, jovens e adultos para a área de tecnologia. Este projeto integra os Programas de Prioritários de Interesse Nacional (PPI), coordenado pela Softex e executado pela Softex Campinas no âmbito do MCTI Futuro com foco nas linhas de capacitação técnico-profissional.

Para mais informações, acesse https://manna.team/expo-manna/GalaxiasBootCamp2023

Começou neste domingo (23) o Midsize Enterprise Summit Spring (MES Spring), em Orlando, nos Estados Unidos. Em mais uma iniciativa do Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, 13 empresas brasileiras estão participando do encontro que tem como público-alvo Chief Executive Officers (CEOs), Chief Information Officers (CIOs) e executivos tomadores de decisão de empresas norte-americanas de médio porte, com faturamento anual entre US$ 50 milhões e US$ 2 bilhões.

“Buscamos uma aproximação com todo o sul dos Estados Unidos, como por exemplo a Flórida, a comunidade de Orlando e arredores, onde vislumbramos um movimento de inovação com o qual poderemos contribuir. Pensando principalmente nas empresas de médio porte, nosso foco é auxiliar na obtenção de uma eficiência operacional para um RH mais assertivo. Com a grande quantidade de imigrantes que procuram o sul do país buscando uma oportunidade de vida, acreditamos que podemos trazer oportunidades de negócios para a região”, avalia Lázaro Malta, CEO da Ahgora Sistemas, HR Tech que desenvolve tecnologias inovadoras para recursos humanos.

A Ahgora, que já opera com clientes nos Estados Unidos, América Latina, Europa e Ásia, iniciou seu processo de internacionalização por meio de parcerias, como a existente com a SAP, um dos maiores softwares de ERP do mundo, aproveitando que o seu sistema de RH é altamente integrável.

“Para além das fronteiras do Brasil, nossa expectativa é operar em sete países nos próximos três anos. Essa atuação deve corresponder a 20% do faturamento da empresa em um futuro próximo. Queremos nos tornar a Aghora o player mais inovador da América Latina no segmento, com forte presença também nos Estados Unidos”, acrescenta Lazaro Malta.

Na seção de abertura, a semelhança cultural, a expertise tecnológica, a criatividade, a capacidade de entendimento do negócio e, também, de escalar rapidamente foram algumas das qualidades das empresas brasileiras destacadas pela organização do evento.

Um dos destaques da programação do primeiro dia foram os Private Reception do Brasil IT+, uma série de encontros com CIOs indicados exclusivamente pela delegação brasileira. “São executivos com efetivo poder de decisão que estão em busca de soluções específicas de TI ou que desejam aprender mais sobre soluções de TI que beneficiarão sua organização ou solucionarão um problema crítico”, explica Jéssica Dias, líder de Projetos Internacionais na Softex. “Por isso, esses CIOs abrem sua agenda ao longo de três dias para se reunir com fornecedores-alvo, um modelo que realmente colabora para a geração de negócios”, complementa.

Além da Ahgora, integram a delegação brasileira, CESAR, Inevent, Kymo, Nextage.Com, Novatics, Pappsales, Power Squads by Prosperi, Premiersoft, Programmers, Requestia, Totaldocs e ZBRA.

Apresentação Ahgora Sistemas

A cidade de Orlando, nos Estados Unidos, recebe entre os dias 23 e 25 de abril o Midsize Enterprise Summit Spring, encontro que se destaca pelo potencial de conexões e compra de soluções inteligentes por parte de Chief Executive Officers (CEOs), Chief Information Officers (CIOs) e executivos tomadores de decisão de empresas norte-americanas de médio porte que apresentam faturamento anual entre US$ 50 milhões e US$ 2 bilhões.

E o Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, levará para o evento 13 empresas brasileiras interessadas em entrar – e também em expandir – a sua presença no país.

“Os Estados Unidos são um mercado-alvo estratégico. Para ajudar a maximizar o potencial de geração de negócios, desenhamos e implementamos uma abordagem ainda mais tática e pensada sob medida para a forma direta de negociar das empresas norte-americanas”, explica Jéssica Dias, líder de Projetos Internacionais na Softex.

Como parte dessa estratégia, as companhias brasileiras contarão com um estande para reuniões e abordagens junto a potenciais clientes; participarão dos prestigiados “boardrooms”, salas de negócios com a presença de dez empresas americanas pré-selecionadas para encontros com duração entre 12 e 25 minutos; e das “speed networking”, reuniões dinâmicas para identificar, em poucos minutos, o maior número possível de interessados.

Na fase preparatória para o MES Spring, a delegação brasileira contou com o suporte de um serviço prévio de mentoria e consultoria para auxiliar a superar uma possível barreira cultural e ajudar na construção de uma narrativa assertiva para as tratativas de negociação.

“O Brasil IT+ e as empresas brasileiras serão destacadas na solenidade de abertura do evento, o que colaborará para ampliar ainda mais o interesse de networking em um ambiente altamente qualificado e com a presença de executivos com poder final de decisão de compra em suas organizações. Entrar nesse mercado altamente competitivo por meio das médias empresas pode ser uma estratégia muito eficiente, principalmente pelo fato de as soluções do portfólio nacional já terem sido validadas por diversas organizações, seja em outros mercados ou até mesmo nos Estados Unidos”, complementa Jéssica Dias.

Integram a delegação brasileira Ahgora, CESAR, Inevent, Kymo, Nextage.Com, Novatics, Pappsales, Power Squads by Prosperi, Premiersoft, Programmers, Requestia, Totaldocs e ZBRA.

Ao longo dos últimos 19 anos, o Projeto Brasil IT+ já envolveu mais de 640 companhias interessadas em expandir sua atuação para além das fronteiras nacionais. O volume de negócios gerado pelas empresas aderidas ao Projeto atingiu em 2022 a casa dos US$ 593 milhões.

 

O Governo Federal promulgou a Convenção sobre o Crime Cibernético, firmada em Budapeste. O Brasil, ao aceitar o convite do Conselho da Europa, passou a ser um dos países que aderiram a tal instrumento internacional multilateral, fortalecendo, assim, os laços de cooperação com parceiros estratégicos no enfrentamento aos crimes cibernéticos. O Decreto nº 11.491, que traz a decisão, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 12 de abril de 2023.

Por meio da denominada Convenção de Budapeste, firmada em 23 de 2001, as autoridades brasileiras poderão contar com mais um recurso nas investigações de crimes cibernéticos, assim como de outras infrações penais, que demandem a obtenção de provas eletrônicas/digitais armazenadas em outros países. Prevê-se uma cooperação “mais intensa, rápida e eficaz”.

O documento internacional cita como infrações cibercriminosas violações de dados, interferência de sistemas, fraudes e golpes informáticos, crimes de conteúdo ilícito, entre outros. Ela prevê investigações e julgamentos de condutas dessas infrações nas instâncias domésticas e internacionais.

Entre as questões tratadas na Convenção de Budapeste estão a criminalização de condutas, normas para investigação e produção de provas eletrônicas e meios de coperação internacional.

Para André Zaca Furquim, coordenador-geral de Cooperação Jurídica Internacional em Matéria Penal do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), há uma expectativa de que a Convenção de Budapeste irá, gradativamente, elevar o número de pedidos de cooperação jurídica internacional. “Considerando que as investigações operadas no Brasil demandam, cada vez mais, provas eletrônicas que se encontram em outros países, esta Convenção irá facilitar e, portanto, encorajar os investigadores brasileiros a utilizar tal estratégia”. completou.

A Convenção já foi assinada por mais de 60 países e é aplicada por outros 194, além de servir como orientação para as legislações locais para os demais.

*Com informações da Agência Senado, Agência Brasil e Consultor Jurídico

Para impulsionar a estratégia de inovação aberta entre indústria e startups, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), está com inscrições abertas para o VIAS speed: encontros online, totalmente gratuitos, na modalidade speed dating (encontros rápidos), com foco na aceleração de negócios inovadores entre startups que atuam com tecnologias da Indústria 4.0 (I4.0) e as empresas industriais brasileiras. O próximo será no dia 27 de abril, das 9h00 às 12h00, via plataforma Google Meet.

As startups que compõem o portfólio para cada encontro passarão por um processo de scouting e ficarão à disposição das indústrias selecionadas, durante uma semana, para que sejam escolhidas. O VIAS ficará responsável por montar a agenda de conexões e garantir a presença das startups.

Serão selecionadas cinco indústrias e 25 startups para este encontro. Cada indústria se reunirá por 20 minutos, individualmente, com cada startup em salas separadas. A startup fará um pitch com proposta de valor clara, de até três minutos, deixando tempo restante para discussões, interações e networking.

A inscrição não garante a seleção. A análise será feita de acordo com a proximidade das necessidades das empresas industriais com as soluções das startups participantes – e vice-versa. Clique aqui para informações adicionais.

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