Pesquisar
Close this search box.

Na última segunda-feira, 21 de outubro, as equipes finalistas do programa Empreendedores de Impacto foram anunciadas em um evento realizado no Sebrae. A iniciativa, coordenada pela Softex Amazônia e executada pelo ITEAM, tem como principal objetivo capacitar empreendedores para o mercado de inovação, fortalecendo o ecossistema regional.

Segundo Emanuela Dias, coordenadora da Softex Amazônia, o programa é crucial para o desenvolvimento do empreendedorismo na região Norte do Brasil. “O Projeto Empreendedores de Impacto tem sido fundamental para reforçar o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo no norte do país, ao capacitar e investir em pequenos empreendedores dos Estados do Amazonas, Roraima e Rondônia”, afirmou.

O programa não só visa beneficiar o ecossistema de inovação regional, mas também pretende impulsionar o ecossistema nacional. Os participantes passaram por uma jornada estruturada em cinco etapas, que se estenderam de março a outubro, promovendo uma imersão em conhecimento e networking.

O processo de seleção das equipes finalistas consistiu em três etapas principais:

1. Formação da equipe: As equipes foram compostas por profissionais com habilidades diversas, formando um verdadeiro “time dos sonhos”.

2. Inscrição do projeto: Nesta fase, os participantes selecionaram a categoria que melhor se adequava às suas propostas e a cidade-polo onde desejavam receber capacitação.

3. Imersão: Ao longo de cinco meses, os empreendedores mergulharam em um ambiente de aprendizado intenso, participando de workshops, palestras e sessões de networking.

Com o encerramento dessa fase, os finalistas se preparam para apresentar suas ideias e inovações, competindo por recursos e apoio que poderão alavancar seus negócios. O programa, que já demonstrou seu impacto positivo, promete seguir contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo na Amazônia e em todo o Brasil.

Para conhecer as cinco etapas do programa clique aqui

Por Fabrício Lourenço
FS Comunicação

Nesta terça-feira (22), segundo dia do Gartner IT Symposium/Xpo™, Kristin Sherwood, vice-presidente e gerente de equipe da Gartner, conduziu a palestra “Estratégias para o Sucesso Futuro: Insights de CIOs Altamente Eficazes de Empresas de Médio Porte”, abordando o papel transformador desses profissionais em suas organizações. Sherwood destacou a crescente necessidade de que esses líderes ampliem sua visão além dos aspectos técnicos e passem a atuar mais diretamente nas estratégias de negócios.

Em muitas empresas de médio porte, os CIOs enfrentam um dilema: eles estão constantemente sobrecarregados com as operações diárias e raramente têm tempo para pensar no futuro. No entanto, segundo Sherwood, isso representa um risco existencial. “Precisamos inovar apenas para permanecer no jogo”, alertou ela. Para enfrentar os desafios atuais e garantir o crescimento sustentável, os CIOs precisam desempenhar um papel de liderança estratégica, impulsionando tanto a inovação contínua quanto a visão de longo prazo de suas organizações.

Em sua apresentação, Sherwood destacou três atributos essenciais que aumentam a eficácia dos CIOs e são fundamentais para garantir o sucesso de suas empresas: inovação contínua, estratégias campeãs e visionários de talentos.

Inovação Contínua 

A inovação contínua foi apresentada como um dos pilares essenciais para os CIOs modernos. Segundo Sherwood, CIOs de alto impacto não apenas adotam novas tecnologias, mas também criam novas capacidades que podem transformar negócios ou gerar novas fontes de receita. Entre as práticas de maior sucesso estão:

– Incentivar equipes a correr riscos calculados, apostando em uma cultura que prioriza a experimentação
– Desenvolver novos processos e sistemas que ampliem a capacidade da empresa de inovar e se adaptar rapidamente

Estratégias Campeãs 

Outro ponto destacado foi a necessidade de alinhar a estratégia tecnológica com a estratégia geral do negócio. CIOs eficazes devem não apenas entender as tendências tecnológicas, mas também como essas podem impactar diretamente os objetivos da empresa. Sherwood sugeriu que os CIOs:

– Incorporem a estratégia de tecnologia no planejamento estratégico da empresa
– Acompanhem tendências e rupturas no mercado que possam impactar seus negócios e atuem proativamente na criação de cenários alternativos

Visionários de Talentos 

Por fim, Sherwood trouxe à tona a importância da gestão de talentos em um cenário cada vez mais impactado pela automação. Os CIOs precisam não apenas contratar e reter talentos de TI, mas também garantir que suas equipes estejam preparadas para lidar com novas tecnologias disruptivas. Entre as práticas recomendadas, estão:

– Planejar, de forma proativa, mudanças nas equipes de negócios à medida que a automação e novas tecnologias avançam
– Desenvolver uma estratégia de talentos de tecnologia corporativa que abranja toda a organização, e não apenas o departamento de TI
– Oferecer treinamentos contínuos em tecnologias emergentes, garantindo que as equipes estejam preparadas para o futuro.

Do Brasil para o mundo – Com uma delegação de 23 empresas, o Brasil marca presença mais uma vez no pavilhão de exposições do Gartner IT Symposium/Xpo™. Integram a delegação: Agile.Inc, Argotechno, Apura, CI&T, Conquest One, Digibee, Evo Systems, ilegra, Inevent, Fenix DFA, GoLedger, Levva, MC1, Orange Testing, Pappsales.Com, Pulsus, Sofist, Sofya, Stefanini, Team Ideas, TotalBot, TOTVs e Venturus.

Acompanhe mais insights e novidades do evento nasredes sociais da Softex (LinkedIn, Facebook, Instagram e X) até a próxima quinta-feira (24).

Por Rayanny Nunes
Agência Softex

De acordo com o Gartner, 50% do orçamento e do tempo em projetos de inovação são consumidos pela integração de sistemas. Empresas enfrentam um dilema: investir em soluções próprias para resultados imediatos ou apostar em uma iPaaS tradicional visando agilidade no futuro? Esse foi o ponto central da palestra de Rodrigo Bernardinelli, CEO da Digibee, no primeiro dia do Gartner IT Symposium/Xpo™.

Durante a apresentação, Bernardinelli mostrou como a Digibee está utilizando IA Generativa para acelerar a construção de integrações, transformando a maneira como as empresas equilibram custo-benefício e eficiência. A Digibee é pioneira ao oferecer essa funcionalidade em sua plataforma, uma inovação no mercado global.

“Nossa missão é atender as necessidades globais das empresas, que buscam não só reduzir custos, mas também acelerar o time to market de seus projetos de inovação. Nossos clientes alcançam, em média, um aumento de 75% na produtividade”, afirmou Bernardinelli. Embora a solução seja aplicável em diversos setores, a Digibee está dando especial atenção às indústrias de manufatura e varejo no mercado norte-americano.

E manufatura foi justamente o tema da apresentação de Fabio Caversan, vice-presidente de negócios digitais e inovação, e Leo Vieira, diretor de fabricação inteligente da Stefanini, multinacional brasileira especializada em soluções digitais. Eles discutiram o impacto transformador da IA na indústria, destacando como ela pode otimizar processos, aumentar a eficiência, reduzir custos e possibilitar decisões mais precisas.

“A tecnologia que usamos no cotidiano, como assistentes virtuais e o ChatGPT, já pode ser integrada ao ambiente de trabalho. A indústria precisa se preparar para a próxima geração de trabalhadores”, alertou Caversan. Ele também destacou que a IA generativa pode trazer benefícios adicionais, como otimização de design, simulação avançada e manutenção preditiva, melhorando a interação homem-máquina e promovendo inovação contínua e sustentabilidade.

Apesar dessas inovações, Leonardo Vieira ressaltou: “Independentemente de quanto o processo seja robotizado, sempre haverá interface com o ser humano.”

A Digibee e a Stefanini fazem parte da delegação de 23 empresas que marca presença no Gartner IT Symposium/Xpo™ por meio do Programa Brasil IT+, iniciativa conjunta da ApexBrasil e da Softex. Também participam do evento Agile.Inc, Argotechno, Apura, CI&T, Conquest One, Digibee, Evo Systems, ilegra, Inevent, Fenix DFA, GoLedger, Levva, MC1, Orange Testing, Pappsales.Com, Pulsus, Sofist, Sofya, Stefanini, Team Ideas, TotalBot, TOTVs e Venturus.

Acompanhe redes sociais da Softex (LinkedIn, Facebook, Instagram e X) todas as novidades da participação brasileira até o encerramento do evento na próxima quinta-feira (24).

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Na palestra de abertura do Gartner IT Symposium/Xpo™, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (20) em Orlando, na Flórida, Mary Mesaglio e Hung LeHong, vice-presidentes analistas do Gartner, apresentaram quatro desafios emergentes que os CIOs enfrentam para entregar valor com a IA de forma segura e em escala. O evento reúne mais de 8.000 CIOs e executivos de TI.

Uma pesquisa recente da Gartner com 451 líderes de tecnologia revelou que 57% dos CIOs estão à frente das estratégias de IA em suas empresas. No entanto, quatro desafios estão dificultando a entrega de resultados com IA.

1. Benefícios da IA variam entre os funcionários

Embora a IA generativa (GenAI) tenha potencial para economizar tempo, nem todos os funcionários experimentam o mesmo nível de benefícios. Segundo uma pesquisa da Gartner, o uso da GenAI economiza em média 3,6 horas semanais por trabalhador, mas os ganhos variam conforme a adoção e o tipo de trabalho.

2. Escalada de custos com IA

A gestão de custos é uma barreira significativa para os CIOs. Mais de 90% dos entrevistados afirmaram que o custo da IA é um grande desafio, comparável a preocupações com segurança e alucinações geradas por IA. Os CIOs precisam ter uma visão clara dos componentes de custo e estratégias para reduzi-los.

3. Proliferação de IA e dados

Com a IA sendo utilizada em diversas áreas da empresa, apenas 35% das capacidades de IA são desenvolvidas pela equipe de TI. O conceito de “sanduíche tecnológico” ajuda a descrever a estrutura de dados, com IA centralizada pela TI na base, descentralizada no topo e ferramentas de gestão de segurança no meio.

4. Impacto da IA no bem-estar dos funcionários

O uso de IA pode gerar diferentes reações entre os funcionários, desde afinidade até ressentimento, o que impacta negativamente o desempenho e o ambiente de trabalho. Poucas empresas gerenciam esses impactos comportamentais com o mesmo rigor aplicado a resultados tecnológicos e de negócios.

TI “made in Brazil” – Com uma delegação de 23 empresas, o Brasil marca presença mais uma vez  no Gartner IT Symposium/Xpo™. Integram a delegação Agile.Inc, Argotechno, Apura, CI&T, Conquest One, Digibee, Evo Systems, ilegra, Inevent, Fenix DFA, GoLedger, Levva, MC1, Orange Testing, Pappsales.Com, Pulsus, Sofist, Sofya, Stefanini, Team Ideas, TotalBot, TOTVs e Venturus.

Até a próxima quinta-feira (24), acompanhe todos os detalhes da participação nacional no Gartner IT Symposium/Xpo™ nas redes sociais da Softex: LinkedIn, Facebook, Instagram e X. 

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Com 30 anos de história, 6.500 colaboradores, presença em 25 países e mais de 1.000 clientes, a CI&T, especialista em transformação digital e desenvolvimento de soluções escaláveis, deu início à programação do Brasil IT+ no Gartner IT Symposium/Xpo™ na manhã desta segunda-feira (20), abordando como grandes corporações podem alcançar eficiência em escala com aplicativos de GenAI. O auditório estava cheio, com 189 executivos atentos à apresentação.

“Estamos abraçando a era da eficiência digital, e agora também a era hiper digital com a GenAI, que hoje está na base de tudo o que fazemos. Materializamos essa inovação em nossa plataforma Flow, que permite que as empresas escalem suas soluções, deixando de ser apenas experiências isoladas. Nosso foco está em duas frentes: melhorar a experiência do cliente e otimizar a operação”, afirmou Gustavo Concon, CTO da CI&T.

A jornada rumo à transformação com GenAI começou em agosto de 2023, e a adoção de uma abordagem aberta no início deste ano possibilitou à CI&T escalar a plataforma para um novo patamar, atingindo mais de 5.000 usuários em 1.000 clientes. “Criamos equipes hiper eficientes com base em três pilares: estruturas adaptativas, abordagem IA-first e um kit de ferramentas de IA. Atualmente, utilizamos mais de 40 agentes e 1.200 prompts, que nos permitiram alcançar cerca de 50% de ganhos de eficiência em todos os processos”, explicou Gustavo.

Durante a sessão, ele apresentou um caso de sucesso de uma plataforma de pré-vendas desenvolvida para uma das maiores fabricantes automotivas globais, totalmente customizada para o lançamento de um novo modelo no Brasil. O projeto trouxe transformações significativas ao processo de vendas, gerando resultados duradouros em produtividade, gestão de informações e segurança, minimizando riscos para a organização.

A participação brasileira no Gartner IT Symposium/Xpo™ é uma iniciativa do Projeto Setorial Brasil IT+, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Softex, com o objetivo de expandir as exportações de software e serviços de tecnologia desenvolvidos no país.

Além da CI&T, integram a delegação brasileira Agile.Inc, Argotechno, Apura, Conquest One, Digibee, Evo Systems, ilegra, Inevent, Fenix DFA, GoLedger, Levva, MC1, Orange Testing, Pappsales.Com, Pulsus, Sofist, Sofya, Stefanini, Team Ideas, TotalBot, TOTVs e Venturus.

Até a próxima quinta-feira (24), acompanhe todos os detalhes da participação nacional no Gartner IT Symposium/Xpo™ nas redes sociais da Softex: LinkedIn, Facebook, Instagram e X. 

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Com uma delegação de 23 empresas, o Brasil marcará presença mais uma vez  no Gartner IT Symposium/Xpo™, o maior e mais influente encontro global de CEOs, CIOs e líderes de tecnologia de empresas inovadoras. Em seu 19º ano consecutivo como patrocinador, o país reforça seu compromisso com o fortalecimento do setor de tecnologia. O evento, que começa nesta segunda-feira (21), em Orlando, Flórida, terá como tema principal “Liderando hoje. Moldando o Amanhã”.

Entre os tópicos que serão discutidos estão inteligência artificial, tecnologias emergentes, cibersegurança, transformação digital, liderança em tempos de mudança constante e planejamento estratégico.

A participação brasileira é uma iniciativa do Projeto Setorial Brasil IT+, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Softex, com o objetivo de expandir as exportações de software e serviços de tecnologia desenvolvidos no país. Em 2023, a presença das empresas do Brasil IT+ no Gartner IT Symposium/Xpo™ resultou em mais de US$ 2,7 milhões em negócios imediatos e projetou mais de US$ 16,5 milhões em contratos futuros, com um retorno de 3,8 vezes sobre o investimento (ROI).

Segundo Ruben Delgado, presidente da Softex, o evento é uma oportunidade estratégica, pois “aproximadamente 70% das exportações brasileiras de tecnologia são destinadas ao mercado norte-americano, que representa 79% dos participantes, com um orçamento médio de compra de US$ 1,5 milhão”.

“Estamos animados para nos conectar com líderes de TI e tomadores de decisão que buscam soluções inovadoras para transformar seus processos de negócios e otimizar a gestão de capital. A Prosperi se preparou para expandir além do Brasil, investindo em análise de mercado, equipe experiente e parcerias estratégicas nos Estados Unidos. Nossa meta é ampliar nossa presença na América do Norte e Europa, oferecendo soluções aprimoradas com foco nas melhores práticas globais”, explica Leonardo Feitosa Nogueira, CEO da Prosperi, especializada em soluções de gerenciamento de capex (investimentos de capital), inovação, projetos, portfólio e desenvolvimento de aplicativos utilizando tecnologias Microsoft.

A agenda do Brasil no evento inclui estande no pavilhão de exposições, palestras e presença na programação oficial, com executivos da CI&T, Digibee, TOTVs e Venturus compartilhando seus casos de sucesso. Além disso, a Softex organizará reuniões individuais com potenciais clientes, facilitando a conexão das empresas brasileiras com o mercado internacional.

“Este é o nosso segundo ano consecutivo no Gartner IT Symposium/Xpo™, evento estratégico para fortalecer nosso posicionamento global e estreitar relações com clientes e potenciais parceiros. Estamos entusiasmados em apresentar o BTTng, nossa plataforma de Cyber Threat Intelligence (CTI) e Open Source Intelligence (OSINT), e construir confiança em nossa solução no mercado internacional. O ano de 2024 marca a expansão global da Apura, com nossos primeiros cases fora da América Latina, e estamos nos preparando para acelerar ainda mais esse crescimento em 2025”, destaca Maurício Paranhos, COO da Apura Cyber Intelligence.

Já a Orange Testing faz sua estreia no Gartner IT Symposium/Xpo™. “Nossa motivação é clara: entrar no competitivo mercado americano, onde há grandes desafios, mas também inúmeras oportunidades. Nosso objetivo é conquistar a confiança do mercado pela proximidade com o Gartner, além de buscar clientes através de nosso networking e parceiros para distribuição nos Estados Unidos”, detalha Leopoldo Fernandes Braga Neto, Strategic Partnerships, Orange Testing.

Integram a delegação brasileira Agile.Inc, Argotechno, Apura, CI&T, Conquest One, Digibee, Evo Systems, ilegra, Inevent, Fenix DFA, GoLedger, Levva, MC1, Orange Testing, Pappsales.Com, Pulsus, Sofist, Sofya, Stefanini, Team Ideas, TotalBot, TOTVs e Venturus.

Até a próxima quinta-feira (24), acompanhe todos os detalhes da participação nacional no Gartner IT Symposium/Xpo™ nas redes sociais da Softex: LinkedIn, Facebook, Instagram e X. 

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Rolar para cima