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Por Mário Pereira, repórter Softex

O presidente da Softex, Ruben Delgado, cumpre uma extensa agenda durante a realização da edição 2023 do Mobile World Congress 2023 (MWC), considerado hoje o evento mais relevante voltado para a indústria de conectividade e que se realiza em Barcelona até a próxima quinta-feira, 2 de março. No domingo, dia 26, antes da abertura oficial, o presidente da Softex participou de recepção promovida pelo Canadá.

“Os setores de TI e Telecom são estratégicos para alavancar o crescimento do país e nossa presença em um evento desta relevância é fundamental para o mapeamento de oportunidades de negócios, bem como das principais tendências do mercado mundial, além de contribuir para fortalecer a presença de nossas companhias no mercado global”, disse Ruben Delgado.

Nesta segunda-feira (27) pela manhã, Delgado acompanhou a reunião setorial com representantes do Ministério das Comunicações, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, empresas de telecomunicações e empresários do setor. No final da tarde, ele estará presente ao Network UK promovido pelo Reino Unido e, na sequência, às 18 horas, comparecerá ao coquetel a ser realizado no estande do Brasil IT+.

Nesta terça-feira (28), Delgado receberá Carmen González, da Agência de Atração de Investimentos da Catalunha, dando início a uma série de compromissos que inclui nova rodada de reuniões de networking com representantes do Reino Unido e do Canadá e visita ao estande da Huawei.

Às 18h30, o presidente da Softex comparecerá ao afterwork promovido pela a 22@Network BCN, juntamente com as comissões de Talento, Empreendedorismo e Inovação no Valkiria Hub Space. A iniciativa busca promover uma aproximação entre conferencistas e os parceiros da 22 BCNetwork BCN. Um dos principais objetivos desta associação é criar um círculo profissional e social para gerar oportunidades de negócio e empreendedorismo através de sessões organizadas de networking. O último compromisso do dia será às 20h00, no Alberta Investment Forum.

Na quarta-feira (1°), a programação começará às 9h00 com o evento Oportunidades no Canadá a ser realizado no Pitch Lounge do estande Brasil IT+, seguido pelo lançamento do whitepaper “F5G, o Brasil Conectado”, elaborado pela Softex em parceria com a Huawei e a Teleco.  Na sequência, Ruben Delgado acompanhará o evento Barcelona Activa, promovido pela Agência de Desenvolvimento Econômico da cidade de Barcelona. Às 12h30, o presidente da Softex receberá no estande Brasil IT+ a visita institucional da Generalitat de Catalunya e, às 16h00, irá ao estande da Ericsson, participando ainda no final da tarde de novo encontro de networking promovido pelo Reino Unido.

Na quinta-feira,2, último dia do MWC23, o Ruben Delgado acompanhrá um encontro no estande Brasil IT+ com Carlos Manuel Baigorri, presidente da Anatel, e representantes das empresas Pulsus, Imtech, Agile, Venko, Diagnext, Eldorado e SmartSpace. Encerrando a programação, ele receberá a visita de representante da Vivo.

A participação nacional no MWC23 é uma iniciativa do Programa de Internacionalização para a Espanha, desenvolvido no âmbito do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, e conta com o apoio do apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

Por Karen Kornilovicz, repórter Softex

O segundo e último dia de atividades do Programa de Internacionalização para a Espanha, que visa apoiar de forma estruturada empresas de software e serviços de TI, startups e scale ups interessadas em expandir suas operações para o país, começou nesta sexta-feira (24) com uma visita ao Consulado do Brasil em Barcelona organizada por Luís Fernando Machado, chefe do Setor de Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTEC).

Atuando em rede com outros SECTEC no exterior e em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores, este setor é responsável por compartilhar informações com o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) e conectar instituições, pesquisadores e empreendedores, além de fomentar iniciativas internacionais conjuntas.

A delegação brasileira, integrada por Jéssica Dias, líder de Projetos Internacionais na Softex, e por representantes das empresas brasileiras Argotechno, R2U, Ilegra, Evo Systems, KnowCode, Kymo, Venko, Smartspace, Pulsus e Trackage foi recebida pelo Cônsul Geral Clemente Baena, que apresentou em detalhes o vibrante ecossistema de tecnologia e inovação da Catalunha.

“A Espanha é o 29º país mais inovador do mundo segundo o Índice Global de Inovação 2022 e o 11° maior produtor de pesquisas científicas. Possui mais de 11 mil startups, 14 unicórnios e forte atuação nas verticais de TICs, ciências da vida, turismo e lazer, energias renováveis, indústria automotiva e mobilidade. As cidades de Madri e Barcelona estão entre os top 50 maiores clusters de inovação do mundo. Para termos uma ideia do que isso significa, na América Latina, apenas São Paulo figura como cluster”, destacou o cônsul geral.

Na oportunidade, Clemente Baena comentou sobre três empresas brasileiras de TI bem-sucedidas em seu processo de internacionalização para a Espanha – Creditas (Valência), Stefanini (Madri-Barcelona) e Vtex (Barcelona), lembrou que o investimento estrangeiro direto do Brasil na Espanha já chega a US$ 7 bilhões e relacionou os desafios do setor de TI local.

“Há pouco capital de risco disponível, a disponibilidade acesso a fundos de private equity ainda é pequena, há dificuldades no entendimento da cultura regulatória europeia sobre empresas digitais, uma forte regionalização de verticais tecnológicas e o atendimento aos requisitos da LGPD”, ressaltou o cônsul geral, que reservou espaço em sua agenda para conhecer um pouco sobre as soluções e expertise de cada empresa brasileira integrante da delegação.

“Estamos bastante impactos pela dedicação, acolhimento e profissionalismo de todos os que estão envolvidos no processo, desde a equipe no Brasil até o apoio local em Barcelona. É a nossa primeira experiência em evento internacional com todo esse apoio estrutural. Desta vez, nossa única preocupação é cuidar para darmos conta da intensidade da agenda que está tomando corpo para o MWC. Nossa expectativa é grande, a quantidade de parceiros – tanto internacionais quanto brasileiros – é enorme. As condições para uma semana muito produtiva estão formadas. Agora é surfar essa onda gigante”, analisa Ricardo Pianta, CEO e fundador da Venko Networks.

A programação foi encerrada à tarde com uma visita à ALBA Synchrotron liderada por seu diretor, Alejandro Sánchez. A ALBA é um complexo de aceleradores de elétrons para produzir luz síncrotron, que permite a visualização da estrutura atômica da matéria, bem como o estudo de suas propriedades. Está em operação desde maio de 2012 e conta com 10 linhas de luz capazes de realizar experimentos em diferentes áreas científicas: física, química, ciências da vida, ciência dos materiais, patrimônio cultural, biologia, nanotecnologia, entre outras. Esta infraestrutura científica produz cerca de 6.000 horas de feixe por ano e está disponível para o setor acadêmico e industrial, estando preparada para atender a mais de 2.000 pesquisadores todos os anos.

O Programa de Internacionalização para a Espanha foi uma realização do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, e contou com o apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação, para a sua realização.

Criado em 2016, o Programa de Diplomacia da Inovação visa promover o Brasil como inovador, viabilizar a internacionalização de empresas e fomentar uma rede de empresas para atrair investimentos em tecnologia. Ele abrange 55 SECTEC instalados em 55 embaixadas e consulados no mundo todo, sendo que a maioria (39) estão na Europa. Para mais informações visite https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/ciencia-tecnologia-e-inovacao/programa-de-diplomacia-da-inovacao

A partir desta segunda-feira, as empresas brasileiras apresentarão suas soluções no Mobile World Congress (MWC), o maior evento de conectividade do mundo, que nesta edição deverá receber cerca de 80 mil visitantes de 150 países.

Por Karen Kornilovicz, repórter Softex

Fundada em 2015 e com escritórios no Brasil e em Portugal, a Agile Inc é referência no desenvolvimento de produtos digitais com agilidade, atendendo clientes globais como J&J, Roche, Kimberly-Clark, além de outros grandes players do mercado nacional como Via Varejo, Bradesco e Safra.

Este ano, a Agile Inc integra a delegação de 20 empresas e startups brasileiras que apresentarão suas soluções no estande coletivo do Brasil IT+ no Mobile World Congress 2023 (MWC), que será realizado em Barcelona entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março. A participação nacional conta também com o apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

“Atuamos com treinamentos oficiais de grandes instituições internacionais como Scrum.org, ProKanban, Atlassian, e como consultoria de transformação digital e outsourcing nearshore, com profissionais altamente experientes, qualificados e certificados. Neste nosso primeiro ano como expositores do MWC, nosso objetivo é buscar parcerias estratégicas que suportem o nosso crescimento e consolidação no mercado europeu a partir de Portugal. Também queremos nos conectar com as tendências e as novidades do setor que possam alavancar o desenvolvimento de novos negócios”, destaca Ivan Santos, CEO e founder Agile Inc & Agile School.

O executivo, que teve contato pela primeira vez com o projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, na MWC do ano passado, acredita que o apoio oferecido para acesso a dados de mercado, fomento de networking e workshops de esclarecimentos sobre aspectos jurídicos e fiscais em projetos de internacionalização auxiliam na criação de melhores planos de negócios.

“Todo esse arcabouço nos ajuda a encurtar a distância em relação ao desejo de internacionalizar. Sem o apoio da Softex teríamos que investir muito mais e provavelmente erraríamos muito mais”, complementa Ivan Santos.

A Agile Inc atende o mercado europeu através de parcerias estratégicas. Mas, no ano passado, abriu seu escritório em Lisboa, o que permitiu que parte de seus clientes globais pudessem ser assistidos de forma local. Essa presença no exterior colaborou para a entrega de mais agilidade e qualidade ao trabalho prestado, além de mitigar o desafio da diferença do fuso horário.

Além da Agile Inc, integram a delegação brasileira Argotechno; CESAR; Click Alert; Diagnext; Digivox; Evo Systems; Ilegra; I. M. Tecnologia; Instituto Eldorado; Knowcode; Kymo; MC1; Positivo; Pulsus; Real2U; Stefanini; Trackagee , Venko Networks e W5.

Apresentando sua plataforma de combate a fraudes e abuso de marca para o setor de Telecom – e os ótimos resultados por ela alcançados, a Click Alert, primeira empresa brasileira especializada na otimização de investimentos em marketing digital por meio do combate a fraudes e abusos de marca na mídia online, faz sua estreia no Mobile World Congress (MWC), o mais influente evento da indústria de conectividade, e que será realizado em Barcelona, na Espanha  até a próxima quinta-feira, 2 de março.

As soluções desenvolvidas pela Click Alert e utilizadas por algumas das maiores operadoras de Telecom do Brasil, já monitoraram mais de 5 milhões de anúncios, possibilitaram uma redução de até 25% do custo por clique (CPC) na busca paga do Google, permitiram 92% de na derrubada de conteúdos não autorizados na internet e monitoraram mais de R$ 400 milhões de investimentos em mídia online.

Os impactos das fraudes e abusos de marca na mídia online são diversos. Eles podem levar a uma redução na confiança do consumidor na publicidade digital, o que prejudica os resultados das campanhas publicitárias. Além disso, essas atividades ilegais podem desviar o orçamento publicitário das empresas para sites falsos, gerando um desperdício de dinheiro e recursos. A exposição indevida de marcas também pode prejudicar a imagem da empresa e causar danos à reputação.

Em 2020, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), órgão responsável pela autorregulação da publicidade no Brasil, recebeu 3.286 denúncias de violação de direitos autorais e de uso indevido de marcas. Esse número representa um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

“Nossa experiência auxiliando grandes empresas de Telecom na governança de suas marcas no Brasil é um cartão de visitas que queremos apresentar no evento. As economias geradas, tanto nas campanhas de Google Ads como na identificação de comissões indevidas a revendedores, são benefícios vamos destacar junto às companhias deste setor na Europa”, ressalta Samira Sommer, digital expert de Telecom da Click Alert.

A Click Alert mantém atualmente bases em São Paulo e em Madri, na Espanha, com seu ecossistema de tecnologias especializadas incluindo parceiros do Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e também do Brasil.

A empresa integra a delegação brasileira organizada pelo Programa de Internacionalização para a Espanha, desenvolvido no âmbito do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex e realizado o apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

Por Karen Kornilovicz, repórter Softex

Começou nesta quinta-feira (23), com reuniões de matchmaking “one to one” com potenciais clientes e/ou parceiros espanhóis e uma visita ao Dfactory, o maior centro de inovação industrial de Barcelona, a segunda fase do Programa de Internacionalização para a Espanha, que visa apoiar de forma estruturada empresas de software e serviços de TI, startups e scale ups interessadas em expandir suas operações para o país.

A iniciativa é do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, e conta com o apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

A Espanha é o 29º país mais inovador do mundo segundo o Índice Global de Inovação 2022. Possui mais de 20 mil startups e 14 unicórnios. As cidades de Madri e Barcelona estão entre os dez maiores hubs de inovação da Europa.

O Dfactory é um projeto liderado pelo Consórcio de la Zona Franca de Barcelona cujo objetivo é a promoção e desenvolvimento da indústria 4.0, propiciando um ecossistema de atração de talento, tecnologia e investimento em um espaço único que tornará a cidade uma referência em inovação e economia digital. O empreendimento, que ocupará uma área total de cerca de 100 mil m2, recebeu um investimento inicial de € 25 milhões de um total estimado de € 100 milhões até a sua conclusão.

Acompanhados por Jéssica Dias, líder de Projetos Internacionais na Softex, representantes das empresas brasileiras Argotechno, R2U, Ilegra, Evo Systems, KnowCode, Kymo, Venko, Smartspace, Pulsus e Trackage foram recebidos por Pere Navarro, presidente do Consorcio da Zona Franca de Barcelona, para uma visita ao Centro de Inovação DFactory para apresentação das áreas de Robótica, Impressão 3D e Inteligência Artificial (AI).

Para Jéssica Dias, “o grande ganho deste primeiro dia foi a oportunidade de conhecer em profundidade o mercado espanhol de tecnologia, o ambiente de negócios do país e as oportunidades de investimento e captação de talentos, informações essenciais para que os empresários brasileiros possam avaliar a melhor e a mais econômica estratégia de entrada na Espanha. Outro ponto importante – e que também gera muito valor – é a interação e o compartilhamento de experiências entre as empresas da delegação que se apoiam na jornada de internacionalização”, destaca.

“Descobrimos que o mercado de logística espanhol tem ainda muitas oportunidades para digitalização e, ao apresentamos o escopo de nosso trabalho nas reuniões de matchmaking com a Logisber e a BCL, responsável por toda a organização do complexo logístico da Catalunha – incluindo portos, aeroportos e armazéns, verificamos o quanto a nossa solução é aderente e pode colaborar para uma rápida transformação digital desse segmento”, destaca Victor Hugo, CEO e founder da Trackage, startup de otimização logística que tem entre seus clientes DHL, 3M e Whirlpool.

No período da tarde, foi realizado o seminário “Como fazer negócios na Espanha como porta de entrada a Europa”, com as participações de Francisco Arbós, CEO da Executive Partners e diretor-executivo da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha;  Javier Andrés, consultor especializado em tecnologia; bem como de representantes do Banco Santander, Mapfre e Nel-lo.

Na oportunidade, foram detalhados o setor de tecnologia da Catalunha e o programa de soft landing para empresas brasileiras, incluindo estudo de viabilidade, serviços de imigração para empreendedores e expatriados, criação de sociedade, processo de abertura de contas bancárias e mitigação de riscos para novos empreendimentos.

A agenda de atividades do Programa de Internacionalização para a Espanha prossegue nesta sexta-feira com uma visita ao Consulado do Brasil em Barcelona, quando o Cônsul Geral Clemente Baena apresentará o ecosistema de tecnologia e Inovação da Catalunha, e será encerrada à tarde com uma visita à ALBA Synchrotron liderada por seu diretor, Alejandro Sánchez.

A ALBA é um complexo de aceleradores de elétrons para produzir luz síncrotron, que permite a visualização da estrutura atômica da matéria, bem como o estudo de suas propriedades. Está em operação desde maio de 2012 e conta com 10 linhas de luz capazes de realizar experimentos em diferentes áreas científicas: física, química, ciências da vida, ciência dos materiais, patrimônio cultural, biologia, nanotecnologia, entre outras. Esta infraestrutura científica produz cerca de 6.000 horas de feixe por ano e está disponível para o setor acadêmico e industrial, estando preparada para atender a mais de 2.000 pesquisadores todos os anos.

Victor Hugo, CEO e founder da startup Trackage; Renato Vieira, co-fundador e diretor de produto; e Julia Prado, gestora de operações na reunião de matchmaking com a Logisber

 

 

Por Redação Softex

A Venko Networks, especializada em serviços de P&D com foco em plataformas de telecomunicações, protocolos de rede e sistemas operacionais, é uma das 20 empresas brasileiras com presença confirmada no Mobile World Congress 2023 (MWC). O evento mais influente do mundo para a indústria de conectividade será realizado em Barcelona entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março.

Com sede em Porto Alegre, a Venko já presta serviços de P&D na Europa, na Ásia e nas Américas, estando presente em mais de 12 países, entre os quais Estados Unidos, Japão, Israel, Índia, Alemanha, Itália e Dinamarca. Sua carteira de clientes inclui empresas como IP Infusion, Netsia, Argela, Turk Telecom, Harmonic, Padtec e Parks.

“Participaremos do MWC pelo segundo ano consecutivo. Nosso objetivo é apresentar nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento, composta por profissionais com décadas de experiência em Redes Fixas, Móveis e Telecomunicações, estabelecer parcerias e ampliar nossa rede de clientes, nos posicionando como um agente ativo no cenário global de tecnologias de comunicação. O encontro é o palco ideal para repercutirmos globalmente esse nosso poder de inovar”, detalha Ricardo Pianta, CEO e fundador da Venko Networks.

Para o executivo, por seu posicionamento estratégico, a Espanha vem sendo, inclusive, considerada pela companhia como possível sede para a abertura de uma filial que funcionaria como hub para toda a região da União Europeia.

“Tendo em vista a raridade deste tipo de profissional no mercado internacional, nos diferenciamos tanto por sermos capazes de posicioná-los nos melhores postos como em criar, junto com eles, times de alto desempenho, integrados globalmente”, complementa Ricardo Pianta.

A participação nacional no MWC 2023 é uma iniciativa do Programa de Internacionalização para a Espanha, desenvolvido no âmbito do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex e conta com o apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

Além da Venko Networks, integram a delegação brasileira Agile; Argotechno; CESAR; Click Alert; Diagnext; Digivox; Evo Systems; Ilegra; I. M. Tecnologia; Instituto Eldorado; Knowcode; Kymo; MC1; Positivo; Pulsus; Real2U; Stefanini; Trackage e W5.


Programa focado em networking e matchmaking

O Programa de Internacionalização para a Espanha visa apoiar de forma estruturada empresas de software e serviços de TI, startups e scale ups interessadas em expandir suas operações para o país e está sendo realizado em duas fases. A primeira é integrada por webinars detalhando o ecossistema espanhol, o mercado tecnológico local, o processo de abertura de empresa, serviços de apoio e softlanding.

A segunda fase ocorrerá em Barcelona nos dias 23 e 24 de fevereiro com uma série de reuniões e visitas a instituições de apoio como Câmara de Comércio Brasil – Catalunha, Tech Barcelona e o Consulado do Brasil em Barcelona. Na sequência, as empresas apresentarão suas soluções no estande coletivo Brasil IT+ no MWC no período de 27 de fevereiro a 3 de março.

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