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Por Karen Kornilovicz, repórter Softex

Discutir soluções viáveis para alcançar o crescimento econômico sustentável do Brasil por meio do comércio exterior, gerando renda, empregos qualificados e inclusão social é o objetivo do Enaex 2022, o mais importante e tradicional evento desse segmento e que será realizado nos dias 17 e 18 de novembro em ambiente online dedicado.

A 41ª edição tem como tema central “Comércio exterior: base para a retomada econômica”, e reforça a necessidade da ampliação das exportações e do fortalecimento da corrente de comércio.

E para apresentar as oportunidades que a indústria de software e serviços de TIC tem a oferecer para alavancar a balança comercial nacional, a Softex participará de um painel especial no espaço da AEB no dia 17, às 15h00, com as presenças de Elinne Val, pesquisadora do Observatório Softex; e da especialista em comércio exterior e líder de Projetos Internacionais na entidade, Jéssica Dias.

Na ocasião, serão detalhados os prognósticos positivos e o desempenho superior ao global registrado pela Indústria de Software e Serviços de TIC nacional em 2021, o perfil que compõe esta área tão transformadora e impulsionadora do desenvolvimento do país, bem como o trabalho desenvolvido pela Softex em prol do fomento à internacionalização de empresas brasileiras.

O público do Enaex é formado por dirigentes empresariais e de entidades de classe, autoridades do governo federal, exportadores e importadores de mercadorias e serviços, além de profissionais de outros segmentos do comércio exterior e estudantes universitários. A plataforma permitirá que os participantes acompanhem os dois dias de palestras e interajam com expositores e outros presentes. A expectativa é que mais de 3.000 pessoas marquem presença no evento.

No ano passado, o Enaex contou com um público de 4.500 pessoas de todas as regiões do Brasil e de outros 25 países. Foram mais de 7.200 acessos à plenária principal; 3 mil visitas aos workshops e quase 10 mil visualizações de conteúdo dos 10 estandes de patrocinadores.

Para conferir a programação completa e garantir sua inscrição gratuita, acesse https://www.enaex.com.br/

Por Karen Kornilovicz, repórter Softex

A Softex e a HandsOn, braço de capacitação e inovação da entidade, lançam no Rio Innovation Week o pocket guide “Fast Track” reunindo 25 boas práticas para gerar conexões e melhorar o relacionamento entre empresas e startups em estágio inicial.

O conteúdo é resultado de um estudo desenvolvido junto a doze empresas que participaram da primeira edição do Programa Conecta Startup Brasil, uma ação conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Softex e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atuando como parceiro executor. Seu objetivo foi estimular, capacitar, conectar e apoiar startups em estágio inicial de todas as regiões do país.

O “Fast Track” aborda aspectos gerais sobre a jornada realizada por corporações desde a decisão por trabalhar com startups early stage, passando pelo planejamento, prospecção e seleção das oportunidades até a preparação, execução e avaliação da prova de conceito.

Na construção do guia foram identificados os principais gargalos e acertos em iniciativas de codesenvolvimento com startups em estágio inicial considerando sete pilares principais: relacionamento, liderança, estratégia, investimento, estrutura, cultura e processos. As 25 boas práticas relacionadas estão divididas em quatro ações principais: start e planejamento, prospecção e seleção, prova de conceito e contratação e avaliação.

“A inovação é condição sine qua non para a sobrevivência e o fortalecimento das corporações no mercado e não é sem razão que a inovação aberta vem crescendo exponencialmente. Ela é uma ferramenta fundamental para levar o Brasil a um novo patamar ao gerar conexões de valor para o ecossistema e fortalecer o modelo da quíntupla hélice. Para que possamos seguir impulsionando iniciativas em inovação aberta é necessário compreender o que já foi realizado e dividir aprendizados. E é exatamente isso que estamos fazendo com esse guia”, explica Elisa Carlos, head de operações da Softex.

Lançado em 2019, o Conecta Startup Brasil selecionou 100 startups e promoveu 53 matches com empresas interessadas      em inovação aberta. Ao longo de seus 18 meses de execução, gerou 600 empregos diretos, impactou mais de 34 mil pessoas e auxiliou na captação de mais de R$ 5 milhões em investimentos.

Para baixar o conteúdo completo do “Fast Track”, acesse https://softex.br/fast-track-conecta/#download

Por Karen Kornilovicz, repórter Softex

Em mais uma ação do Projeto Setorial Brasil IT+, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Softex, 11 empresas de software e TI estiveram presentes à Web Summit em busca de novas tecnologias, novos parceiros e novos negócios.

Com escritórios no Brasil e nos Estados Unidos, a Prosperi oferece soluções de gestão de inovação, colaboração e gerenciamento inteligente de projetos e portfólio de ponta a ponta e é considerada uma das principais parceiras da Microsoft em toda a América Latina.

“No processo de internacionalização, o planejamento é essencial para tentar minimizar possíveis surpresas no meio do caminho. Estar presente nesse momento na Web Summit foi extremamente oportuno, pois permitiu aos nossos executivos mapearem oportunidades de negócios para ofertar soluções e produtos eficientes que certamente irão auxiliar companhias de diferentes setores da economia a realizarem suas gestões de inovação e projetos de forma automatizada, ágil e eficaz”, comenta Leonardo Nogueira, CEO da Prosperi.

Após dez anos de atividades no mercado brasileiro, a Liax Tecnologia, especializada em outsourcing de TI, fez sua estreia em um evento internacional justamente na Web Summit.

“Atuamos com grandes clientes em grandes projetos por meio de relações longevas. Acreditamos que a proximidade cultural, linguística e de valores que o Brasil mantém com Portugal pode nos ajudará a acelerar e a reduzir os obstáculos de uma operação na Europa, um processo naturalmente difícil”, avalia Petterson Paula, CEO e CTO da Liax Tecnologia, acrescentando que mais do que apenas uma oportunidade de negócios, a companhia vislumbra a internacionalização como uma forma de reduzir a fuga de cérebros.

Eric Monteiro, diretor-executivo da TININOVA, ressalta o ambiente positivo de negócios português como um forte atrativo. “Portugal tem uma excelente infraestrutura e baixos custos operacionais que contribuem para um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios inovadores e estratégicos. Além, claro, de uma série de políticas públicas que apoiam o empreendedorismo e do fato de Lisboa ser hoje um dos principais polos de startups e inovação na Europa. Experimentar presencialmente todo esse potencial foi extremamente importante para apoiar e acelerar a nossa futura decisão de internacionalização”, explica.

Bernardo Monteiro, diretor Usabit, acredita que o evento foi o fórum ideal para aprimorar o entendimento sobre o mercado português e europeu em geral por meio da troca de informações e experiências com executivos e colaboradores de empresas que já atuam na Europa.

“Estamos em fase de estudos para uma melhor compreensão do funcionamento e das possibilidades de atuação nesse mercado. O caminho natural seria continuar oferecendo o que a Usabit tem feito de melhor, que é o desenvolvimento de produtos digitais para empresas de diversos setores, além da oferta de outsourcing de profissionais de TI para clientes brasileiros e estrangeiros, mas com possíveis adaptações à realidade local. Sabemos das dificuldades que as empresas vêm enfrentando com o processo de digitalização de seus produtos e da escassez de profissionais de TI no mercado e estamos empenhados em ajudá-las no que for necessário”, detalha Monteiro.

Já Carlos Alberto Froes Lima, CEO da KNBS, especializada em pesquisa e inovação tecnológica e social, acredita que os desenvolvimentos realizados pela empresa têm aderência o mercado europeu, que vive neste momento uma transição digital mais forte que o Brasil, favorecendo uma expansão dos negócios.

“Embora nossos clientes tenham matrizes na Europa, nós ainda não temos escritórios fora do Brasil. Mas estamos nos organizando para o entendimento da cultura de negócios do continente e também na construção de novas soluções fortemente focadas no conceito de transformação digital e de negócios a partir de dados empresariais (data-driven).  Portugal capta este potencial com condições bastante atraentes e fortemente incentivadas pelo governo e por estruturas regionais para fomentar a inovação”, destaca o CEO da KNBS.

“O evento foi uma grande oportunidade para realizar networking, prospecção de clientes e identificar possíveis parceiros para nos apoiar em negócios futuros”, projeta Marcelo Mac Fadden, diretor de operações da Programmers, destacando as mais de três décadas de atuação da empresa que mantém clientes não apenas no Brasil, mas também no exterior.

Por Karen Kornilovicz, repórter Softex

Encerrada na última sexta-feira (4), a Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos mundiais de tecnologia, teve participação recorde: foram mais de 71 mil participantes de 160 países. Na pauta, temas como Web3, futuro das comunidades, empoderamento dos usuários, blockchain, metaverso, inteligência artificial, sportswashing e economia virtual.

Atrás apenas do Reino Unido e da Alemanha, o Brasil compareceu ao encontro com a terceira maior delegação: 60 startups e 20 empresas inovadoras, resultado de um trabalho conjunto realizado pela ApexBrasil, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com a Softex, o SEBRAE e o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) e apoio de outras instituições brasileiras.

A Softex, no âmbito do Programa de Internacionalização para Portugal, uma iniciativa realizada pelo Projeto Setorial Brasil IT+, levou para o evento 11 startups de software e serviços de TI em uma iniciativa que aliou inteligência comercial e matchmaking personalizado.

Portugal é porta de entrada para empresas interessadas em atuar nos mercados da Europa e da África. Além de ter batido nos últimos anos todos os recordes de atração de investimento internacional, gerou uma das maiores taxas de unicórnios por habitante do mundo. Não é de se estranhar, portanto, que o país esteja atraindo um número cada vez maior de empreendedores e de investidores internacionais. A união de incentivos fiscais, mão de obra e custo de vida tornaram Lisboa – e Portugal – um polo de inovação cada vez mais interessante.

“Portugal oferece inúmeras oportunidades para quem deseja trabalhar ou investir em negócios na área da tecnologia. Há, por exemplo, as modalidades de vistos Tech Visa e Startup Visa para brasileiros que desejam trabalhar ou empreender, além de benefícios fiscais e facilidades na abertura de empresas na área da tecnologia”, explica Clarissa Furtado, gerente de competitividade da ApexBrasil.

Há algumas semanas, foi anunciado o lançamento da Unicorn Factory Lisboa, que conta com o apoio de 30 empresas e 20 investidores, entre eles o Google. Resultado de um investimento de € 8 milhões, trata-se de uma plataforma de programas e hubs que pretende apoiar startups e scale ups, na criação de produtos e modelos de negócios disruptivos. O objetivo é auxiliar empresas em início de vida, de qualquer nacionalidade, a alcançarem escala global e a ornar-se possíveis unicórnios. Na solenidade de abertura d Web Summit, o governo anunciou que serão reservados € 90 milhões para investimentos em startups e programas para financiamento de incubadoras.

Integram a delegação do Brasil IT+ na Web Summit AGILE Inc, Automni, Implanta IT Solutions, Liax Tecnologia, KNBS, Programmers, Prosperi, Pulsus, TININOVA e Usabit.

Em 2023, está programada a primeira edição do Web Summit no Brasil, a ser realizada em maio, no Rio de Janeiro.

 

 

 

Por Redação Softex

Estão abertas as inscrições para o Programa de Internacionalização para a Espanha, iniciativa que integra o escopo de ações do Brasil IT+, sendo destinada a promover apoio às empresas de software e serviços de TI, startups e scale ups que estão de olho no mercado europeu para expandir suas operações internacionalmente.

O Programa é constituído de duas etapas: Fase 1 e Fase 2, sendo que somente a última contempla a imersão internacional. Assinantes do Plano Premium tornam-se habilitados a participar de ambas as etapas, enquanto os assinantes do Plano Free serão contemplados só com os benefícios previstos pela Fase 1 – já bastante relevantes.

Além de trilha de treinamentos online, com conteúdos práticos em formato de podcasts, workshops e webinars, a Fase 1 oferece possibilidade de interação da audiência (participantes e mentores). Dentro os temas a serem explorados na trilha de treinamentos online destacam-se: operações globais, negociações e aspectos culturais, preparação para eventos internacionais e passo a passo para abertura de empresas na Espanha.

Mas o grande atrativo do Programa é a participação, ou como empresa prospectora ou expositora, no Mobile World Congress, maior evento mundial de conectividade, que ocorre em fevereiro próximo, em 2023. Nele, estarão presentes os grandes players do mercado de inovações tecnológicas, o que se traduz em oportunidades concretas de geração de negócios, parcerias e obtenção de investimentos.

O volume de geração de negócios obtido pelas empresas aderentes ao Brasil IT+ na última edição do MWC, em 2021, foi da ordem de US$ 3,17 milhões.

“Trata-se de uma oportunidade única, financeiramente viável e estrategicamente eficiente para empresas que querem mostrar ao mercado internacional todo o seu potencial em termos de soluções e inovações tecnológicas”, destaca Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.

Lançado em 2005, o Projeto Setorial Brasil IT+ é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Softex.

Empresas interessadas em participar do Programa podem se inscrever acessando https://negociosnaeuropa.brasilitplus.com/.

Por Karen Kornilovicz, repórter Softex

Após uma edição histórica no início do ano, o Rio Innovation Week (RIW) está de volta para debater o futuro e os impactos da tecnologia na transformação dos negócios, dos esportes e da sociedade.

Tendo a Softex entre suas principais patrocinadoras, o evento, considerado o maior e o mais completo na área de Inovação e Tecnologia da América Latina, será realizado entre os dias 8 e 11 de novembro no Píer Mauá.

A Softex terá uma participação de destaque no RIW com palestras na grade oficial do SDP Summit e também em seu estande na Vila da Ciência MCTI, projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações que reúne as 29 unidades de pesquisa, organizações sociais, agências e autarquias para a apresentação de iniciativas, ações e projetos.

“Compartilhar experiências, novas estratégias e impulsionar negócios inovadores está em nosso DNA e é com esse espírito que nossa equipe estará novamente no RIW”, destaca Ruben Delgado, presidente da Softex, acrescentando que, na ocasião, será lançado o pocket guide “Fast Track” reunindo 25 boas práticas para gerar conexões e melhorar o relacionamento entre empresas e startups em estágio inicial.

A programação da entidade contempla uma série de bate-papos e workshops de apoio ao empreendedor focados em temas como internacionalização, preparando uma startup para o relacionamento com corporações e boas práticas de inovação aberta.

Os participantes também poderão conhecer serviços gratuitos de diagnóstico de maturidade, fomento a conexões e treinamento oferecidos na plataforma VIAS, iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Softex, realizada como parte da estratégia ABDI Open.

O RIW trará para o mesmo espaço diversos segmentos de mercado que hoje tem seu futuro baseado na inovação e tecnologia. Essa integração e complementaridade é um importante ativo do evento que contará com a participação de profissionais da iniciativa privada, Academia, governo, empreendedores, investidores e instituições de pesquisa.

O sucesso da primeira edição do Rio Innovation Week comprovou o potencial da cidade para agregar importantes debates sobre tendências e futuro de diferentes segmentos da economia. Seu grande legado é a capacidade de estimular mudanças e incentivar da busca por novas soluções viáveis de implementação, além de networking e parcerias”, avalia Fábio Queiróz, um dos idealizadores e presidente do Conselho Organizador do evento.

O RIW terá entre seus palestrantes Steve Forbes, presidente e editor da publicação Forbes; Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden; Dan Cockerell, ex-VP da Disney World; o cineasta Spike Lee; Camila Farani, presidente da G2 Capital, investidora e empreendedora; Steve Blank, empreendedor do Vale do Silício; e Aaron Ross, autor do livro “Receita Previsível”.

Confira como foi a primeira edição do evento, que recebeu mais de 48 mil visitantes, 1.000 investidores, 500 startups e gerou R$ 300 milhões em negócios: https://youtu.be/-eGRCi6Hi5k

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